quinta-feira, 6 de setembro de 2007

AGRADECIMENTO PÚBLICO


Aos meus amigos Zé MANTA e à esposa, a ISABEL MANTA


A MINHA ESTADIA EM ÁFRICA
.

Se eu tivesse o talento para escrever como gostaria de ter, ficava pelo menos com a certeza que faria justiça às qualidades humanas do casal MANTA, que conheci em ANGOLA., na Lunda Norte, Dundo, Portugália, Serra do Camatundo... etc e tal... nos anos de 1984/87, quando por lá andei.

A minha, de certo modo longa estadia em África, nomeadamente na Companhia de Diamantes de Angola, está directamente ligada ao bom relacionamento e total apoio logístico, humano e todos os outros de toda a espécie, que recebi, desinteressadamente diga-se, do ZÉ e da ISABEL MANTA.

Eu e África seria sofrimento e dor se não houvesse o casal MANTA.

No avião que me conduziu de Luanda à Lunda Norte senti os primeiros calafrios daquilo que viria a ser um ataque de paludismo ou ataque de malária. Foi o diabo mas como a resoquina lá me consegui safar..

Nessa altura ainda não conhecia os MANTA, isso veio a seguir, mas já não me lembro como. Só sei é que todas as noites depois do jantar íamos cair na residência dos MANTA, onde se passaram momentos muito agradáveis, inesquecíveis mesmo Nos MANTA havia sempre um cafézinho para a malta e, sobretudo, havia uma boa amizade e muita solidariedade entre nós todos.

Foi na casa do ZÉ MANTA, que conheci um homem maravilhoso e electricista competente que foi o FERNANDO PEDRO, afinal meu vizinho em ALMADA mas que cá não conhecia, que um dia apareceu na casa do Zé com o MARGELINO.

Outro grande camarada que também conheci na casa do Zé, foi o ROSA MARQUES, grande oficial de armazéns e guarda redes nos jogos da piscina aos sábados e aos domingos.

E muitos outros...

Do nosso team, que tinha assento garantido na casa do ZÉ, era eu, o Filipe e um tipo bacano que era lá electricista mas que não me lembro agora o nome.

E se me permitissem gostava de recordar aqui um amigo de toda a gente lá no Dundo e que me ajudou bastante também; refiro-me ao ilustre camarada e amigo JOÃO ALMEIDA.

E já agora, recordar só mais um; o grande CAEIRO RAMOS. Ah... e o meu grande amigo MÁRIO BARBOSA e o outro grande amigo o MARIO ??? dos recebimentos e que era Chefe do Fernando Donito....

E o Dr. Mortal e os meus Chefes de Gabinete, o Dr. Manuel Rodrigues e o bom do Manuel Machado.

A todos, e mais aqueles que porventura me esteja a esquecer, como os médicos e amigos Drs. Azenha e Carlos Sousa, o cirurgião dos sobas, aí vai um abraço.

Mas hoje é dia dos amigos ZÉ MANTA e ISABEL MANTA, a quem agradeço publicamente, todo o apoio recebido, para que naquelas terras quentes me conseguir aguentar.

Trago-os no coração e fica aí um até breve do

João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Olá Brito de Sousa
    O meu obrigada em meu nome e nome do Zé pelas belas e emocionantes palavras que nos são dirigidas
    Em terras distantes tentámos ajudar quem para lá ia e vivia momentos de solidão com a ausência da família e onde pouco havia que fazer, a não ser o convívio, os jogos de cartas o ténis e pouco mais.
    Mas foram momentos que não esquecemos e recordamos com saudades e Brito de Sousa a amizade não se agradece, apenas se retribui e foi sempre com esse espírito que sempre abrimos a nossa porta aos amigos que estavam e aos que pareciam.
    Procurámos que os tempos ali vividos com grandes dificuldades e receios constantes, mas pelo que tínhamos que passar para a nossa vida melhorarmos, fossem menos dolorosos para quem lá vivia ao nos juntarmos e convivermos, ao juntar em nossa casa onde havia sempre um bom cafezinho, e um bom convívio.
    Ficaram as boas recordações e não é a distância que separa os amigos, pois mais cedo ou mais tarde por este ou aquele acabamos por nos reencontrarmos e aqui está o exemplo disso.
    Grata meu amigo mais uma vez
    Isabel Manta

    ResponderEliminar
  2. PORTO, 207.09.06

    Hello,

    Mais uma vez muito obrigado por tudo.

    E um abraço para ambos do

    João Brito Sousa

    ResponderEliminar