sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

CRÓNICA DE WASHINGTON


LIÇÃO DE POLÍTICA
por DIOGO COSTA SOUSA
Caro amigo,

Viva.

A democracia tem regras…temos que esperar que o tempo decorra para então julgar .Caso contrário seria o caos, Se a rua mudasse governos……não pararíamos, durante o ano haveria constantes mudanças , as necessárias para satisfazer o numero de concentrações de rua…..na situação actual só o Presidente da republica poderia meter um travão ao governo mas, não vejo razão para isso ….As reformas têm que ser efectuadas…nem todas vão dar certo ,disso estou seguro, mas parar seria pior….

Vi ontem o programa PRO’S E CONTRAS….deveria de haver um pouco de vergonha…pelo menos na parte que exportam pela televisão….meteu-me pena…não vou sequer comentar…uma lástima…uns “choramingas”

À falta de melhor termo.

É só a minha opinião…e seria bom que estivesse errado

No teu email de hoje dizes não querer esperar pelas reformas Então pergunto qual e’ a solução que propões? Elas têm que ser feitas e são lentas senão não seriam reformas mas REVOLUCAO !

No que transpira ca’ para fora, pela boca dos ministros, pela televisão que temos, até parece que têm razão…..Depois vêem os debates, pobres para não dizer paupérrimos como esse dos professores

Que vêem armados com claque e tudo mais e, o que nos apercebemos e’ que a montanha pariu um ovo…nota-se que não querem ser avaliados…por outras palavras temem perder privilégios.

Nunca dei aulas, mas sei que todas as classes profissionais são avaliadas pelos seus utentes ou clientes pelas leis de Mercado, quer dizer pela sua boa ou má prestação de serviços ou bens fornecidos e isso obriga a um constante melhorar .

No serviço da coisa pública todos os cidadãos se queixam sem poder até este ponto escolher outro. Ao funcionário publico só necessita chegar ao posto de trabalho….o resto está garantido.


Por muito que doa esta é a realidade. Que há gente responsável? Claro que ha’……e esses não temem ser avaliados

Porque se queixarão da escola e ensino que temos? Dos professores?

Algo não está bem senão não se queixavam ou,……será que se queixam só por interesses políticos…Não creio.

Ou não haverá necessidade de reforma neste campo?

Acerca das promessas eleitorais, a puta da democracia e’ isto mesmo….habituem-se…o que se diz em campanha e’ para inglês ver…..eu bato nisto desde que começamos os argumentos no blog

A realidade e’ outra e pode ser bem diferente.

Quando a caba o termo ou, presidente de republica ou rei diz chega; não prestam, recomeça o ciclo…habituem-se, e’ assim que funcionam as republicas semi presidenciais….a republica Americana, e’ um pouco diferente e’ PRESIDENCIAL…ai’ aguentas as administrações pelos 4 anos e acabou-se

Ah, tu lembraste de um moco dos serralheiros chamado CARLOS ALBERTO GOMES FIGUEIRAS? Seguiu a marinha depois empregou-se na cimenteira em Loulé. Um dia escrevo uma lição que ele me deu no dia 26 de ABRIL. VALE A PENA MAS NOUTRA ALTURA E,ERA HOMEM DE ESQUERDA JÁ NESSE TEMPO

Vamos continuar.

Todos prometeram, verdade? Quantos foram os que cumpriram? Muito pouco! Tens que adicionar e pensar que na malfadada democracia, existe a chamada OPOSICÃO que e’ como quem diz, o empecilho a tudo o que o partido governante decidir fazer seja ele bem ou mal; e’ assim, e’ o jogo democrático….vai custar mais a executar seja o que for, aparecem depois os acordos enfim, e’ o que nós conhecemos.

Habituem-se, ja’ devíamos estar habituados.

Quanto ao nosso amigo FIGUEIRAS, filosofo dos nossos tempos de escola, quem o conheceu de perto sabe- o

Temos que recuar no tempo, ao dia 25 de Abril da nossa liberdade.

Eu estava em Lisboa nessa noite para embarcar e fomos surpreendidos pelo evento, o aeroporto fechou por 3 dias, salvo erro e eu voltei de carro para FARO nesse mesmo dia.
.

Cheguei a FARO, claro, baixa com ele e para o barulho….o jardim e a rua de SANTO ANTONIO eram um mar de gente, acompanhava-me a minha mulher e um casal de primos recém casados que deveriam acompanhar-me na rota dos Estados Unidos; Dou de caras com o FIGUEIRAS, encostado ao canto do ALIANÇA, junto aos bilhares, sobre uma perna esticada e a outra dobrada apoiada no dito canto.

Não resisti, dei-lhe um abraço e, ele cabisbaixo, eu que sabia que ele era esquerda, e exclamei:


Eh FIGUEIRAS, finalmente pa’! E tu não festejas isto?

Ele olha-me, fita-me ,serio e disse :- Sabes Diogo, isto e’ tudo uma carneirada; hoje estão assim, se amanha houver um contra golpe, vais ver os mesmos que ai’ estão com outra bandeira e aplaudindo igual.

Olhei-o, não me recordo o que lhe respondi. Só sei hoje que o AMIGO FIGUEIRAS tinha razão.

Não o vejo há muito mas tu dá-lhe um abraço

DIOGO, felizmente no activo.


2 comentários:

  1. Diogo Sousa,
    Sou amigo do figueiras desde a Cisul(fábrica de cimento de Loulé),onde dirigi as instalações eléctricas. Temos ambos um grande amigo comum e por isso nos encontramos frequentemente. Ele agora está em Faro depois de ter estado uns meses em Torres Vedras com a mãe que é de lá.
    Quando o vir novamente falar-lhe-ei de si e dessa história.
    Adolfo Contreiras

    ResponderEliminar
  2. Diogo Sousa,
    Também reparei nessa das claques e até fiz um comentário a propósito na blogosfera a esse propósito.
    Professores(repito professores) que se fardam e organizam à maneira das claques para serem mirones do olho da televisão, revelam à partida pouca qualidade intelectual. Aquela gente pensa e age à maneira do pessoal do futebolismo e não como educadores de adolescentes. Aquela gente não presta.
    Adolfo Contreiras

    ResponderEliminar