segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A FRASE DE HOJE


(Thomas Eliot)

“O HOMEM QUE AGE NÃO SOFRE”...

Eliot, Thomas


CURRICCULLUM

Thomas Stearns Eliot (26 de setembro de 1888, Saint Louis4 de janeiro de 1965, Londres) foi um famoso poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-norte-americano. Em 1948 ganhou o Prémio Nobel de Literatura.
Publicou o poema The Waste Land em 1922; em 1927 obteve a nacionalidade britânica.

Carreira literária
T. S Eliot residia em Londres. Depois da guerra, nos anos vinte, ele passou muito tempo com outros grandes artistas na avenida Montparnasse, em Paris, onde foi fotografado por May Ray. A poesia francesa exerceu grande influência na obra de Eliot, em particular o simbolista Charles Baudelaire, cujas imagens da vida em Paris serviram de modelo para a imagem de Londres pintada por Eliot. Ele começou então a estudar sânscrito e religiões orientais, chegando a ser aluno do renomado armênio G. I. Gurdjieff. A obra de Eliot, após a sua conversão ao cristianismo pela Igreja Anglicana, é frequentemente religiosa em sua natureza e tenta preservar o inglês arcaico e alguns valores europeus que ele julgava serem importantes. Em 1928, Eliot resumiu suas crenças muito bem no prefácio de seu livro "Para Lancelot Andrews":

"O ponto de vista geral [dos assuntos do livro] pode ser descrito como classicista na literatura, monarquista na política e anglo-católico na religião." Essa fase inclui trabalhos poéticos como Ash Wednesday, The Journey of the Magi, e Four Quartets.

(retirado da net)


O MEU COMENTÁRIO

O ponto de vista de Eliot está correcto. O homem que age discute os assuntos num plano de igualdade e assume o discurso. Até pode não estar preparado para entrar na discussão de determinada matéria e aí, não se disponibiliza para a discussão. Mas fica a saber que tem uma lacuna.

O Homem deve participar nos destinos da sociedade e deverá agir sempre, quer seja solicitado ou não. Às vezes as situações surgem sem termos contribuído com coisa nenhuma para que isso sucedesse.

Quem age, defende-se de acordo com o seu ponto de vista ou da sua consciência e fica clarificado. È isso que deve fazer.


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário