segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

HÁ 25 ou 26 ANOS QUE AS CENAS SE REPETEM IMPRENSA/ JN


OPINIÃO


F. C. PORTO REGRESSA AO COMANDO DA LIGA.... AJUDADO PELO ÁRBITRO.


O F. C. Porto regressou, esta noite, ao comando da Liga Sagres de futebol. Ao vencer, por 2-0, em Braga, a equipa portuense ultrapassou os rivais de Lisboa, que empataram, ambos, fora de portas, e termina a primeira volta na liderança do campeonato.

O triunfo do F. C. Porto foi concretizado ainda na primeira parte, com dois golos sul-americanos. Primeiro marcou Rodriguez (19 m), na sequência de uma grnade jogada de Hulk,


que depois beneficiou de uma posição de fora-de-jogo, não assinalada, para assistir o uruguaio. O segundo golo, da autoria de Lisandro, aconteceu na sequência de uma falha da defesa do Braga (30 m), com o avançado argentino a isolar-se e a bater Eduardo.

Depois de ter sido prejudicado na deslocação à Luz, o Braga volta a ter razões de queixa da arbitragem. Além do lance do primeiro golo do F. C. Porto, o árbitro deixou passar em claro uma mão na bola de Guarín na área do F. C. Porto, já perto do final da partida.

Com o triunfo em Braga, o F. C. Porto soma agora 31 pontos, um adiante dos rivais de Lisboa, que seguem emparelhados no segundo posto, com 30 pontos. O Braga mantém-se na sétima posição, com 23 pontos, quatro adiante do oitavo classificado.


jbs


IMPRENSA / Jn


PINTO DA COSTA


Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido
2008-05-09
lusa

Porto, 09 Mai (Lusa) - O FC Porto foi hoje punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.

A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.

Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.
Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.

Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.

O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.

A União de Leiria era acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.
AO/VR
Lusa/fim


Futebol: FC Porto - Pinto da Costa recorre de novo castigo de quatro meses de suspensão
2008-11-04
Porto, 04 Nov (Lusa) - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, vai recorrer para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) do novo castigo de quatro meses de suspensão aplicado pela Liga.

Fonte do clube portista disse hoje à Agência Lusa que o recurso a apresentar por Pinto da Costa tem como base o argumento de que nenhum presidente executivo de uma empresa pode ser castigado por falar.

Pinto da Costa viu o seu castigo de dois anos, no âmbito do processo Apito Final, prolongado em quatro meses e acrecido de uma multa de 1.750 euros, por ter violado a proibição de representar a SAD "azul-e-branca", no entender da Comissão Disciplinar da Liga.

De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), um dirigente suspenso apenas pode administrar e representar a sociedade no âmbito civil e comercial, mas não pode exercer funções no âmbito da competição desportiva.

O presidente do FC Porto estava, assim, impedido de representar a SAD em actos que estivessem ligados a questões eminentemente desportivas, algo que, segundo a Comissão Disciplinar da Liga, fez em diversas ocasiões.

A 09 de Maio, quando soube da decisão da CD, Pinto da Costa deu uma conferência de imprensa no Estádio do Dragão em que afirmou que ia recorrer da sua suspensão, mas não da perda de seis pontos do FC Porto.

"O FC Porto vai ver retirados seis pontos aos muitos que já ganhou este ano. Assim, em vez de 20 ou 21, vamos ficar com apenas 14 ou 15 pontos de avanço sobre os nossos adversários", disse na altura Pinto da Costa.

E continuou: "Temos de ter paciência... Ainda por cima relativos a uma época em que fomos campeões nacionais, Europeus e do Mundo. Nem precisarei de dizer por que é que não vamos recorrer da perda desses seis pontos".

Contudo, o recurso para o Conselho de Justiça da FPF não tinha efeitos retroactivos, pelo que Pinto da Costa estava impedido de prestar declarações à comunicação social sobre matérias desportivas.

Apesar de suspenso, Pinto da Costa deu ainda uma entrevista à SIC, em que afirmou que a possível ausência do FC Porto na Liga dos Campeões, devido ao processo Apito Final, tinha sido "quase uma luta de clubes".
APS.
Lusa/fim


Futebol FC Porto vai segurar todos os jogadores considerados imprescindiveis Pinto da Costa
2007-06-18
lusa
Lisboa, 18 Jun (Lusa) - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que os "dragões" vão manter todos os jogadores considerados imprescindíveis pelo técnico Jesualdo Ferreira, depois da saída do brasileiro Anderson para o Manchester United.

Pinto da Costa garante que ao FC Porto não chegaram propostas para a aquisição de qualquer um dos principais jogadores do FC Porto como Pepe, Quaresma, Lucho Gonzalez e Bosingwa, mas mesmo que isso aconteça eles são considerados pelo clube como inegociáveis.

"Reafirmo que não sairá mais nenhum dos jogadores considerados fundamentais pelo treinador. Agora, há propostas para alguns dos outros", explicou o presidente portista, indicando que "ao FC Porto não chegou mais nenhuma proposta em relação aos seus jogadores de primeiríssimo plano".

Pelo contrário Ibson, Bruno Moraes e Mareque são considerados transferíveis: "Nenhum deles está no lote dos inegociáveis. Se houver alguma proposta e os jogadores manifestarem vontade de a aceitar, poderemos negociar".

Quanto a contratações, Pinto da Costa admitiu que "Edgar e o Kasmierczak são jogadores que foram referenciados pelo treinador como tendo interesse para o plantel".
"As coisas estão bem encaminhadas. Mas já vi notícias, até de primeira página nos três jornais desportivos, que um e outro estavam no Benfica. Afinal, era tudo invenção, era tudo mentira. Provavelmente, os três jornais pensaram que estávamos no 1 de Abril. Os três diziam o mesmo por isso o engano não era a notícia, mas a data...", ironizou.

Segundo o presidente do FC Porto "poderá haver mais dois, três reforços. A defesa é intocável, excelente, e não virá mais ninguém. Poderá vir mais um ou dois jogadores para o meio campo e mais um atacante".

Relativamente à saída de Anderson para Inglaterra, Pinto da Costa revelou que o empresário Jorge Mendes "não recebeu nada porque o negócio foi feito directamente entre o FC Porto e o Manchester United".

Confessando que lhe custou ver Anderson partir, o presidente "azul e branco" recorda que o "FC Porto, como qualquer clube português tem necessidade de realizar mais-valias com os jogadores".

"Há também a impossibilidade de manter um jogador que recebeu uma proposta em que pode ir ganhar, às vezes, dez vezes mais do que ganha no FC Porto", indicou Pinto da Costa, antes de sublinhar "a partir do momento que o jogador sabe que o Manchester o quer é muito mantê-lo no plantel".

Ainda sobre a venda de jogadores, Pinto da Costa reconhece estar arrependido pela saída do internacional brasileiro Diego e do internacional português Hugo Almeida, ambos transferidos para o Werder Bremen pelo facto do treinador Co Adriaanse não contar com eles.

"Muitas vezes o professor Jesualdo lamentou a sua saída. Mas é preciso perceber as coisas. O Diego tinha custado cerca de sete milhões de euros e, quando o treinador (Adriaanse) diz «não conto com ele», a opção era entre ficar com ele encostado e cada vez a desvalorizar-se mais ou tentar recuperar a maior parte do elevado investimento", esclareceu.

"Mas, tal como aconteceu com o Hugo Almeida, no dia em que o Adriaanse se demitiu imediatamente tentei que o Werder Bremen desistisse dos dois. Mas o clube alemão não aceitou voltar a atrás no negócio e perdemo-los", confessou.

Indicando que o FC Porto teve de "cerrar fileiras" para não ser surpreendido quando as contas do campeonato começaram a complicar-se, Pinto da Costa teceu grandes elogios ao trabalho de Jesualdo Ferreira.

"Foi extremamente positivo. Entrou no FC Porto num momento em que nenhum treinador gostaria de entrar, com a pré-época realizada e a poucos dias do início do campeonato, sem ter o conhecimento ideal dos jogadores e vice-versa", disse Pinto da Costa.

"Não tinha participado na definição do plantel: as dispensas e as aquisições tinham sido da responsabilidade de outro treinador. Eram condições extremamente difíceis", prosseguiu o presidente, lembrando que apesar de todas as contrariedades Jesualdo Ferreira fez do FC Porto campeão, conduzindo-o ainda aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Pinto da Costa desmentiu que o lugar de Jesualdo Ferreira tenha alguma vez estado em perigo, revelando que "desde há muito tempo que vínhamos em conjunto preparando esta nova época".
Como objectivos para a próxima temporada, Pinto da Costa pretende a conquista da Liga, da Taça de Portugal e da recém criada Taça da Liga para além de conseguir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
LMP.
Lusa/fim

recolha de

jbs



Sem comentários:

Enviar um comentário