sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

OPINIÃO

(António Lobo Anutnes)

OS ESCRITORES E O FUTEBOL

Todos os fins de tarde vou até à Livraria Leituras no Shoping Cidade do Porto, ali para a Boavista, dou uma olhadela aos livros e aos jornais e é com eles que me sento a tomar um café..

Do jornal RECORD retirei, hoje, esta frase do escritor António Lobo Antunes : “O Benfica está a jogar mal de mais, para eu me interessar por futebol. Não vou aos estádios nem vejo televisão”...

Esta é a opinião de um escritor consagrado. Que sofre... o que é uma irracionalidade. A um escritor eu exijo outro comportamento, porque, o futebol é um jogo que umas vezes se ganha e outras vezes não e umas vezes se joga bem outras não.

Futebol é ganhar disse o grande Alfredo Di Stefano.

Mas não se pode ganhar sempre nem jogar sempre bem, isso é utópico e muitas vezes é preferível ganhar a jogar bem. Porque a competição assim o exige.

Efectivamente o BENFICA está mal, já há muito tempo até. Ocorre-me perguntar de quem é a culpa.? Em minha opinião há dois culpados. Um, o próprio Benfica que não tratou atempadamente de substituir Eusébio, apesar deste ser insubstituível e o outro é Camacho.

LFV também não está isento..

A equipa joga em sobressaltos em casa porque o treinador não convence os jogadores. O treinador tem uma mensagem para fazer passar mas, parece-me, que essa mensagem não passa. Porque os jogadores também já têm uma boa noção de tácticas de jogo e não aceitarão, eventualmente, as directivas de Camacho. E andam baralhados... é o que me parece, resultando daí todas aquelas confusões durante o jogo..

Mas acho que não devemos fazer disto um caso de morte mas antes um caso de vida.

Outra questão é esta: O futebol é uma competição exigente e que envolve muitos milhões pelo que tem de ser mais apoiado pelo orgão máximo do clube, neste caso o Presidente. E Luís Filipe Vieira tem andado um pouco ausente.

Em meu entender o Benfica precisa de ir a votos e envergar uma nova roupagem

Mas o meu propósito é Lobo Antunes, porque é que o homem não vai `a bola? Pensei nisso e ALA só não vai a bola porque não está para isso. Porque não é por aí, não vendo televisão que o Benfica jogará melhor. Pode efectivamente jogar mas não é nada por aquela razão, por não se ir lá.

Não entendo esta razão de ALA porque ele deve saber que deve apoiar a equipa e a única forma de apoiar é ir ao estádio. Penso que ALA não tem razão..

Todavia concluo daqui que um bom escritor, pode até, em relação ao futebol, ter atitudes menos consensuais, como me parece ser esta atitude de António Lobo Antunes. Parece estar a ver o filme ao contrário....

Mas não chateia, não está a ganhar recolhe-se. Não se mete com os outros como poderia meter-se.. porque há dúvidas na verdade da competição desde há trinta anos. E há um presidente de um clube que aparentemente está em maus lençóis como consta no jornal Record de hoje.

Este caso ALA é pacífico.

E o escritor e jornalista MST ?

Penso tratar-se de um caso mais complicado.

O seu clube está a ganhar e por isso é objecto de críticas menores, golos off side marcados pelo Porto, como foi o caso deste último jogo com o U. Leiria, não contam , o que é preciso é vitoriar a grande exibição da equipa, no jogo contra a que está no fundo da tabela, mas isso não conta para nada nem as declarações do treinador do U. Leiria contam.

O que é preciso é arrasar a concorrência, que pratica esse futebolzinho menos bom que o praticado pelo seu clube, onde não há comparação nenhuma, parece ser o que ele diz lá na sua nortada.

Mas MST esquece-se de uma coisa, é que jogando todos para ganhar não se pode ganhar sempre, e depois, cada clube, conforme o desenrolar da competição, traça a sua estratégia.

Vamos à página 104 do seu DAVID CROCKETT ler a descrição da sua ida à bola, com o filho, ao Dragão E lá no fundo da página, pode ler-se ...que, também para ele, MST, é irracional o amor entre um homem e um clube de futebol.... parece-me ser isso que lá diz.

Este dever indeclinável de pai que mulher alguma entende.

E eu também não entendo as razões que levam MST a arrasar os adversários, designando-os, ao que me parece, com palavras menos adequadas.

Porquê tratar os adversários como inimigos, que é o que me parece que faz?:.

Isso é uma atitude antidesportiva.. não acham?!....


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário