sexta-feira, 14 de setembro de 2007

CIENCIAS SOCIAIS


(la grand place BRUXELAS)


O RESSURGIMENTO DA CIDADANIA E A IMPERIOSIDADE DA DEMOCRACIA

Os ideais que conduziram ao início do processo europeu sãoeminentemente políticos: afastar a possibilidade de conflitosarmados na Europa, substituir as rivalidades pela cooperação, partirdos interesses próprios para os interesses comuns, são objectivosválidos e pertinentes hoje como eram na década de cinquenta., só queagora não são um exclusivo da EUROPA.

Em Portugal como no resto da Europa a diminuição do apoio popular aoprocesso europeu não deve ser ofuscada pelo retomar do crescimentoeconómico. A exigência dos cidadãos de exercerem os seus direitos,tanto nos seus respectivos países como na União, é real e exigerespostas credíveis por parte dos governos e das instituiçõeseuropeias. A nova etapa do processo europeu, que Mastricht iniciou,deve ser reforçada; a Europa política só pode, naturalmente serdemocrática.
Quando em Janeiro de 1990, Jcques Delors exortava a ComunidadeEuropeia a responder à tremenda aceleração da História, provocada pelaqueda simbólica do muro de Berlim, pouca gente terá dado a devidaatenção ao profundo significado das suas palavras. Mas o visionárioque presidiu durante dez anos a comissão de Bruxelas sabia exactamente o que dizia ...

( texto retirado de uma obra da Biblioteca Almeida Garrett no Porto.)


O MEU COMENTÁRIO

Cidadania e Democracia são indispensáveis, sendo possível conciliar os seus interesses.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário