terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A CIDADE DO PORTO de Helder Pacheco


Do prefácio da obra "VER O PORTO" de Helder Pacheco, retiro estas frases.


.... Com a cidade, pela cidade, em prol da cidade. Nos bons e nos maus momentos. Sempre.

Porque a cidade, como todo o grande amor, ama-se sem perder tempo a justificar porquê.

Apenas porque sim, já que as justificações remeteriam para o mar das infâncias, o turbilhão das emoções e dos sentimentos, o tropel dos vivos e dos mortos. Para o grande Segredo, o grande Silêncio, o grande Mistério....

Não concordo com esta coisa,

mas o Professor Pacheco anda há 25 anos a escrever sobre a cidade do PORTO. E dentro de mim algo me diz que não é justo chegar aqui há 3/ 4 anos e dizer: ISTO NÃO É ASSIM.

Mas não resisto, porque

tenho sido um observador mais ou menos atento às questões da cidade do Porto.

Ao Prof. Helder Pacheco, com todo o respeito, peço-lhe que me permita dizer não, porque tenho sido um estudioso da cidade, tenho intervido, tenho tido dúvidas, tenho esgrimido armas e porque na minha terra pega-se melhor no cabo da enxada do que aqui.

A CIDADE AMA-SE SEM PERDER TEMPO A JUSTIFICAR PORQUÊ ...

Isto é bairrismo.... e na minha opinião a frase não é verdadeira. E uma frase de âmbito local. Apenas isso ...

Há que alargar os horizontes ... (continua)


JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário