quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

AFINAL SALVADOR É PORTISTA/ IMPRENSA JN


OPINIÃO
retirado do JN

AFINAL ANTÓNIO SALVADOR É PORTISTA

A indignação de António Salvador não tem nada ver com o Braga mas foi desencadeada para beneficiar o PORTO e afundar o BENFICA.

Muito bem grande António Salvador.

Essa ilação retiro eu da crónica do Nuno Amaral, publicada no JN de hoje.

Braga e F. C. Porto: Amigos, amigos...

Equipas jogam no sábado, num momento de especial ligação entre os dois clubes

Nunca, como agora, portistas e bracarenses tiveram relações tão estreitas. A aliança nasceu a sério no Verão, numa resposta rápida ao convénio Benfica/V. Guimarães. No sábado à noite, estarão frente a frente dois amigos.

Braga e F. C. Porto protagonizarão o jogo de maior cartaz da 15.ª jornada da Liga, a última da primeira volta, que terá o ingrediente extra de colocar em confronto dois clubes que nos últimos
meses passaram a estar do mesmo lado da barricada nas "guerras" do futebol português.

Nos últimos meses, a boa relação pessoal que António Salvador, presidente da SAD minhota, sempre teve com Pinto da Costa estendeu-se aos gabinetes e aos relvados, de forma mais vincada do que no passado, a ponto de se poder falar, sem perigo de exagero, numa aliança capaz de responder à relação mais do que especial que passou a existir entre Benfica e Guimarães, a partir do momento em que os dois emblemas concertaram estratégias para ganharem ao F. C. Porto, nos tribunais da UEFA, a complicada disputa por um lugar na presente edição da Liga dos Campeões.

Exemplos concretos? Jogadores sem lugar no plantel dos dragões, que estavam a caminho de Guimarães, rumaram para Braga (ver peça à parte), o torneio de Verão na cidade-berço passou a contar com a participação do Benfica, e não do F. C. Porto, que preferiu estar presente numa prova do mesmo género na cidade dos arcebispos... Nos últimos meses, Pinto da Costa tornou-se visita habitual do Estádio AXA em jogos do Braga, o mesmo acontecendo com Salvador no Estádio do Dragão, como na recepção dos portistas ao Guimarães.

Para completar este óptimo relacionamento, faltará apenas a realização de uma grande transferência de um jogador da equipa arsenalista para o F. C. Porto, depois de, nos últimos anos, vários negócios terem chegado a parecer possíveis (o caso mais flagrante foi o do médio Andrés Madrid), sem nunca se transformarem em factos consumados. Até agora, os minhotos têm resistido às investidas portistas, sendo também possível que no Dragão não haja disposição para pagar os milhões que o Braga tem pedido...

No sábado à noite, António Salvador e Pinto da Costa estarão lado a lado no Minho, numa altura quente da temporada, em que o Braga passou a estar nas bocas do mundo futebolístico nacional pela enorme contestação à arbitragem. Por coincidência, ou talvez não, as críticas bracarenses tiveram origem no trabalho realizado pelo árbitro Paulo Baptista no jogo da Luz com o Benfica, ganho pelas águias graças a um golo em fora-de-jogo de David Luiz e no qual os minhotos se queixam de dois penáltis por assinalar a seu favor.

O presidente da SAD bracarense pediu, anteontem, à Liga para considerar a hipótese de serem nomeados árbitros estrangeiros para apitar os jogos dos três grandes no campeonato, não fazendo, neste caso, qualquer distinção entre F. C. Porto, Benfica e Sporting, mas será sempre curioso verificar o que acontecerá depois da partida de sábado em Braga, no caso de suceder uma má arbitragem de Paulo Costa.

Recorde-se que, na semana passada, o F. C. Porto também protestou com as arbitragens, pela voz do adjunto José Gomes, referindo-se aos prejuízos dos dragões no jogo da jornada anterior com o Trofense e aos benefícios concedidos nos últimos jogos aos rivais de Lisboa.

Um treinador em comum e meia equipa titular no Minho

Alan e Rentería são os exemplos perfeitos da excelente relação que existe entre F. C. Porto e Braga. Os dois atletas eram pretendidos pelo Guimarães no início da época, mas acabaram por seguir para a Cidade dos Arcebispos.

O extremo brasileiro, que até tinha brilhado no Berço em 2007/08, e o avançado colombiano são agora habituais titulares na equipa de Jorge Jesus, que conta, ainda, com mais quatro jogadores com um passado ligado aos dragões.

Evaldo chegou muito jovem à Invicta, cresceu na equipa B, e fez apenas um jogo oficial pela equipa principal do F. C. Porto, o suficiente para ser campeão nacional em 2003/04. Agora, é um dos totalistas da formação minhota, onde também costumam figurar os nomes de César Peixoto e Luís Aguiar. O esquerdino venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões pelo F. C. Porto, enquanto o uruguaio nunca teve oportunidade de brilhar no Dragão, fazendo-o agora no Minho. Jorginho é o sexto elemento desta ligação Porto-Braga e o único que ainda não tem o estatuto de titular no arsenal.

No sentido inverso, Jesualdo Ferreira tem excelentes memórias dos dois clubes: conduziu o Braga à Europa nas tres épocas completas em que treinou os minhotos, conseguindo dois quartos e um quinto lugares entre 2003 e 2006, antes de se sagrar bicampeão no F. C. Porto, onde trabalha também o enfermeiro José Mário, antigo funcionário do Braga.
Miguel Pataco

MEU COMENTÁRIO

Não, não posso mais. E é este clube sem ética que o REININHO diz estar na galáxia do Milan. Boa galáxia.

Recolha de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário