quinta-feira, 9 de agosto de 2007

ACABOU-SE A MARGEM DOS POLÍTICOS.

(Jerónimo de Sousa)


DA IMPRENSA/DN

O MAU EXEMPLO DADO PELSO PARTIDOS POLÍTICOS.


O PCP falhou.

Na hora de colher votos, a bandeira do combate à corrupção é das mais agitadas por todos os partidos políticos. De direita ou de esquerda, todos prometem medidas, fiscalização rigorosa e mão pesada para os infractores. Mas enquanto eles próprios não derem o exemplo com um comportamento transparente será impossível mobilizar os portugueses contra o flagelo da corrupção.

E, segundo o Tribunal Constitucional, ainda não dão: cinco partidos com assento parlamentar - PS, PSD, CDS-PP, PCP e Bloco de Esquerda - foram multados em mais de cem mil euros por "deficiências ou insuficiências contabilísticas susceptíveis de pôr em causa a fiabilidade das contas", na campanha eleitoral de 2005.

Tenha ou não havido ilegalidades graves, a falta de transparência é um facto. E devia ser reconhecida como tal, com humildade e preocupação.

Ora, o PCP fez o contrário. Diz que tudo não passou de "mera irregularidade" e dá a entender que os comunistas só receberam dinheiro vivo porque a lei do financiamento dos partidos era recente. Por outras palavras, há pelo menos um partido que no Parlamento participa na aprovação de leis, mas que desvaloriza algumas daquelas que deve cumprir.Pior que um mau exemplo, só um péssimo exemplo. Assim, é difícil os políticos recuperarem a credibilidade junto dos eleitores.

O MEU COMENTARIO

O Homem não presta para nada.

João Brito Sousa

1 comentário:

  1. É isso aí, amigo!
    " O Homem não presta para nada!"
    Não presta como Homem e muito menos como político! Nesta vida que hoje se vai levando, os valores humanos e as normas de conduta por que se deviam pautar cada dia se deterioram mais! É tudo uma questão da quantidade de zeros que se colocam no cheque. Essé é o único príncipio que o Homem de hoje conhece bem e pelo qual se deixa levar! Sem rumo! Sem convicções! Sem pesos de consciência ou violentação dos seus príncipios! Sem actos de contricção! Apenas com os olhos postos no engordar da sua conta bancária. O seu vizinho, o seu amigo, o seu concidadão deixaram de lhe importar e muito menos o constrange a crítica que lhe possam fazer se o seu acto lhe fez aumentar o seu pecúlio! E, se é político, então a questão agrava-se, exponencialmente, porque as forças de pressão são muito maiores, incontornáveis e até o mais bem intencionado não tem capacidade para resistir!

    Vamos manter ainda uma réstea de esperança na capacidade do Homem e pensar, liricamente, que haverá um dia um político impoluto. E que haverá, igualmente, um Partido Político que consiga cumprir com as suas promessas eleitorais.

    A esperança, diz o povo, é a última que morre!

    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar