quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

IMPRENSA JN do PORTO


O CANTINHO DO PINA


É a Universidade,estúpido
Por outras, palavras,
Manuel, António, Pina
Os membros do Departamento de Sociologia da Educação da Universidade do Minho são pessoas graves. Aposto até que, como no poema de Fernando Lemos, vão para a Universidade de ambulância para que ninguém duvide da sua gravidade.

Por isso, com eles não se brinca. Nem com eles nem com os "nossos governantes e a Igreja". Daí que, segundo os jornais, tenham obrigado um professor a fechar os seus blogues, onde (coisa "desprestigiante" para a imagem, ou lá o que é, do prussiano Departamento) se publicavam sátiras e críticas.

O professor terá ainda sido "aconselhado" a não aparecer em "iniciativas ligadas ao humor", o que teve que acatar pois é contratado a prazo e tem, como diz, que "pensar na família". No tal Departamento desconhece-se que o humor é uma forma de lucidez e lê-se, pelos vistos, pouco.

Pelo menos não se lê Jankelevich ("le humour est la chose la plus sérieuse du monde"). Censura?

Não, explica o venerável director do venerável Departamento, já que o visado fechou os blogues "de livre vontade". Eu, que sou do tempo das Comissões de Censura, posso testemunhar que também nesse venerável tempo os "conselhos" dos censores eram aceites de livre vontade, quanto mais não fosse porque jornalistas e escritores (e humoristas tinham família)

Publicação de
João BritoSousa

Sem comentários:

Enviar um comentário