quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A INQUIETAÇÃO MODERNA


O TEXTO QUE SE SEGUE É DE
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'


A INQUIETAÇÃO MODERNA


“Em direcção a oeste, a movimentação moderna torna-se cada vez maior, de modo que, para os Americanos, os habitantes da Europa na sua totalidade se apresentam como seres que gostam do sossego e dele usufruem, quando estes mesmos, no entanto, voam em confusão como abelhas e vespas.


Esta movimentação torna-se tão grande que a cultura superior já não pode madurar os seus frutos; é como se as estações do ano se seguissem umas às outras demasiado depressa. Por falta de sossego, a nossa civilização vai dar a uma nova barbárie. Em nenhuma época, os activos, ou seja, os irrequietos, foram tão considerados.


Reforçar em grande medida o elemento contemplativo faz parte, por conseguinte, das necessárias correcções que se tem de efectuar no carácter da humanidade. No entanto, desde já, cada indivíduo, que seja calmo e constante de coração e de cabeça, tem o direito de crer que possui não só um bom temperamento, mas também uma virtude de utilidade geral e que, ao conservar essa atitude, até cumpre uma missão superior.”...


ALGUMAS NOTAS SOBRE NIETZSCHE


De onde vem a curiosidade que Nietzsche continua a despertar ?

Um dos aspectos a que corresponde tal interesse resulta, seguramente, do facto de Nietzsche ser, ainda hoje, uma opção contra a cultura (fundamentalmente a Ocidental), contra a ciência e o progresso.


O nosso tempo, tempo de cepticismo face aos logros da ciência e da racionalidade (actualmente temos de reconhecer que a civilização industrial, técnica e científica cria tantos problemas como os que resolve, é também tempo de desencanto generalizado, configurando, de algum modo, os sintomas não só do fim do século mas também do fim do milénio: vivemos à superfície, sem raízes nem sonhos, e, assim, a figura de Nietzsche aparece consubstanciando a mais eficaz crítica ao cristianismo e à metafísica de pendor platónico que deram lugar à decadência actual.

Nietzsche não se posiciona apenas como um crítico profundo, mas também como o portador de propostas relacionadas com a moral e com a compreensão do mundo. Assumiu uma posição crítica face ao estado actual das coisas legando-nos a possibilidade de compreender e compreender-se no mundo de forma radicalmente distinta. Em torno de quatro vectores se estabelece o essencial

O MEU COMENTÁRIO

Eu também penso que os europeus gostam do sossego e que gostam de usufruir dele. Voar como abelhas... não estou a vê-los. Encostados às boxes... sim...

Estou de acordo que o sossego é necessário, melhor, indispensável.

Ok, aceito essa correcção aqui introduzida e estou disponível para assumir essa virtude de utilidade geral em direcção à missão superior.

(texto retirado da net)


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário