terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CRÓNICA FROM WASHINGTON

(Diogo Costa Sousa)

RETRATOS DE WASHINGTON
Por DIOGO TARRETA


Eh…bom dia ai

1 - REFORMA, REVOLUÇÃO OUTRA VEZ, OU DIÁLOGO.

Dr. SAMPAIO,

Voltando um pouquinho atrás, ao Dr SAMPAIO e relendo o teu mail de ontem a certo momento tu dizes o João.

”Qual reforma nem reforma, estes gajos não estão a reformar nada...”

Ora vamos la’ a ver, precisamos de uma reforma que no meu entender e’ um corrigir de rota aos pequenos incrementos ou, queremos uma revolução?...

Como a ultima por nós sofrida em que se faz uma alteração brusca de sentido com todas as maleitas decorrentes incluindo o delapidar total do erário nacional, alteração do sistema político, das leis básicas da sociedade….de comportamentos e de valores.

Ora como eu já passei por isso….num dia era um cidadão honrado que até a pátria tinha servido pondo a minha vida naquilo que podia ter sido a linha de fogo….dois dias depois era quase um bandido que ate o fascismo havia servido. (sendo esta para mim a diferença entre reforma ou….uma revolução……), que prefiro eu?

O dialogo, obviamente..com fundamentos, com ideias concretizáveis….ferindo talvez se necessário interesses mas com uma visão de futuro melhor para todos

Repito o que já disse antes…não sou pegado a partido nenhum, já votei desde comunista a CDS…votei sempre em coerência com o que me parecia melhor para o todo a que eu pertencia mas sei ver a diferença entre um tentar melhorar a coisa da governação e, o bota abaixo e faz-se de novo a’ nossa maneira…….vamos deixar estes cães terem a sua chance de fazer melhor…se não conseguirem, a democracia dá-nos a possibilidade de pôr lá outros cães…que talvez, esses melhorem…..se não varremo-los outra vez quando chegar a’ altura.

Uma coisa e’ certa, a DEMOCRACIA custa caro ,requer paciência e boa intenção.

Que tal achas ó meu velho?

Um abraço e a continuação de um bom dia que para mim só agora desponta
Diogo ainda no activo

MEU COMENTÁRIO

MEU CARO AMIGO, reformar é roubalheira, diálogo já não tem espaço... só revolução a doer.

OUTROS COMENTÁRIOS PRECISAM-SE.

2 - PARA O ARNALDO SILVA.. UM BOM ADVERSÁRIO.

Isto está dando luta…

Parte da resposta ao amigo ARNALDO está no mail que te enviei…..mas vou preparar uma maior reflexão…..mas, dou já os tópicos que me ocorrem sobre a educação. Será que não e’ utópico se bem que bom, que todos os alunos acabassem os estudos secundários e talvez universitários?

Será que queremos uma reforma no ensino ou uma revolução como a outra, que acabou com os cursos técnico profissionais por demasiados anos, criando um vazio na nossa sociedade……aliás criando uma sociedade virtual onde se nascia e so’ para se ser doutor ou engenheiro…….chegando-se ao ponto que se saturou o Mercado da oferta para essas categorias e hoje não e’ raro encontrarmos pessoal formado nas caixas registadoras de super mercados e noutras profissões, honestas claro mas que não requerem nem pagam uma educação superior

Um abraço especial para o ARNALDO….BOM ADVERSARIO…….
DIOGO ainda no activo…e a pensar…nem sempre certo claro

COMENTÁRIOS

........................................

Recolha de
João Brito Sousa

1 comentário:

  1. Educações...

    Meu caro Brito,

    Você é um cara provocador, que vai metendo o bicho da opinião escrita, nesta malta que parecia amorfa mas que, felizmente, não o estava. Tenho esperanças de ver por aqui muito mais caras, botando sentenças, dando sugestões, propondo medidas de conduta. Tenho estado na expectativa de ver o Gabadinho entrar mais forte pois, se bem me lembro deles, eram moços para dar bons frutos. Também tenho estranhado que a amiga Celina não tenho ditado umas palavrinhas aqui para nós. E o homem de Gorjões tem estado igualmente muito calado.

    Mas voltemos âs Educações, a que temos e a que deveríamos ter.

    País só de doutores?! Não faria mal nenhum, não viria daí nada de mau mas, é evidente, é uma utopia pensar que tal venha a concretizar-se. Até porque, se outras razões não existissem, nem todos terão capacidade e aptidão para chegar ao fim de um curso superior. É a lei da vida.
    É consabido que o Homem tem necessidades básicas a satisfazer por meios que requerem tão só o desempenho de tarefas físicas, para as quais se pode dispensar o diploma de doutor.
    Todavia, quando um homem como Sampaio diz que o futuro do país passa muito pela Educação, o que ele pretende esclarecer é que necessitamos, por exemplo, de um agricultor que tenha passado pelos bancos de uma Escola onde, para além dos conhecimentos agrícolas passados pela aprendizagem empírica dos seus pais, tenha também aprendido técnicas de gestão e teorias básicas de Economia, de forma a que não possa ficar indiferente à evolução e progressos tecnológicos. Digamos, generalizando, que se pretende ter em cada área da cadeia económica elementos que, desempenhando cada tarefa específica, estão também intelectualmente agilizados para compreender e apreender os mecanismos do sistema económico onde estão inseridos.

    Se tomarmos como certo o que acima ficou dito, então a Educação que actualmente temos, não serve!
    O ensino básico generalista, como o actual, terá as suas vantagens para aqueles que venham a continuar os seus estudos. Mas uma vez que a maioria tem que ficar pelo caminho, engrossando o mercado de trabalho, esse ensino está desajustado às realidades. E tanto assim é que os actuais governantes têm disso consciência, fomentando e criando inúmeros "cursos de formação profissional".

    Pergunta-se então, porque não voltar ao sistema da minha geração onde vingava a preocupação de ministrar Educação vocacionada para uma carreira profissional?!
    Penso que é chegada a hora da Reforma do sistema de Ensino, uma vez que os trinta anos do pós Revolução já demonstraram que:

    - a igualdade de oportunidades para todos é uma treta;
    - não é possível ter um país só de doutores;
    - o país necessita de gente preparada para a vida econónica para dar o tal salto;

    Que venha essa Reforma! Antes que seja tarde demais!

    Arnaldo silva
    Felizmente reformado

    ResponderEliminar