quinta-feira, 2 de agosto de 2007

REFLEXÃO FILOSÓFICA

(Robert Wasler)

O ÊXITO CORROMPE...

O texto que se segue é de Robert Walser, publicado em "Jakob von Gunten"
“Os êxitos têm apenas por companhia inseparável a confusão e um punhado de ideias baratas sobre o mundo. Notamos de imediato aqueles que têm êxito e gozam a consideração alheia, ficam gordos de uma auto-complacência contente, e a força da vaidade inflaciona-os como balões e quase deixamos de os reconhecer. Deus proteja um bom homem da consideração de terceiros. Se não se tornar mau, ficará pelo menos confuso e perderá a força.

CURRICULLUM.

Robert Walser (Biel, 15 de Abril de 1878Herisau, 25 de Dezembro de 1956) foi um escritor suíço de língua alemã. Escreveu nove romances, dos quais restam quatro, além de mais de mil contos.
Bibliografia em português
Gata Borralheira; Branca de Neve; A Bela Adormecida. Lisboa: & etc, 2000.
O passeio e outras histórias. Porto: Granito, 2001.
O salteador. Lisboa: Relógio d'Água, 2003.
A rosa. Lisboa: Relógio d'Água, 2004.
Jakob van Gunten: um diário. Lisboa: Relógio d´Água, 2005.
O ajudante. Lisboa: Relógio d´Água, 2006.
O MEU COMENTÁRIO.

Não é de agora que êxito corrompe. Vem de longa data. Há muito poucas pessoas que sabem conviver com o êxito. O êxito obtido funciona em nós como uma promoção social e se não tivermos cuidado com a gestão desse êxito tornamo-nos pessoas sem valor algum, que no fundo, é o que nós somos.

O êxito, como muito bem diz o autor, não garante nada sobre o conhecimento do mundo. É um acontecimento que já passou. Quem fica gordo com o êxito não fica com direito a espaço para o expôr. É uma pessoa menor.

Pensar é dar aos outros excessiva razão. Só contigo te salvas ou condenas.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário