segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

COMENTÁRIO TRANSFORMADO EM POST

(café MAJESTIC /PORTO)

PARA WASHINGTON
por Arnaldo Silva
felizmente reformado

Ainda as "visões" de um ex-PresidenteO amigo Diogo andará bem informado ou, pelo menos, fará por isso. Não o contesto. Aliás, folgo saber que um compatriota ausente do país não se tenha americanizado em demasia e não se abstenha de conhecer os problemas que por cá vamos vivendo.

Louvável atitude.Todavia, por força da ausência com o contacto diário com as cruentas dificuldades e disparidades que aqui se nos deparam em cada uma das nossas áreas de vivência, talvez lhe escape o desmoralizador e cruel impacto das medidas governativas com que vamos sendo presenteados pelas reformas em curso.E é por isso que a crítica "à falta de coragem do ex-Presidente" surge.

Tomemos outro exemplo.Ele, Jorge Sampaio, está consciente e nós concordamos com ele, que o futuro de Portugal passará pela Educação. Certo! Muito certo! Mas, o amigo Sampaio limitou-se a apontar o facto de que setenta e quatro por cento dos estudantes não acaba o ensino básico. E...?- Como se pode chegar à Universidade, com os' numerus clausus' que o governo impõe? Um aluno hoje vai para o curso onde pode entrar e não para o que está vocacionado! A não ser que os pais sejam ricos e então vá egordar as inúmeras Universidades Privadas (particulares) que grassaram por este país!- Como se pode pagar as taxas de matrícula que o governo teima em não eliminar?

- Como se formam técnicos para o país se os Institutos Politécnicos se contam quase pelos dedos da mão?- Como se fomenta o apego dos professores pelo ensino se o governo comprou uma guerra com eles, gerando dificuldades no progresso das suas carreiras e criando um absurdo processo da sua avaliação profissional?

- Como se pode priviligiar a Educação fechando escolas que temham poucos alunos, forçando estes a quotidianas deslocações que lhes rouba o sossego e a disponibilidade de tempo para TPCs e outros estudos?- Como se podem manter alunos em fase de estudo se o seu agregado familiar não usufrui de rendimentos que possam suportá-lo?

Ou será que os alunos não acabam o ensino básico porque, simplesmente, são "burros" ?!Por aqui, amigo Diogo, o ex- Presidente deveria ter entrado na sua análise ao país que temos. E deveria ter ido mais longe sugerindo medidas que levem a fomentar a tão necessária Educação

Recolha de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário