segunda-feira, 13 de agosto de 2007

ESTOU A ESCREVER UM LIVRO; EXCERTOS.

PROCURO A VERDADE


A vida tem muitos lugares aonde nos possamos dirigir. Como as ofertas da vida se situam no campo das boas ou más, assim, também os lugares são bons ou maus. A primeira pessoa a falar-nos disso é a professora primária, que juntamente com a nossa mãe é a pessoa que nos quer melhor. Vais poder confirmar isso quando fores para a escola. Ou já foste? Já andaste por lá? Se sim podes confirmar isso..


Tudo isto é uma escola, a vida é uma escola, a ida ao café é uma escola, a ida ao Banco, a ida um lado qualquer, todas as idas são aprendizagem, melhoria de conhecimentos, a pessoa está sempre a conhecer-se melhor a cada momento que passa , os dias não são todos iguais, as atitudes também não, os homens igualmente, os cães, os gatos, todos os animais, todas as terras... tudo, tudo, tudo... tudo é desigual e então há que harmonizar, por classes, talvez, para que não demos com os burrinhos na água.


Nessa escola da vida que estamos aqui a falar, os professores são muitos e trazem-nos, cada um, a sua experiência de vida, como prepararam a sua caminhada, aquilo que de bom e de mau apareceu nas suas vidas, como seleccionaram os aspectos positivos e negativos, o prazer da vida, o prazer de a viver, o prazer do amor, essa mola que nos conduz ao bem estar e à satisfação de estarmos vivos.


Mas lembra-te que nem sempre é assim, isto não é um mar de rosas, se há satisfação de viver é porque as coisas correm bem, as águas são límpidas, programa-se e cumpre-se e naturalmente as coisas fluem. Mas há o reverso, o outro lado , o lado negro da situação, se está quente podes gostar –se do frio, se és pobre gostarias de ser rico... e se tens satisfação de viver pode haver uma recaída e muda-se tudo de um momento para o outro, agora já não gostas de viver, tens aversão `a vida, ou porque o teu ordenado não chega para as despesas do mês, ou porque o patrão é chato, ou o teu marido, ou a tua amiga, eu sei lá tanta coisa...


Aquilo que deves privilegiar é o amor. Deveremos assegurar tudo aquilo que gostamos mas o amor é a nossa arma principal, aquela arma que devemos trazer sempre no coltre. Sem problemas nenhuns e assumir que amamos ou que somos amados, por pessoas e coisas., ou só por pessoas ou só por coisas. Seremos melhores se houver amor, para dar e para receber. Como se vê há sempre dois aspectos a ter em conta.. No amor, ou bem que há ou bem que não há. E é bom que haja.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário