sábado, 16 de fevereiro de 2008

OPINIÃO









A COISA NORTE SUL EXISTE

Dois dos golos do Benfica, no jogo com o Paços de Ferreira, resultaram de penaltis inexistentes, diz o economista Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial de Lisboa, no JN de ontem. Faz parte da coisa NORTE/ SUL.

Eu acho-os legítimos e lógicos e o jornalista Cruz dos Santos do jornal A BOLA, também. Mas o economista Rui, acha que são penalties oferecidos pelo árbitro... o que é que se há-de fazer.

Muito bem. No seu clube é que é oiro sobre azul. Só que o clube deste economista Rui Moreira é o mesmo que o clube do ADRIANO PINTO. E atenção João Bonzinho jornalista do jornal ABOLA, isto não foi ainda desmentido.

Ora a versão que o Dr. Rui Moreira apresenta não é nenhuma, será apenas uma frase para chatear porque os penalties existiram e são limpos.

Portanto a questão Norte Sul é assim.

O Ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva disse ontem no Porto que a comunicação social sediada nesta cidade deveriam ser "ambiciosos" e apresentar um olhar próprio sobre o País e o mundo.

Para Augusto Santos Silva, "a opção é entre ser paroquial ou cosmopolita", considerando que "o Porto tem todas as condições para ter um olhar cosmopolita e moderno e que esse olhar seja a sua forma de ver e interpretar o País e o mundo".

"A centralização é um erro. As sociedades de informação não podem viver de um só centro, vivem de múltiplos centros", afirmou.

Para o economista Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, a região "não está bem representada nos media nacionais" mas alertou que essa situação "não é culpa exclusiva dos malvados centralistas que estão em Lisboa".

Rui Moreira considerou que os portuenses "são maltratados pelos média nacionais, que dão uma imagem errada das pessoas do Porto", além de desvalorizarem as suas intervenções.
Acho que não é assim. Quem dá uma péssiam imagem das pessoas do PORTO, são alguma pessoas do prório PORTO
"Quando alguém do Porto fala de um assunto nacional, vem logo alguém perguntar o que é que este tipo do Porto tem a ver com este assunto, que é nacional", afirmou Rui Moreira, apresentando como exemplo recente o tratamento dado ao estudo sobre o novo aeroporto
promovido pela associação a que preside.

Para inverter o actual quadro, Rui Moreira defendeu que os órgãos de comunicação social sediados no Porto "têm que começar a fazer o trabalho de casa", o que passa por "começar a tratar melhor as notícias de âmbito local e regional".

O presidente da Associação Comercial do Porto recordou que o canal de televisão NTV, que tinha sede no Porto, "morreu porque alguns políticos da região quiseram", defendendo que "é necessário voltar a produzir algo a nível local que crie protagonistas".

Neste debate, promovido pela Universidade Católica do Porto, participou também o jornalista Jorge Fiel, que salientou o facto da comunicação social "não ser apenas um negócio mas ser também poder".

"A comunicação social é poder, especialmente a televisão. Veja-se que nenhum governo privatizou os canais de televisão públicos", salientou.

O MEU COMENTÁRIO

Parece que ficou tudo calmo e sereno mas parece-me não ser possível um Rui Moreira. estar de acordo com o Ministro e atacar os colegas do Norte
Mas o melhor deu- se hoje, quando fui ler os jornais e deparei-me com o seguinte comentário do jornalista Vitor Serpa, na Bola a comentar o jogo de ontem do Benfica com os alemães que o Benfica ganhou por um a zero.

Bem aquilo não era comentar era atirar abaixo forte e feio. O homem que é director do jornal, dizia assim:- “ provavelmente o pior espectáculo europeu de sempre no Estádio da Luz. Apesar da vitória do Benfica, o que torna o facto ainda mais assinalável..

Aquilo deu golo por acaso, ou melhor, deu um frango de Blaser

A crónica é péssima mas se é para o jornalista ficar tranquilo tudo bem.. eu é que não lhe comprarei mais jornal nenhum.

E continua: “porém, julgo ser dever essencial do crítico, em defesa do espectáculo e da verdade, não fazer defender a sua analise do resultado.
E é este o jornalismo que temos:

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário