segunda-feira, 25 de junho de 2007

DA IMPRENSA

Do Jornalde Notícias do Porto
artigo de António Manuel Pina.

O que verdadeiramente preocupa o país (ou, como costuma dizer-se, "Portugal profundo", ou a massa mais crítica dele), o que o país pensa, o que o país sente, está hoje nesse formidável espaço de liberdade e controvérsia que é a blogosfera.
A vantagem fundamental da blogosfera sobre os media tradicionais como fonte de informação e de auscultação do país é a da pluralidade e a da liberdade. Com todas as virtudes e, também, com todos os riscos da liberdade.
Jornais e TV têm patrões, e estes interesses. Em contrapartida, qualquer cidadão pode criar um blogue e divulgar nele o que quiser, factos (algum do melhor jornalismo de investigação que hoje se faz em Portugal tem sido publicado na blogosfera) ou opiniões.
Por isso, a blogosfera tanto pode ser lugar da verdade como da calúnia (do mesmo modo, hèlas!, que jornais e TV), e daí que ela seja também um desafio constante à maturidade crítica de cada leitor.
Até porque o que é dito num blogue pode ser (e é) controvertido em tempo real, seja nas caixas de comentários seja no blogue do lado. A comparação da agenda da blogosfera com a dos media tradicionais dá uma ideia do enorme desfasamento que hoje existe entre estes e o país. Talvez os analistas da crise da imprensa devessem debruçar-se sobre isso
MEU COMENTÁRIO.
OS MEUS PARABENS AO ANTÓNIO MANUEL PINA PELO EXCELENTE ARTIGO. SOU POR UMA BLOGOSFERA RESPONSÁVEL.
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário