quarta-feira, 2 de abril de 2008

TROCA DE IDEIAS CO O PROF.JORGE ALVES



TROCA DE IDEIAS COM O JORGE ALVES

Não tenho o prazer de conhecer o senhor JORGE ALVES, mas meti -.me com ele e deu nisto.

Eu escrevi,,

Ao senhor Jorge AlvesViva,Apesar de não perceber onde é que quis chegar com a chamada de atençãodesses dois erros de ortografia, agradadeço-lhe a simpatia.É que havia uma crítica literária no meio disto tudo que não foi objecto de nenhuma observação.Enfim..OK. Queira aceitar os meus cumprimentos.JOÃO SOUSA


e recebi do senhor Jorge Alves, o seguinte.

Caro Sr. João Sousa,


Eu não o quis ofender de forma nenhuma, até porque sei que quando se escreve num pc os erros ortográficos são mais do que possível.

Quanto à sua crítica a VF, eu não sou crítico nem escritor, mas sei que o acto de escrever será um dos actos cognitivos mais solitários, dolorosos e difíceis. Contudo, as opiniões divergem, pois se para Agustina Beça Luís ele será fácil e fluente, para VF já não o é, para outros é algo como esculpir a pedra bruta até a tornar num objecto estético, correndo o perigo de estragar a matéria prima, como o disse a pintora Vieira da Silva que sempre que tinha de enfrentar a tela vazia, morria com o medo de a estragar.

Relativamente a VF li o trivial, i.e., Aparição, Manhã Submersa e Cântico Final, tendo sido este último o que mais me cativou. Contudo, VF não me cativa, não pela sua escrita, mas pelo peso da sua problemática com a qual não me identifico, como não me identifico com a voz da sua narração.


Mas isso é uma questão de sensibilidade, e cada um tem a sua!

Relativamente ao que o Senhor escreveu "Escrever é um acto de solidariedade para com os outros. É pensar por eles." Concordo totalmente! Acrescentaria que é também um acto que completa a vida, pois a torna ainda mais completa e universal.Relativamente ao facto do Senhor expressar opiniões acerca do que lê e pelo simples facto de ler, só o posso louvar, pois neste mundo de hoje em que o que tem mais valor é aquilo que se aparenta ser, o que se veste e o recheio de cartões de crédito na carteira, raras são as pessoas que se importam com aquilo que os nossos, e os dos outros escritores escrevem ou deixam de escrever.Uma vez mais apresento as minhas desculpas por me ter feito entender mal com o meu comentário anterior.


CumprimentosJ Alves


PUBLICAÇÃO DE

jbs

1 comentário:

  1. Amigo Brito,

    Vergílio Ferreira é incontestávelmente GRANDE!

    Mas, como repetidamente tenho dito, não é um Escritor consensual.

    O amigo Alves, pelos vistos, é "cá dos meus".

    Abração do
    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar