domingo, 24 de junho de 2007

O TI SILVA NA ÓPTICA DO ARNALDO.

avlisi disse...

Bem arrancado, esse poema!
O Ti Silva, indubitavelmente, foi dele merecedor. Pela arguta qualidade perceptiva para o tal "brilhozinho nos olhos" e, dado o narrado, pela excelente capacidade para furar as regras da monogamia.
E é aqui que quero chegar. Monogamia. Porquê entre os humanos?Melhor, porquê entre o Homem de raça branca, uma vez que são sobejamente conhecidas as histórias dos haréns árabes e as várias mulheres dos sobas africanos.Não se encontra a explicação em factores biológicos.
Estão aí as notícias da práticas de adultério que todos os dias dão à estampa na imprensa "cor de rosa".Residirá, então, a base da prática monogâmica, na força do sentimento que levou â formação de um casal? Ou a monogamia tem que ser respeitada e acatada porque, imposição de conduta social, a sua quebra é condenada pela opinião geral de uma comunidade?Ou ter-se-á chegado à conclusão, numa sociedade caracterizada pelo domínio da propriedade individual, que seria impossível gerar leis para regular a transmissão da propriedade em caso de óbito ?Eu acredito que a força da prática da monogamia reside tão só na força dos sentimentos que levaram à formação de um casal.
Não um sentimento de posse. Não um sentimento de exclusividade. Mas um sentimento que impede, naturalmente, a manifestação de interesse por outro elemento que não seja o eleito.
Aqui, digo eu, residirá a persistente continuidade da prática monogâmica.Por muitos Ti Silvas que sempre se manifestarão ao longo dos tempos!Por muita "garanhice" que vá povoando os Ti
Silvas!
arnaldo silva
felizmente reformado

Sem comentários:

Enviar um comentário