terça-feira, 15 de abril de 2008

OPINIÃO

ARTIGO SOBRE FUTEBOL

O futebol, talvez seja das áreas mais controversas que se instalou na sociedade portuguesa.. Quando digo falar de futebol, não me estou a referir aos golos obtidos pelas grandes linha avançadas do futebol Mundial, como a da selecção Argentina de 46, “la máquina”, como lhe chamavam, mas falar do futebol derrota e do futebol vitória.

É uma triste constatação verificar que a vitória no jogo, quando não é consensual, é praticamente apenas reconhecida pelo vencedor como intocável. Qualquer associado ou adepto de um clube de futebol, como dizia num grande jornal desportivo um jornalista credenciado na matéria, quererá que o seu clube vença mesmo com batota. E é aqui que está o problema.

Eu penso que a imprensa da especialidade é o principal veículo gerador da controvérsia que se instalou no futebol português. Vejamos porquê.

Em primeiro lugar, os títulos dos jornais são escolhidos a dedo por pessoas que devem ser tudo menos jornalistas, por me parecerem não ser isentos nas suas análises. Na imprensa de hoje, escrita e falada, ainda se comenta uma derrota de um clube tido como mais forte face a outro tido como menos forte, como se isso fosse um acontecimento impossível..

É preciso dizer às pessoas que isso é possível, mesmo que o clube tido como menos forte, apenas tivesse ganho dois ou três jogos em trinta, parece-me, dos que já foram disputados na competição em curso; a disputa do campeonato nacional da primeira Liga.

Resulta daqui que o treinador do clube vencedor, foi elevado aos píncaros da ciência do treino, um homem excepcional que utilizou uma grande táctica e coisas assim. Ora, eu estou pessoalmente convencido que o citado treinador o que esperava seria não perder por muitos, por não haver argumentos para pensar outra coisa, até porque o clube vencedor não ganhava no campo do vencido há mais de cinquenta anos e antes disso teria aí ganho uma única vez.

Face a isto é ver o sorriso irónico com que os jornalistas dão as notícias, querendo deliberadamente atingir o vencido.

Quanto a mim esta é uma atitude que não tem honra.

Mas também acontece ao contrário.

Na vitória por 2 a 1 dum determinado clube, onde o golo da vitória é marcado com ajuda das mãos, irregular portanto, não foi analisado através de fotos, como foi o primeiro, a quem o jornal dedica meia página .

E este clube, que no penúltimo jogo disputado ganhou com a ajuda do árbitro, através da transformação de um penálty não existente, o jornal considera – o um clube de grandes feitos.

E o presidente, colocado agora no banco dos reús para julgamento, parece-me, ataca os órgãos de soberania do Pais, violentamente e diz que apenas acredita na Justiça Divina.

E a imprensa parece que aplaude.

Será que isto tem alguma coisa a ver com aquilo que o Dr. Alberto João Jardim chama bando de loucos ...

Incoerência, essa de certeza que existe.

SOUSAFARIAS.

1 comentário:

  1. Não sabia que o Sporting está (ou pelo menos esteve) representado no Patacão...
    Um abraço

    ResponderEliminar