domingo, 19 de agosto de 2007

O DOMINGO NA PRAIA DA ALTURA



COMENTÁRIO COM DIREIRO A POST

Por Arnaldo Silva
Felizmente reformado

AO MEU, HOJE É DOMINGO, DE HOJE


Hoje é Domingo, dizes tu.


Na tua grande cidade, tua por adopção, é evidente que ser Domingo faz a diferença.Atravessarás as ruas com mais displicência, andarás por elas com muito menos encontrões das gentes apressadas e absortas no compromisso de chegar a horas aos seus destinos; aquelas gentes que durante a semana têm que labutar e lutar para a sobreviver.


Encontrarás os pombos da cidade passeando-se muito mais pacatamente pelas praças habituais, livres do frenesim de se terem que afastar de distraídos e atarefados transeuntes. Sentirás no ar o ressoar dos sinos das igrejas, chamando os fiés para cumprirem o ritual da missa dominical.


Até o apelo do estomago, digo eu, parece aperceber-se que é Domingo e traz à lembrança aquele restaurante onde uns rojões ou uns filetes de sardinha com feijão encarnado fazem as delícias de um bom 'gourmet'.


É o espírito de Domingo que ao longo de anos se entranhou nos hábitos de quem vive nas grandes urbes.Hoje é Domingo. Por aí, na tua cidade grande.Por aqui, na minha aldeia turística e balnear, hoje é Domingo igualmente, por força do calendário, mas poderia dizer-se que é segunda ou quarta ou qualquer outro dia dos sete que cada semana comporta, porquanto a azáfama dos veraneantes aqui arribados se concentra sempre e invariavelmente nos caminhos que conduzem às praias.


Como formigas bem carriladas, carregados de sacos, sacolas, raquetas de 'beach-ball' e sombrinhas, povoam os trilhos que levam ao mar. Curiosamente, no marulhar das suas vozes, sobressai o sotaque da pronúncia do norte. Das gentes da tua cidade.Hoje é Domingo. Para quem trabalhou durante a semana.Para quem trabalha é fácil imbuir-se do espírito de Domingo. É a força do hábito, a inércia da rotina repetida.


Por aqui, onde os dias de lazer se repetem, muito rapidamente para a maioria, o espírito de Domingo está ausente.Aqui é sempre Domingo. Tido como dia de descanso, emtenda-se!Que o seja por muitos anos!


Arnaldo silva

Felizmente reformado


O MEU COMENTÁRIO


PORTO, 2007.08.19


AQUI É SEMPRE DOMINGO...


Na Praia da ALTURA... dizes tu que é assim...
Sempre domingo... sempre dia de descanso...
E eu, que só trabalhando sinto dentro de mim
A vida... porque só assim é que nunca me canso.

È que, no meu fraco entendimento, o trabalho..
Pede descanso e que este o reponha da fadiga.
E eu, se a alcanço fico ali desperto como um alho
Para que a vida em toda a plenitude prossiga.

Descansar é não termos nenhum compromisso?...
Ok. Mas o que é que o médico te dirá sobre isso?...
Se calhar diz-te: mexa-se já daqui para fora!...

Camarada Silva, como eu tão bem te entendo...
A vida são dois dias , vamos comendo e bebendo
E descansando como o temos feito até agora..


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário