segunda-feira, 28 de abril de 2008

TEMA PARA DEBATE


OS HOMENS NÃO SABEM O QUE É O AMOR.
Michel Houellebecq, escritor francês

De forma geral, os homens não sabem o que é amor, é um sentimento que lhes é totalmente estranho.

Conhecem o desejo, o desejo sexual em estado bruto e a competição entre machos; e depois, muito mais tarde, já casados, chegam, chegavam antigamente, a sentir um certo reconhecimento pela companheira quando ela lhes tinha dado filhos, tinha mantido bem a casa e era boa cozinheira e boa amante - então chegavam a ter prazer por dormirem na mesma cama.

Não era talvez o que as mulheres desejavam, talvez houvesse aí um mal-entendido, mas era um sentimento que podia ser muito forte - e mesmo quando eles sentiam uma excitação, aliás cada vez mais fraca, por esta ou aquela mulher, já não conseguiam literalmente viver sem a mulher e, se acontecia ela morrer, eles desatavam a beber e acabavam rapidamente, em geral uns meses bastavam.

Os filhos, esses, representavam a transmissão de uma condição, de regras e de um património. Era evidentemente o que acontecia nas classes feudais, mas igualmente com os comerciantes, camponeses, artesãos, de forma geral com todos os grupos da sociedade. Hoje, nada disso existe.
MEU COMENTÁRIO
Há uma diferença muito grande entre o homem e a mulher acerca do amor. Além do mais, só ultimamente esta questão tem vindo a ser discutida. Até aqui foi um processo escondido, que não se falava em público, via publicação livresca ou outra.

Mesmo assim penso que com a liberdade existente e com o liberalismo posto na discussão do assunto, ainda não somos particularmente livres e abertos para discutir o tema.

Vejamos que os animais já resolveram há muito esse problema. Não querem saber de nada; satisfazem-se.

Claro que não defendo a aplicação da animalidade do acto mas exiges-se mais autenticidade e frieza.

As mães do meu tempo não nos prepararam para este assunto.

Concordo que o homem não sabe o que é o amor e confunde as coisas quando sente necessidade de realização. E isto não é amor.

AMOR, é uma manifestação de vontade, que decorre de um processo biológico, que se inicia com uma prática feminina, no comportamento de quem sente a vontade de amar.

Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário