quinta-feira, 21 de junho de 2007

REFLEXÃO FILOSÓFICA


A FRASE DE HOJE É,

“Só tem convicções aquele que não aprofundou nada ...”

Cioran, Emil


BIOGRAFIA DO AUTOR.


Émile Michel Cioran, também conhecido como Emil Cioran (8 de abril de 1911, Răşinari, Sibiu, Austria-Hungary (hoje Romênia) - 20 de junho de 1995), filósofo romeno-francês.

Um dia ao acaso li uma entrevista de alguém que a dado momento afirmava que só há duas questões fundamentais: como abordar a vida e como nos tornar suportáveis a nós próprios e aos outros. Interessei-me. O nome do entrevistado era Emile Cioran, romeno de nascimento (1911), homem do mundo, residente em Paris durante cinquenta e sete anos, até à data da sua morte (1995). (…)
Os objectivos deste livro consistem:
Primeiro, no interesse particular em contribuir, na medida do possível para a divulgação do pensamento singular de um homem, patente na radicalidade da sua vida e obra.
Mais do que esgrimir uma tese ou um conjunto de teorias sobre a obra de Emile Cioran, apresentam-se os pontos fundamentais do seu pensamento e simultaneamente sugerem-se propostas de abordagem a partir das quais se possa aceder ao núcleo dessa obra, contribuindo para responder às questões fundamentais que coloca.
Segundo: o que podemos esperar do filósofo? Certamente uma visão do mundo, uma concepção do que é o Homem, propostas de atitudes perante a vida, modos de conceber a existência, pensamentos e ideias.

Cioran é um filósofo singular no panorama contemporâneo, e o seu pensamento e vida constituem um desafio para qualquer profissional, conformado ou inconformado com as «coisas» da filosofia, da vida e da existência. (…)"
MEU COMENTÁRIO:

Não sei se o filósofo tem razão. Este tipo, Cioran, Emil de seu nome, faz-me lembrar certo naipe de pessoas que existem e andam por aí a dizer umas coisas, até com uma certa lógica e a gente interroga-se de onde é que vem tanta sabedoria.

Um dia perguntei a um desses: como é que sabes tanto?... E ele: leio e tenho uma biblioteca de três mil livros. Cheirou-me a falso... mas lá que eles dizem ... dizem.

Este Cioran, como homem do Mundo e residente em Paris, pegou no tema “como abordar a vida” ... e lá vai disto.... É que em termos de aprofundar o conhecimento, pode –se ir longe, realmente, mas estamos sempre longe do fim; o aprofundar do conhecimento é contínuo...

Não aprofundar nada.. é pior, obviamente...

Daí as convicções terem lugar no mundo do conhecimento...porque este continuará sempre o seu caminho e nunca estará totalmente conseguido...

João Brito Sousa

1 comentário:

  1. Participe de nossa lista de discussão sobre Cioran em português:

    http://br.groups.yahoo.com/group/Planeta_Cioran/

    Planeta_Cioran-subscribe@yahoogrupos.com.br

    Atenciosamente, Rodrigo Inácio

    ResponderEliminar