sábado, 17 de maio de 2008

GRANDE ESCRITOR PÉSSIMO JORNALISTA DESPORTIVO.OPINIÃO

O ENORME MST

Neste blogue onde a liberdade de expressao caminha lado a lado com a verdade e a honestidade,sinto a necessidade,eu ate diria de necessidade imperiosa de ter uma palavra de apoio a Miguel Sousa Tavares...pelo homem aberto,nao encobridor de seus vicios,nao encobridor de suas ideias e ideais,um cronista inegualavel na nossa imprensa.Imprensa rica mas onde ele aparece como o pico rodeado das colinas ondelantes e serpenteantes ao sabor senao do vento pelo menos das brisas predominantes ....quais trigais curvados as' ditas brisas.

Conheco a obra dele nao como "expert" mas como apreciador da sua prosa escorreita ,pontuada...[porque a ha' nao pontuada e,ao que parece apreciada ].

O meu primeiro contacto com a obra de MST,alem das cronicas,foi "EQUADOR'....uma obra fascinante,o PORTUGAL do final do seculo 19 escalpado ate ao limite.....o problema colonial ,a ferida por sarar da escravatura,sao temas de meditar que MSTexpos como ninguem o havia feito, deu-o a conhecer ao vulgar de lineu com uma linguagem que o tornou num "best seller" em poucas semanas....

"NAO TE DEIXAREI MORRER DAVID CROCKETT", um ensaio de uma belesa inigualaveL...so' um grande escritor poe de pe' uma obra tao envolvente de temas e casos que nos fazem pensar e...quando um escritor nos poe a pensar...tem talento.

Por fim,no mes passado li o que para mim e' o melhor dos seus livros ate' agora publicados ou escritos:"RIO DAS FLORES"Um romance historico,eu iria mais longe e chamar-lhe-ia um documento para todos os que se interessam pela tematica do que foi o Estado Novo,o que foi o latifundio alentejano durante esse periodo da nossa historia recente, o mais cinico,o mais opulento e,claro ...o mais repugnante e pobre.Sem pejo,sem reticencias ele poe a limpo as vivencias de ricos e pobres,cultos e analfabetos dum alentejo que na realidade nao era muito diferente do Portugal que nos os mais adiantados na idade e vivendo fora dos grandes meios conheciamos bem.....mas .ele poe em escrito,em documento palpavel o que para no's ja' so' sao memorias longinquas mas que ainda afloram quando se le esta obra

O tal abraco e ate amanha
Diogo


O MEU COMENTÁRIO

Perfeitamente de acordo com as tuas palavras.

JBS

O HOMEM E O JORNALISTA DESPORTIVO QUE NÃO PRESTA !...

Meu Caro MST

Como já alguém disse aqui neste espaço, quão útil o senhor seria, se conseguisse colocar a sua postura de escritor e de jornalista (não desportivo) credível, sério e honrado nas suas crónicas desportivas.

Lanço-lhe um desafio: vamos discutir a honra do seu clube e do meu, que o senhor tanto ofende. Eu sou Benfica. Pode escolher o campo e as armas.

Fico a aguardar.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário