terça-feira, 19 de junho de 2007

VOLTEI À ESCOLA

VOLTEI À ESCOLA é título do livro do Dr. Daniel Sampaio, muito giro por sinal. Foi o que me aconteceu hoje; voltei à Escola e fui bem sucedido, pois ofereceram-me um livro de Poesia do Dr. Uva com comentários de Cavaco Silva, Casimiro de Brito e de Mário Zambujal., três grandes personalidades da cultura portuguesa. Vou participar também.

Para se preparar o aluno para a aprendizagem, o Dr. Uva entendia que a base era o caderno diário em dia. E sendo assim, a atitude era honesta, porquanto os alunos já sabiam qual era o desafio: ter o caderno asseado, em dia e saber a matéria. Com isto o aluno tinha doze.

Havia alguns alunos que exploravam este aspecto do caderno em dia. O Alex, por exemplo, oferecia-se para ser chamado na primeira aula de cada período quando não havia ainda muita matéria para o caderno e tinha onze. O Firmino Cabrita Longo das Fontainhas fazia o mesmo. Quando não havia candidato a oferecer-se é que era o diabo.
Há algum voluntário?.... perguntava o professor. E como não havia, o mestre atirava a caderneta ao ar e dizia o nome do desgraçado que tinha saído na rifa, numa simulação perfeita...E o “sortudo” era sempre o Pato Donaldo, que, como todos nós estava quase sempre mal preparado.

Portanto, o método de ensino de Mestre José Uva assentava na atenção às aulas e na preparação do caderno, que deu os seus frutos, com repercussões até na Universidade onde alguns dos seus alunos utilizaram os conhecimentos aprendidos com Mestre Uva.

Mestre Uva o inesquecível MESTRE.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário