quarta-feira, 16 de abril de 2008

CRÓNICA DE WASHINGTON


RETALHOS DE PENSAMENTOS.
por DIOGO COSTA SOUSA

Caro amigo, tu regressas e os temas validos para discussão aparecem!

Apesar de ser do Expresso o tema/artigo sobre a nova ponte, chega ao conhecimento da maioria de nós pela tua iniciativa de o republicares para nossa apreciação.....e, a controvérsia ou talvez não do artigo do MST ai' esta.

Ha poucas semanas perguntava Tavares se, tal como no tempo de D.Sebastião não havia vida para alem da corte e, eu velho observador e calejado que nem um chimpanzé'.....pensei e disse:- Há, mas ha mais na corte! Ora ,queria eu dizer, a "corte" ainda e' quem decide na vida das grandes empresas e empórios deste pequeno país. Os grandes negócios, de construção e outros sempre envolveram a "corte" e seus correligionários......E obvio que por detrás do projecto da nova ponte estão os "lobys" da construção civil e autárquicos...e, quem pensar que não, esta enganado.

Mas isto vem de longe.....pensem só que por detrás da maior rede de estadas e auto estradas do mundo, a dos Estados Unidos, estavam os "lobys" da industria automóvel da época com Henry Ford a' cabeça.. ...Na altura ninguém via necessidade de tão vasto empreendimento....Foi um visionário ou um comerciante com a visão de que o seu produto seria mais vendável ?

Aqui eu sairia um pouco do artigo do MST, iria 2 dezenas de anos atrás e punha uma pergunta:- Quem sabe em Portugal a não ser os intervenientes, de que a China não queria a construção do aeroporto de Macau pela simples razão que num raio de 60 km já tinham dois internacionais, o de Hong- Kong e Tzen-Seng {pode estar mal escrito} a funcionar..

Quem forcou a construção do dito que hoje esta praticamente às moscas? E porque'?
Os "sugadores" "parasitas" das cortes sempre existiram !Ha sim que regulamenta-los, travar-lhes a demasiada influencia e, não diminuir o numero...quando competem pelas benesses da "corte" os preços baixam....isto e' um facto

Feliz regresso meu velho e diz-me se estou errado
Diogo ainda no activo

MEU COMENTÁRIO

Sou um bocado anjinho nessas matérias. Para mim é tudo gente sadia mas nem sempre é. O homem . como dizia o Eça, sempre teve o olho posto no lucro. E o Eça, que era um diplomata e escritor mas que andava sempre teso, parava em frente das tascas e via ou ouvia o taberneiro fazer tilintar as moedas e dizia lá para consigo: aquele cão está safo.

Portanto onde há dinheiro o homem grande está sempre lá.

Publicação de
João brito Sousa

1 comentário:

  1. Olá!

    Amigo Diogo,

    Saudades já tínhamos das tuas visitas a este terreiro que, abusivamente, já vamos considerando nosso.
    O degenerado prófugo Brito teve a ousadia de partir para férias e deixar-nos apeados, numa penosa ausência de contactos, privando-nos desta sã e clarividente convivência! Se voltar a repetir a gracinha, temos que "tratar-lhe da saúde"!!
    Vou ficar por aqui, apenas numa de "boas-vindas". Até porque não tenho "bago" suficiente para influenciar ou participar em lobbys...

    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar