terça-feira, 27 de maio de 2008

À DO ZÉ RAIMUNDO


VAMOS À DO ZÉ RAIMUNDO.

Fica ali a fronteira entre os Braciais e o PATACÃO.

Braciais é grande terra. A pessoa mais importante de lá já faleceu. Era o Totoi, Vice Reitor de uma Universidade em Lisboa.

Agora é o LITO, esposo da Leonilde e cunhado do Bernardo Estanco e do Fernando, que marcou um golo ao Benfica quando era júnior do Farense. Bola cruzada do lado direito e o Lito, zás.. vai buscá-la. É a figura mais importante.

São sete horas da manhã. O Florival já chegou e trouxe os carapaus alimados. O Padeiro trás o vinho. São sete homens hoje.

O Vitoriano chega e deixa a pergunta: Qual foi o melhor desportista do Patacão?...

Entra o Meguel e diz: o melhor desportista do Patacão foi o Zé Lipardo. Diz o Leonel, foi o Joaquim Menino. Diz o carpinteiro do Bate Cu, foi o caiador. Eu é que sei diz o electricista das Pontes de Marchil, foi o Xico Fava ...

Nesta altura chega o ferrador de bestas, alentejano do Pé do Cerro e pergunta: como é que se engata uma besta ao arado?

E diz o farmacêutico do Patacão: Quem conheceu a senhora Professora que morava em frente à D. Silvana Carvalho, ao pé do Passos?

E quantos filhos tinha o Passos? diz o estofador de MAR E GUERRA.

E diz o Zé Raimundo: Então, não se bebe nada?.

Chega o corticeiro de Almancil com o acordeon e diz: vou tocar uma moda. Chega outro com o pandeiro, outro com as castanholas, outro com os ferrinhos e vamos embora a isto.

E sai LA CUMPARSITA.

Texto de
João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Caro Brito,

    Há tempos inseri aqui um "arrazoado" todo inspirado mas, quando vou enviar, pimba, nem percebi o que se passou, a prosa foi ao ar, desapareceu. Desmotivei, nunca mais tentei. Mas agora não resisto a manifestar-me aos teus quatro textos sobre a cidade de Faro. Gostei muito de os ler. Parabéns.
    Estive lá neste fim de semana alargado e aproveito para te indicar um sitio onde poderás encontrar e matar saudades dos "carapauzinhos alimados" que referes não encontrar em lado nenhum. Chama-se TASKA e fica na Rua do Alportel ainda dentro do largo do Jardim de S.Pedro. Tem muitos dos bons sabores antigos do Algarve. Mais uma vez lá estive com o Anibal a deliciar-me com o "xarém com conquilhas" que é ali apelidado do "xarém pobre" porque o "xarém rico" inclui gambas e esse não tem nada a ver com o da minha infância.
    Um abraço meu amigo,

    Celina Inácio

    ResponderEliminar
  2. MINHA QUERIDA AMIGA,

    Muito obrigado pelas tuas palavaras.

    Estou um pouco mais dedicado agora à escrita do tal livro, porque uma editora de Lisboa, disse-me que acompanhou o meu blogue e veio dizer-me que gosta da minha forma de escrever.

    Já tenho quarenta páginas escritas e umm título.

    Eu conheço a TASKA.

    Resta-me enviar ao casal Aníbal um forte abraço.

    JBS

    ResponderEliminar