quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PONTOS DE VISTA

(estação de S. Bento)
1 – MUDANÇA DA CAPITAL DO PAIS.
Disse-me um amigo, que ouviu no programa do Dr. Hermano José Saraiva, que a capital do País deveria transferir-se para Coimbra, para acalmar os ânimos. Não acho isso necessário, apesar de o aspecto burocrático das situações ter uma grande quota parte de responsabilidade.

Eu li num documento de 1865 que essa animosidade entre Lisboa e Porto já existia nessa altura... “ havia nitidamente essa ma má vontade de Lisboa”

Em tempos recebi de um amigo estas frases, que aqui ficam publicadas e que embora conhecidas nunca é demais recordar, pretendendo-se que, com a sua leitura, possamos ajudar os forasteiros a melhor aprender a decifrar esta cidade secreta que Eugénio de Andrade, um seu filho adoptivo, não hesitou em considerar a mais fechada das nossas cidades.

Frases soltas que alguns grandes escritores e intelectuais portugueses escreveram sobre o Porto:


O B PELO V
Se na nossa cidade há muito quem troque o b por v, há pouco quem troque a liberdade pela servidão.

Almeida Garrett

COMO SE VINGA

O portuense não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade. Da autoridade vinga-se, desprezando-a. Da Polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mais obsequiada bizarria.
Ramalho Ortigão

RIR DESBRAGADAMENTE

E quanto ao riso, o Porto gosta de rir e de rir com uma certa insolência: ri mais desbragadamente, mais primariamente, mais saudavelmente e com mais gosto do que Lisboa.
Vasco Graça Moura
REGAÇO ABERTO PARA O RIO

Afinal, o Porto, para verdadeiramente honrar o nome que tem, é, primeiro que tudo, este largo regaço aberto para o rio, mas que só do rio se vê, ou então, por estreitas bocas fechadas por muretes, pode o viajante debruçar-se para o ar livre e ter a ilusão de que todo o Porto é a Ribeira.
José Saramago
UMA ALMA DE MURALHA

Toda a cidade, com as agulhas dos templos, as torres cinzentas, os pátios e os muros em que se cavam escadas, varandas com os seus restos de tapetes de quarto dependurados e o estripado dos seus interiores ao sol fresco, tem toda ela uma forma, uma alma de muralha.
Agustina Bessa Luís
INVEJAS

Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas, o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem-estar. O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e o Martinho. Detestam-se!
Eça de Queiroz
LIÇÃO DE PORTUGUESISMO

Uma ida ao Porto é sempre uma lição de portuguesismo, tanto mais rica quanto mais raramente lá se vai. É indispensável – claro! - um mínimo de contacto reiterado com esse lar da nação para nele vermos algumas das significações latentes que enriquecem a nossa consciência de práticas.
Vitorino Nemésio
UMA FAMÍLIA

O Porto não é em rigor uma cidade: é uma família. Quando algum mal o acomete, todos o sentem com a mesma intensidade; quando desejam alguma coisa, todos a desejam ao mesmo tempo. Os portuenses são tão ciosos da integridade da sua cidade, como os portugueses em geral da integridade da nação.

João Chagas

ASPECTO SEVERO E ALTIVO

O Porto ergue-se em anfiteatro sobre o esteiro do Douro e reclina-se no seu leito de granito. Guardador de três províncias e tendo nas mãos as chaves dos haveres delas, o seu aspecto é severo e altivo, como o de mordomo de casa abastada.
Alexandre Herculano

Em meu entendimento, a coisa está muito complicada em termos de normalidade, porque as pessoas são diferentes. È um assunto sem saída....

2- IMPRENSA DESPORTIVA DE LISBOA, A BOLA

No artigo de José António Lima no jornal A BOLA de hoje, às tantas pode ler-se, referindo-se ao Benfica: “ não pode esperar facilidades d a equipa alemã, numa prova a eliminar e com a 2ª mão em Nuremberga (não estará no relvado da Luz um árbitro envolvido e condicionado pelo Apito Dourado, nem é provável que apareçam penalties providenciais como os que lhe foram concedidos o jogo com o Paços de Ferreira

Não percebo o que é que o jornalista quer dizer com os penalties providenciais, mas que foram autênticos , como reconhece o especialista da Bola nessa matéria, que creio se chama Cruz dos Santos, disso este Lima não pode ter a mínima dúvida como eu também não tenho dúvidas que o Paços podia ter chegado a 2 a 0, num fora de jogo mal assinalado.

2.1 –APITO DOURADO (retirado da Bola)

O que começou a ser julgado no Tribunal de Gondomar com Valentim Loureiro como estrela maior é apenas a ponta do iceberge de corrupção, compadrio e manipulação da arbitragem e falsificação da verdade desportiva que grassou impunemente, ao longo de anos e anos nos meandros e no topo da hierarquia do futebol português.

3 – A MINHA VIDA.

3.1. - EU E A CIDADE.

Tenho muitas dificuldades em entender-me com as forças mais representativas da cidade. Com a arraia miúda não. Entendo-me bem com eles e sinto que são verdadeiros para mim. Mas com a elite tenho muitas dificuldades..

O verdadeiro sentido da cidade está contido nos comentários ao blogue http://bussola.blogs.sapo.pt/. É aí que está o verdadeiro comportamento da cidade. As pessoas que colocam os posts, são pessoas de relevo na cidade, que aceitam nos comentários respostas ofensivas em termos de regiões.

Não devia poder ser.

Estas pessoas que colocam os assuntos para discussão no espaço net, são quase todas de domicílio fiscal em Lisboa, como o Dr. MST que se auto intitula de exilado em Lisboa.

O assunto não está fácil, não tem adeptos para resolver este diálogo de guerra constante que se instalou aqui

O caso do Apito Dourado pode complicar as coisas não resolve nada.

3.2. – A MINHA VIDA AQUI.

Vai muito bem e recomenda-se.

Faço os meus posts, faço os posts para o blogue http://oscosteletas.blogspot.com/ e escrevo crónicas e resumos de obras literárias para uma empresa brasileira. E hoje fui premiado.... e sinto-me feliz com a minha ocupação.

Um abraço para todos.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário