sexta-feira, 29 de junho de 2007

PORTO, A GRANDE CIDADE

(o DOURO e as Pontes)


O programa “Prós e Contras” de segunda feira, transmitido do Palácio da Bolsa, deixou os homens da Comunicação Social baralhados.
A cidade e a região, vêm travando, através da imprensa escrita, um combate em favor da sua promoção e ao mesmo tempo em detrimento da região de Lisboa. É nessa direcção que escrevem Elisa Ferreira, Silva Peneda, Manuel Serrão e muitos, muitos outros...
Tudo de mal que se passa aqui a culpa é de Lisboa. Em tudo ou em quase tudo. Chega a ser assustador sendo a situação preocupante...Nunca ninguém disse: “não estivemos atentos às oportunidades...”, por exemplo.
Penso que no programa atrás referido, os portuenses esperavam, que fossem citados e colocados de forma bem visível os sinais de favorecimento a Lisboa por parte das entidades governamentais.
Mas isso não aconteceu; o que alguns disseram é que a culpa foi ou é, dos próprios agentes económicos da cidade ou região, que não estiveram atentos e deixaram passar as oportunidades ou que não reivindicaram atempadamente. A mesma coisa se passa com o método que utilizam actualmente; escrevem artigos duros de roer na imprensa, mas que, em termos práticos não têem dado nada.
O JN de hoje, trás dois artigos a falar do assunto citado acima, onde os jornalistas dão uma no cravo outra na ferradura..
Um diz:- O “Prós e Contras” da passada segunda-feira não foi um debate. Foi a imagem medonha do que são, hoje, o Porto e o Norte. Verdade que a moderadora permitiu que se misturassem alhos com bogalhos e não conseguiu, por um momento que fosse, tocar no essencial dos problemas que afligem a região. Sucede que, exceptuando a lucidez de Rui Moreira, nenhum dos intervenientes na sessão o soube fazer.
E o outro diz: - O”Prós e contras” emitido na última segunda-feira a partir do Salão Árabe do Palácio da Bolsa mostrou a cidade-região que temos e que se resume numa frase citada, atribuída a terceiros, por um dos intervenientes “O Porto parece uma cidade que já foi”.
Mas estas considerações, no desenrolar do artigo, parecem-me ser desmontadas pelos próprios, que, no fundo, o que eles pensam não é nada disso, mas sim, que o Porto ainda é uma Nação.
Quem vive aqui não pode contrariar os portuenses. Este pessoal é demasiado bairrista para reconhecer certas coisas... Quando se ouvem notícias na TV daquelas sem hipótese, viram acara para o lado e ... somos uma Naçon, carago....
O primeiro articulista, exceptua do marasmo geral, a lucidez de Rui Moreira. Estranho, porquanto Rui Moreira apareceu na ribalta falando de futebol, defendendo esse intocável clube que é o FCPORTO, era Pinto da Costa. Ora isto é um desastre completo.
Pôncio Monteiro, Economista reputado estando presente, deixou essa preocupante explicação da economia da região, a um homem que não costuma aparecer a debater esses assuntos. Na minha opinião, Rui Moreira, que também é homem ligado ao FCPORTO, disse apenas palavras bonitas e não as palavras certas. Faltou efectivamente naquela noite e naquele programa um Economista tipo Medina Carreira ou Silva Lopes.
Não acredito que esse Economista não exista no Porto ..uma vez que a melhor Faculdade de Economia do País está aqui sediada.
E porque é que não foi convidado um para ir ao programa.?...Inexplicavel....
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário