terça-feira, 26 de junho de 2007

GENTE IMPORTANTE DOS BRACIAIS

A VENDA DO ZÉ RAIMUNDO.
O primeiro comerciante que eu me recordo de estar à frente da venda onde hoje é o Zé Raimundo, foi o senhor Bento Serrenho, casado com a Carminha Brito, minha parenta ainda, pois o Pai da Carminha parece-me que era irmão da minha avó, mulher do meu avô José Apolo.

Sendo assim era prima direita da minha Mãe.

O Bento vendia de tudo, tenho uma vaga ideia de lá ter ido comprar um pião. O ajudante do senhor Bento era o Luís Gatinhas, creio que era seu sobrinho e foi ali que o Luís deu os primeiros passos na sua vida profissional apesar de não ter estado aqui muito tempo pois muito masi tarde vim encontrá-lo como um muito bom mecânico na BMW.

A loja, naquele tempo, tinha duas secções, uma de mercearia e outra de tipo café, onde os homens, à noite, sobretudo, iam lá beber uns copos de aguardente. Penso que o senhor Bento não teria demorado lá no comércio durante muito tempo pois acabou de emigrar para Angola onde, juntamente com o irmão Manuel, fez fortuna na construção civil.

Creio que o senhor Bento vive ali para os lados de Quarteira, talvez que Vilamoura. O Manuel nunca mais ouvi falar dele. Havia outro irmão, o António Serrenho, que foi vendedor do Braz & Braz, uma firma muito importante nesse tempo, de tal forma que o senhor António Serrenho tinha carro da firma para andar nas vendas..

O senhor António Serrenho tinha dois filhos, o Totói que se doutorou em Londres e o Rui que se licenciou em Gestão Financeira. Já não conheci a Mãe dos rapazes; conheci sim uma madrinha deles que viveu, não sei se casada ou não com o Pia que se chamava Arminda era muito amiga das minhas tias e tinha uma filha do António que se chamava Ludovina, que ao que parece mora no Centro histórico da cidade de Faro.

E que será feito da Zeza?

Temos de ir `a procura dela agora nas férias. Disseram-me que está em muito boa forma. Já não a vejo há cinquenta anos.

João Brito Sousa.

Sem comentários:

Enviar um comentário