quinta-feira, 9 de agosto de 2007

OS RICOS

( o Mèxico pobre)
O MEXICANO CARLOS SLIM

O homem mais rico do mundo é agora Carlos Slim. O empresário mexicano, com interesses em Portugal, tem uma fortuna calculada em 42,8 mil milhões de euros, de acordo com a revista Fortune.


Bill Gates ocupa o segundo lugar, com 42 mil milhões.


Filho de emigrantes libaneses, Carlos Slim, 67 anos, tem um império com negócios bastante diversificados, mas é nas telecomunicações que é rei. É dono da Telemex (antiga companhia estatal de telefone fixo, privatizada no início dos anos noventa), da América Móvel (empresa da rede móvel, que controla a operadora brasileira Claro) e da Prodigy (Internet). Em Portugal, tem 3,41% do capital da Portugal Telecom, através da Telmex.Considerado um trabalhador nato e um homem austero, Carlos Slim deve parte da sua fortuna à compra e venda de empresas em dificuldades financeiras, que reestruturava e "devolvia" ao mercado com valores bastante superiores.


O empresário tem hoje participações em mais de 200 companhias, sendo responsável por mais de 5% do produto interno bruto mexicano. As suas empresas são responsáveis por um terço do valor do principal índice bolsista. Além das já mencionadas operadoras de telecomunicações, estão na sua lista o grupo Carso, a Inbursa, Ideal e Saks Inc. As suas operações pertencem a sectores tão dispares como os serviços financeiros, hotelaria, minas, construção, restauração, tabaco, infra-estruturas (estradas de plataformas petrolíferas) e componentes industriais.


Os primeiro investimentos foram feitos com apenas 12 anos, com a compra de acções do Banamex - o maior banco do México na altura. Carlos Slim têm ainda demonstrado interesse pela filantropia. Tem duas fundações e três institutos que actuam nas áreas da saúde, educação e desporto. Estas iniciativas vão ter um investimento de 7,3 mil milhões de euros nos próximos quatro anos.


O MEU COMENTÁRIO


Isto será mesmo assim?


João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Your blog is very interesting!
    Please, send me the photo of your pc desk and the link of your blog.
    I'll publish on my blog!.

    Thanks Frank
    EMAIL: pcdesktop1@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Aló Framk & Sisters.

    Thank you for yr coment about my blog. The link is

    http://bracosaoalto.blogspot.com

    About photo of my pc desk I have not it now; later at first.
    Any way thank you for yr interesting in my posts.

    See you and best regards.

    João Brito Sousa

    ResponderEliminar