quarta-feira, 20 de junho de 2007

EFEMÉRIDES/LITERATURA

MATILDE ROSA ARAÚJO

A 20 de Junho de 1921, nasce, em Lisboa, Matilde Rosa Araújo. Licenciada em Filologia Românica, escreveu mais de trinta livros para o público infantil. Foi distinguida, em 1980, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças

Correndo o risco de sermos muito sintéticos, diremos que, além de ser autora de literatura para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, Matilde Rosa Araújo tem dedicado grande parte da sua vida aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos. São de sua autoria alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos e sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e na educação do sentimento poético como raiz pedagógica de valia.

Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Como professora do Ensino Técnico Profissional, efectivou na cidade do Porto.

São de sua autoria alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos e sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e na educação do sentimento poético como raiz pedagógica de valia.

Recebeu os seguintes prémios no domínio de Literatura para a Infância: Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980; Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), pela associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991; Prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.

POEMA DE MATILDE ROSA ARAÚJO

Meu cão:
seus olhos castanhos,
tamanhos
de compreensão.

Meu cão:
seus olhos castanhos,
tamanhos de mansidão.

Seu nome é Pastor:
seus olhos castanhos,
tamanho de amor.
Meu cão...

( Textos retirados da net)
João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Caro João:
    Muito sensibilizado, agradeço a tua lembrança da minha ilustre professora de Português na Escola Industrial e Comercial de Elvas.
    É de facto uma grande Poetisa e Mulher.
    Moradora aqui em Cascais, a Câmara desta Vila já lhe prestou homenagem ao atribuir recentemente o seu nome a uma Biblioteca.

    Um abraço do,
    Manel Piorna

    ResponderEliminar
  2. PORTO, 2007.06.23

    VIVA.

    AO MANEL PIORNA, PARA LHE DIZER OBRIGADO E QUE APAREÇA.
    AÍ VAI UM ABRAÇO DO

    joão

    ResponderEliminar