quinta-feira, 20 de setembro de 2007

REFLEXÃO FILOSÓFICA

(teixeira de pascaes)

O texto que se segue é de Teixeira de Pascoaes, in "A Saudade e o Saudosismo.”

Aí vai o texto

A SOCIEDADE É A IMAGEM DO HOMEM

O aperfeiçoamento da Humanidade depende do aperfeiçoamento de cada um dos indivíduos que a formam. Enquanto as partes não forem boas, o todo não pode ser bom. Os homens, na sua maioria, são ainda maus e é, por isso, que a sociedade enferma de tantos males. Não foi a sociedade que fez os homens; foram os homens que fizeram a sociedade.

Quando os homens se tornarem bons, a sociedade tornar-se-á boa, sejam quais forem as bases políticas e económicas em que ela assente. Dizia um bispo francês que preferia um bom muçulmano a um mau cristão. Assim deve ser. As instituições aparecem com as virtudes ou com os defeitos dos homens que as representam...”

TÓPICOS SOBRE O SAUDOSISMO

“O Saudosismo constituiu a linha de rumo dos filósofos que, nos últimos anos, dando primazia ao pensamento intuitivo criador de mitos ("quanto mais poeta mais filósofo"), têm procurado fundamentar uma filosofia genuinamente portuguesa, ou galaica-portuguesa....”

O MEU COMENTÁRIO.

É razoável pensar que o aperfeiçoamento da humanidade terá mais viabilidade de acontecer se o aperfeiçoamento dos indivíduos, de per si, se verificar. Apesar de isso não ser uma garantia, o que podemos dizer, é que sem esse passo isso não se dará nunca.

Concordo plenamente que os homens é que fazem a sociedade...

È um facto que a humanidade é o conjunto de todos nós. Assim, se nós nos aperfeiçoarmos individualmente a sociedade terá tendência a ser melhor. Mas não é uma garantia. Para que a sociedade seja melhor e se sinta melhor é preciso que haja cooperação.

A cooperação é fundamental para que a humanidade funcione melhor. Não basta funcionar; terá que funcionar melhor.

Concordo que os homens na sua maioria sejam ainda maus por isso é preciso que dentro desse aperfeiçoamento o homem aproveite a embalagem para passar do estádio e de mau para a de menos mau, gradualmente até chegar ao homem bom.

Mas será que conseguiremos lá chegar?...


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário