quarta-feira, 2 de abril de 2008

A LIDERANÇA EM PINTO DA COSTA


A LIDERANÇA DE PINTO DA COSTA
J. BRITO SOUSA


O líder é um génio. É aquele que dispõe do raciocínio mais rápido para tudo e entre todos. É o que dispõe de uma frieza total perante qualquer, eu disse qualquer, acontecimento. O líder é um vencedor em qualquer terreno. Não há nem podem haver dois líderes no mesmo espaço.

O significado da palavra liderança é universal. Mas significado e aplicação ou utilização do termo é que poderá ser diferente. Mas quem tiver a ousadia de puxar os galões da liderança, terá que possuir, melhor, deverá possuir, esclarecidamente, o conhecimento total do caminho que quer percorrer e onde quer chegar. E depois conseguir, não interessa como.

Conseguir é o ponto chave da liderança.

Fundamental é conhecer o alvo, os aspectos fortes e fracos do meio, que eventualmente possam existir e acreditar que existem sempre. A liderança não pode ter quebras, será líder sempre 100% líder e em todas as circunstâncias.

O líder é treinado para ter uma voz forte e que não vacile. A sua presença tem que ser forte e deve inspirar confiança e não medo. A sua presença deverá ser acolhedora no interior do grupo e demolidora para o exterior, atacando no momento certo e não pode ser outro.

A liderança democrática, ao estilo daquele modelo democrático quem manda aqui sou eu é a que mais legitima o seu utilizador. É a chamada de liderança participativa ou consultiva e é um tipo de liderança voltado para as pessoas onde há participação dos liderados, mas no processo decisório a última palavra é do líder.

Este é o estilo da liderança, parece-me, de Pinto da Costa, que quando pela primeira vez se sentou na cadeira da presidência, cumpriu com o que prometeu e não deu hipóteses à concorrência. Podemos questionar o método; a liderança não. Mas um grande líder, sabe intuitivamente as palavras que há – de dizer, porque dizendo ou não a verdade ele diz sempre a verdade.

Um líder tem igual serenidade nos bons e maus momentos. Aliás um líder não tem momento maus. E a parece e discute sempre, com igual frontalidade.

Um líder faz-se acompanhar sempre de pessoas tidas no meio como credíveis ao mais alto nível. E o líder quer fazer sempre melhor e faz .Terá de o fazer forçosamente.

Por isso Pinto da Costa diz que tem muitas alegrias a dar a FCPorto.

E eu acredito.

SOUSAFARIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário