segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

COMENTÁRIO TRANSFORMADO EM POST

(parlamento)

por ADOLFO PINTO CONTREIRAS


Caros amigos,"..
A democracia custa cara e requer paciência". "...Aprendi que em democracia representativa, raras vezes, se é que alguma (vez é), o que se promete em campanha". "...Mas as eleições ganhas, a realidade aparece, e há que governar BEM!, senão a Democracia dá-nos a faculdade de nas próximas eleições, com um pontapé no trazeiro, por-mos outro no seu lugar"."...As manifestações de rua aí estão.

Há interesses atingidos, há privilégios a desaparecer e claro, o gentio reage e ainda bem, é o processo democrático a funcionar, como para tal foi desenhado e aperfeiçoado".Isto está aí acima escrito duma forma clara e tão sentida que só um emigrante esclarecido pelo exemplo da sua própria experiência podia ter escrito. Se o quizesse dizer por mim , certamente embrulhar-me-ia em considerações retóricas e jamais o faria com tal concisão.

Obrigado amigo Digo Sousa.

Ps: Em minha opinião, para que a Democracia funcione bem como diz DS é preciso que o partido ganhador governe com o seu programa única e exclusivamente para ao fim do mandato se poder avaliar da sua bondade.

Se o seu programa não deu resultado ou foi mal aplicado o povo dará o tal pontapé no trazeiro e pôe lá outro. E com o novo eleito procede do mesmo modo. Este é o jogo da Democracia verdadeiro que DS vê jogar nos USA e que devemos exigir.

Os governos de unidade nacional só em situação de guerra ou iminente rotura económico-social.

Caso contrário acaba por acontecer "o grande centrâo dos interesses" que é, talvez, o nosso caso actual; uma parte considerável meteu as mãos na massa e agora emcobren-se uns aos outros, defenden-se corporativamente quase ao estilo das ordens e sindicatos. E o pior è que, nesta promiscuidade interesseira, depois não temos por onde escolher.É preciso estar atento e apostar naquele que nos demonstra ser mais honesto e capaz de não fazer cedência aos instalados e à rua.

Isto é o que penso ser o melhor para os povos em Democracia e a fazer aqui na actual situação.Acima disse, referindo-me a DS, que só um emigrante esclarecido podia pensar como ele.

Lembro-me de os primeiros emigrantes daqui dos Gorjões, chamarem nomes aos franceses porque faziam greves constantemente e faziam-nos perder dias de trabalho e então diziam: "...o que os franceses precisavam era dum Salazar".

Não percebiam que as lutas dos trabalhadores franceses também eram as suas lutas e que só teriam a ganhar com a melhoria de vencimentos e condições locais de trabalho.

Um abraço do Adolfo

MEU COMENTÁRIO

Com o devido respeito pela opinião apresentada pelo ADOLFO, gostaria de chamar a atenção para um problema que a Democracia ainda não resolveu, que é o problema das maiorias. Um partido democrata no governo maioritário, pode governar, passe a expressão, sob o regime da tirania das maiorias.
E como sair dela?

Publicação de
João Brito Sousa

1 comentário:

  1. Ainda o Funcionamento da Democracia

    " A Democracia custa cara e requer paciência".

    Nada mais verdadeiro, amigo Adolfo. Contabilize-se o que temos vindo a pagar desde que um tal Guterres, governando pelo processo de facilitismos e despesismos incontrolados, teve nas suas mãos o poder de governar este país! O mecanismo "jobs for the boys" foi posto em marcha com toda uma velocidade que violentou a maior das paciências!

    Agora temos um Sr. Sócrates que, espaldado pela maioria do seu partido na AR, se arvora dono do poder e governa a seu belo prazer! Ou, talvez pior do que isso, apenas conhece uma força a que se deve submeter: a de Bruxelas. Arrogante e prepotente, esquecendo que o poder de que dispões lhe foi conferido pelo voto daqueles para quem ou por quem deveria governar BEM.
    Diz o amigo Adolfo que a Democracia requer paciência. Parece-me que aqui ele pretende que paciência seja sinónimo de obediência. Amigo Adolfo...! Então a rapaziada apercebe-se de que o Governo dá as suas calinadas, tomando medidas que ferem os interesses nacionais e apenas tem que se encher de paciência?! Espera que passem QUATRO anos para então, simplesmente pelo acto do voto, castigar os infractores de promessas e prevaricadores de conduta política ?! Mas, então, em Democracia, não é a rapaziada que dispõe do verdadeiro poder e que apenas o transfer temporariamente, por via do voto, aos candidatos que se apresentam com vontade de o exercer, como mandatários?!

    Não dá para acreditar que, assim sendo, o verdadeiro gerador do poder se veja dele destituído e espoliado e apenas tenha que se encher de paciência para ver os seus mandatários tomarem decisões que lhe ferem os interesses e se desencaminham das intenções que levaram ao voto no seu programa!

    Não haverá aqui neste sistema uma enfermidade que urge tratar?!
    Eu direi que sim! E trate-se dela rapidamente, antes que fiquemos sem Serviços de Urgência, sem Maternidades, sem as Reformas da Educação adequadas às necessidades do País, sem Jovens que venham dar continuidade e vida a este País, sem... possibilidade de mudar um Governo que governe MAL.

    O seu a seu dono! O Poder a quem dele, legitimamente, é a sua génese!

    Arnaldo silva
    Felizmente reeformado

    ResponderEliminar