quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

COMENTÁRIO TRANSFORMADO EM POST

(doca de FARO)

RECBIDO DO ADOLFO PINTO CONTREIRAS


Continuo leitor e observador do que se vai discutindo por aqui e, no meu entender, noto uma evolução bastante positiva no pensamento dos intervenientes. E salta à vista no diálogo entre ti, AS e DS a diferença entre o pensamento de emigrante e o académico. Ao contrário do radicalismo de AS (actualmente mais racional e menos emocional e por conseguinte com mais mão e menos funda.

Este escrito é prova disso.), e do teu PRECipitado revolucionarismo político;"...Acabou-se o diálogo, revolução já.",(cito de memória), DS, tem a postura mental do homem cuidadoso, modelada por uma cultura do valor do trabalho para alcançar o self-made-man por mérito próprio.

A educação escolar dá-nos comhecimentos que podem ser bem ou mal aplicados, mas a inteligência e faculdades próprias levedadas pelas várias "educações" a que somos submetidos ao longo da vida é que nos faz mais sábios. A emigração(Um exílio forçoso) é, mais que nenhuma, uma escola de sabedoria gravada na alma e como tal inapagável. Brevemente todos serão diplomados e disso não virá mal(concordo com AS) antes pelo contrário, só pode vir melhorias.

Depois cada qual vale pela sua cabeça, quer dizer pelas suas capacidades intrínsecas. Houve-se dizer que já é normal, hoje em dia , haver licenciados nas caixas dos shoppings, pois cada vez haverá mais e uns libertar-se-ão e farão altas carreiras e outros não, mas executarão melhor o seu trabalho.

Veja-se os actuais nossos imigrantes de Leste quase todos com escolaridade académica e alguma experiência, começam por serventes e empregadas domésticas aos quais, reconhecidas as suas habilitações e capacidades adequadas, são-lhes dadas as oportunidades de trabalho na sua área de especialização.

Tanbém foi assim que a nossa emigração singrou embora com a 4ªclasse ou analfabeta e hoje em dia formam comunidades aceites e respeitadas pelo seu contributo comunitário. A necessidade, a humildade e firmeza de carácter, o querer e a vontade, aliados ao conhecimento e capacidade manual ou intelectual de cada indivíduo selam a diferênça.Olhando para todos os grandes processos históricos sempre assim foi, é e será

Recolha de João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário