terça-feira, 23 de dezembro de 2008

OBAMA


4 – OBAMA ELEVA PARA 3 MILHÕES A META DE CRIAÇÃO DE EMPREGOS

“O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou ontem uma nova força-tarefa, com o objectivo de ajudar as famílias trabalhadoras com problemas. Segundo um aliado de Obama, o plano de recuperação económica do presidente eleito será expandido para tentar preservar 3 milhões de empregos.”

MEU COMENTÁRIO

A notícia não condiz a bota com a perdigota, porque “CRIAR EMPREGO NÃO É A MESMA COISA QUE PRESERVAR” 3 milhões de empregos.

Em condições normais isto não é fácil, porque uma economia que dum pé para a mão cria 3 milhões de empregos, quer dizer que tem potencial e esses empregos perderam-se por incúria ou outra coisa qualquer..

A mim o que me parece é que esses empregos nunca se perderam os trabalhadores se calhar estavam no desemprego, de baixa, o outra coisa qualquer. Porque criar empregos de raiz, numa altura em que as famílias estão preocupadas com a dinâmica empresarial que não está a funcionar

Isto e assim. Os empresários não investem do seu dinheiro; vão buscá-lo ao banco. Se a s taxas de juro são muito elevadas o produto final encarece e, se não está ao alcance da bolsa das famílias a fábrica não vende, não factura, não entram valores e a empresa não tem liquidez, não paga salários, não paga impostos....

Reduzindo as taxas de juro é um contributo válido para a criação de emprego

Outra hipótese é o Governo injectar (oferecer) dinheiro nas famílias para que estas possam comprar os bens e pagá-los a «cash» e assim pôr a economia a mexer.

O vice-presidente eleito, Joe Biden, terá a função de impulsionar a educação, treinar e proteger a seguridade da fonte de renda e a aposentadoria de famílias de classe média, cuja situação Obama tornou uma questão central durante a sua campanha.

Educação OK, treinar e proteger a seguridade da renda e aposentadoria, custa milhões de US dólares. Donde vem tanto dinheiro? As empresas? O Estado? Dos dois?. E preciso saber.
Haverá investimento realmente significativo, seja de US$ 600 bilhões ou US$ 700 bilhões", disse Biden. "É um número que ninguém pensava há um ano."
"Não há outra alternativa no curto prazo a não ser evitar que a economia afunde totalmente. Essa é a única alternativa no curto prazo", disse Biden.
Assim pode ser.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário