quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

OPINIÃO

(MST)

OS CINCO LAPSOS DE MST

A crónica publicada no jornal “A BOLA” de ontem, em artigo de opinião intitulado “ APITO ENCRAVADO”, MST na sua NORTADA, em minha opinião, comete cinco lapsos, que, atendendo a que é um bom escritor (na minha opinião só porque vende bem porque há outros indicadores que não vejo em MST, mas..), não devia cometer, porque um escritor deverá escrever em termos de contribuir para tornar mais sólida a boa formação de quem o lê. E MST, parece-me, não faz isso.

Inclusivamente, na revista Notícias de Sábado nº 109, período de 9 a 15 de Fevereiro 2008, que é vendida anexa ao JN do Porto, na página 41, na coluna “O QUE EU ANDO A LER”, o investigador Carlos Reis, ensaísta e reitor da Universidade Aberta, que anda num período de leituras com sabor nacional, recorda o Equador de MST, que não leu até ao fim, nestes termos: “Foi um livro de grande sucesso, mas onde faltou uma articulação calibrada entre os vários ingredientes que garantem sucesso: história ,enigma, aventura e algum erotismo.

Mas...

No ponto 1 do seu texto, depois de arrogantemente, parece-me, dizer que, aquele a que chamam o «processo-mãe» do «Apito Dourado” ser coisa pouca para tanto estardalhaço feito, mais adiante nessa mesma coluna, considera que o processo resulta, naquilo que parece ser uma história pilha galinhas.

Este é o primeiro equívoco do Dr. MST; pois não se trata de uma história pilha galinhas, mas sim de um processo onde é preciso apurar a verdade, questão que em meu entender, favorece o clube da simpatia do Dr. MST, para evitar que, a não ser apurada essa verdade, essa dúvida andasse com clube de braço dado eternamente

Aliás este aspecto é admitido por MST quando vem dizer que, com o «Apito Dourado» se queria – parece que é isto – fazer prova «científica» de que foi a corrupção dos árbitros que transformou o FCPorto na potência futebolística que hoje é..

Não senhor, sou defensor do julgamento do processo Apito Dourado, para apuramento da verdade e não para fazer a prova científica que MST fala e que eu refiro no final do último parágrafo. .Mas, já agora a que propósito vem à cena esta insinuação de MST?.

Não se percebe o pânico em que se encontra, aparentemente, MST, porque desvaloriza as milhares de diligências processuais efectuadas, interrogatórios a testemunhas e outros e está convencido, parece-me, que ao desígnio traçado para o «Apito Dourado», nada mais resta do que as acusações de Carolina Salgado.

Sim, talvez seja isso, mas pergunto, não tem validade? È este o segundo equívoco, parece-me, do MST, porque não está em causa a pessoa mas sim o que ela vai dizer.

Curioso são os dois factos notáveis atribuídos a Carolina Salgado: o ter trabalhado numa casa de alterne e ter gasto os últimos anos a vingar-se do homem que de lá a tirou, e a levou ao Papa e a entronizou no inadmissível estatuto de «Primeira Dama» do FCP e que depois a deixou.

Penso estar aqui o terceiro equívoco de MST, porquanto questiona o comportamento de Carolina Salgado, sem razão nenhuma para isso, e omite o comportamento de quem de lá a tirou. Mas porque não servem as declarações de Carolina Salgado?

Depois vem a passagem à lupa de todas as operações financeiras que envolveram a compra e venda de jogadores do FCPorto nos últimos anos,.... com este comentário curioso: “Mas isso, como também toda a gente sabe, está longe, muito longe de levantar dúvidas apenas em relação ao FCPorto”...

É este o quarto equívoco de MST, porque eu quero o meu clube vistoriado se houver dúvidas Não se percebe é porque razão MST invoca também os outros...

Depois de tecer alguns comentários desajustados acerca do Benfica que diz, para Taça joga sempre em casa ( com equipas da primeira divisão deveria acrescentar mas não o faz....) vem o quinto equívoco, relacionado com as explicações do Yuran, cuja opinião é de que há diferenças fundamentais no FCPorto e no Benfica, que fazem daquele o crónico campeão português.

Engraçado é que o Yuran, que parece ter tido no Porto quando aí jogava, um problema de trânsito às quatro da manhã, disse na entrevista que no Porto trabalha-se e no Benfica a malta quer é dinheiro.

Mas que moral tem o Yuran para falar disso?

O senhor Dr. MST sabe porque é que o FCPorto é o campeão crónico no campeonato português?

E simplesmente porque é a melhor equipa portuguesa e anda há vinte anos a jogar na Liga dos Campeões.

É só....

Mas o senhor ainda tem dúvidas sobre isto?

As dúvidas poderão eventualmente estar no processo utilizado para se chegar ao topo nestes últimos trinta anos.

Mas não é isso que está em averiguações?...

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário