quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

IMPRENSA /DN


VIVER EM PORTUGAL É PERIGOSO.
por Baptista Bastos

Andamos todos ressabiados. Invejamo-nos, desprezamo-nos; se os outros não tiverem defeitos, inventamo-los; deixámos de ser transeuntes, cidadãos: trespassamo-nos com a indiferença, o ressentimento e o ódio. A notícia da prisão deste ou daquele, banqueiro ou vizinho, amigo ou inimigo, lança no nosso íntimo uma alegria obscena. Não vivemos - existimos no pequeno mundo de obcecações que nos cegam.

Que nos aconteceu? Quem nos roubou a humanidade que permite a clarividência e a energia necessárias para suportar a adversidade, a mentira, a infâmia? Tudo nos conduz e nos empurra para um futuro ainda mais amargo, mais confuso e ambíguo do que este presente. E, no entanto, é preciso perceber que o comportamento individual pode responder às exigências dos grandes compromissos e das grandes fidelidades.

Todos os dias as notícias são medonhas. Todos os dias tomamos consciência de novas verdades, de novas mentiras e de constantes tentações para a irresponsabilidade. Aquele vai embora e nem um breve aceno lhe concedemos. Aqueloutro foi despedido e a nossa impassibilidade é um muro gelado.

Que fizemos de nós? Nós, que somos a nossa própria criação e a criação do outro. Foi esquecida a condição de todos, que considerava a condição de cada qual. As coisas revolutearam confusamente; mas as coisas não aconteceram por acaso. Não conseguimos manter intacto o que era fundamental.

E estamos envolvidos numa perplexidade sem limites que provoca desassossegos desnecessários.Bom. Não gosto daquilo que o eng.º José Sócrates representa, dos caminhos ínvios para os quais conduziu a pátria e nos compeliu. Porém, ele é o resultado da nossa imaturidade e da nossa atonia cívica e ideológica. Sócrates não tem convicções. Nós, também não.

Vogamos ao sabor das contingências. Sócrates, obcecado pelo seu destino individual, tripudiou sobre o nosso futuro comum. Não gosto dele porque nos fez admitir a política do irremediável. Porém, este caso do Freeport fez-me reflectir sobre a natureza da indignidade e os fundamentos da sordidez. Nos últimos três anos, o homem foi acusado de forjar uma licenciatura, de ser homossexual (uma acusação abjecta, com remetente conhecido) e, agora, de estar envolvido numa tecelagem de corrupção.

A história escora-se numa trama obscura, mas o estilo caracteriza a procedência. Não pertenço à matilha. As desprezíveis fugas de informação parecem obedecer a um calendário político. Seria Sócrates muito tolo, e não o é, acaso se se deixasse enredar numa teia tão rudimentar e insensata quanto os noticiários no-lo revelam. Creio que esta ruideira não o afectará politicamente.

Lembram-se da campanha contra Sá Carneiro? Viver em Portugal é perigosíssimo

RECOLHA DE
JBS

DA IMPRENSA / JN


OPINIÃO
Salvador aplaude frontalidade de Mesquita Machado
Retirado do JN

1 - “O presidente da SAD do Braga, António Salvador, emitiu, esta terça-feira, um comunicado, no qual elogia a atitude tomada por Mesquita Machado, na sequência das polémicas relacionadas com as arbitragens dos jogos do clube minhoto.

2 – "Mesquita Machado deu mais um exemplo de seriedade, verticalidade e coragem, qualidades, aliás, que sempre apresentou ao longo de décadas ao serviço do futebol português", lê-se no comunicado assinado por António Salvador, que lamenta a saída de Mesquita Machado da presidência da Mesa da Assembleia Geral da Federação, mas aplaude a frontalidade demonstrada pelo autarca bracarense.

3 - "Não podemos deixar de lamentar a sua saída da presidência da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, que perdeu um dos seus maiores valores humanos e profissionais, mas respeitamos a sua decisão e aplaudimos a frontalidade com que abordou os mais recentes e polémicos episódios da arbitragem portuguesa - outros tivessem igual coragem".

MEU COMENTÁRIO

1 - Portanto não concordo com o que diz António Salvador.

Não há, objectivamente, do meu ponto de vista, nenhuma razão para elogiar o Engº Mesquita Machado pela atitude que tomou, na sequência das polémicas relacionadas com as arbitragens dos jogos do clube minhoto.

Isso só aconteceu porque a arbitragem no jogo Braga Porto correu mal. Se tal não tem acontecido sou de parecer que o Engº MM nada faria e o SLBenfica ficava como beneficiado nesse jogo, que na realidade foi, mas era uma mancha para a vida inteira.

Não poderemos esquecer nunca, que foi este senhor Eng º Mesquita Machado, que, não actuando com a celeridade suficiente para demitir do CJ da FPF o Dr. Gonçalves Pereira, porque se o tem feito, parece-me que o FCPorto não estaria aqui.

2 – Não concordo com nenhuma das posições assumidas aqui por António Salvador.

3 – Não estou de acordo.


Texto de
JOÃO BRITO SOUSA

ENGº MESQUITA MACHADO


OPINIÃO

ACERCA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA do Engº MESQUITA MACHADO.

Em conferência de imprensa

Mesquita Machado: "A classificação do Sp. Braga não reflecte a verdade desportiva"

1 - Mesquita Machado fez um apelo para que a sua renúncia à presidência da Mesa da Assembleia-geral da Federação "sirva para uma reflexão profunda no futebol português" e para "que deixe de haver estas autênticas poucas-vergonhas" na arbitragem.

JBS – O que o Engº Mesquita Machado diz acima, em minha opinião, não faz sentido. Porquê, só agora, vir denunciar as poucas vergonhas na arbitragem? Onde tem andado o senhor Engº Mesquita Machado?... Um dirigente de clube que foi, um Presidente da AG da FPF que foi, um Presidente de Câmara que é, não pode, em minha opinião, ter a postura do Engº Mesquita Machado. Porque deve ser frontal todos os dias e não apenas nos jogos Braga /Benfica. Acho estranho só agora vir fazer um apelo. à reflexão no futebol português. Estará tudo bem para trás?. De qualquer maneira, reconheço quemais vale tarde do que nunca.

2 - O presidente demissionário da Assembleia-geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a criticar duramente as arbitragens dos jogos do Sporting de Braga com Benfica e FC Porto e frisou "não pactuar com estas situações".

JBS – È tarde, muito tarde para esta tomada de posição. O Engº Mesquita Machado estará de acordo com o que se passou nos últimos vinte e cinco anos?

3 - "Acho que não deixa dúvidas a ninguém. O Braga pratica um excelente futebol dentro das quatro linhas e, não porque a bola bateu no poste, mas porque o homem do apito não deixou, está numa posição na tabela classificativa que não reflecte a verdade desportiva", disse.

JBS- É verdade e concordo..

4 - O também presidente da Câmara Municipal de Braga acrescentou que "se não fossem (os pontos) que lhe foram espoliados, o Braga liderava" o campeonato, considerando, por isso, a prova "uma falsidade".

JBS – Concordo que a prova seja uma falsidade, mas, em minha opinião há muito... muito tempo

5 - Mesquita Machado deu hoje uma conferência de imprensa onde explicou os motivos pelos quais apresentou segunda-feira a renúncia ao cargo federativo e voltou a pedir a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira.
JBS - Não concordo.

6 - Em relação à sua renúncia, referiu: "Não tenho condições para continuar como presidente da AG da FPF, sob pena de estar a pactuar com esta situação. É com pena e tristeza, mas consciente que este gesto possa acabar com a pouca vergonha".

JBS – Mas, em minha opinião, pactuou com a situação durante muitos anos. Esta atitude tomada agora, é, em minha opinião, demasiado frágil e não possui honra nem glória.

7 - Quanto às "verdades" que prometeu revelar, disse já ter dito "muitas" e voltou a frisar ter tido "conhecimento de que teria havido influências externas para que o árbitro fosse alterado" no jogo com o Benfica. Prometeu dizer "nomes quando for aberto um inquérito pela Procuradoria-Geral da República", para "não prejudicar essa investigação".

JBS – Não me recordo de verdade nenhuma dita pelo Engº Mesquita Machado, apesar de ter tido muitas ocasiões para isso.

8 - Para o presidente da Liga de clubes, Hermínio Loureiro, também sobraram algumas alfinetadas: "Também tem responsabilidades, é o presidente da Liga. Respeito o seu silêncio, mas eu, no lugar dele, tomaria as medidas necessárias para pôr termo a este tipo de situações".
Mesquita Machado referiu que o hiato de duas semanas para decidir pela renúncia - entre as primeiras críticas depois do jogo com o Benfica, na "Luz", e o jogo de sábado, com o FC Porto - deveu-se porque esperou que fossem tomadas medidas, mas, acrescentou, verificou no jogo seguinte "que a pouca vergonha prosseguiu".

JBS- Não comento

Fonte: Lusa

OPINIÕES DE
João Brito S ousa

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

HÁ 25 ou 26 ANOS QUE AS CENAS SE REPETEM IMPRENSA/ JN


OPINIÃO


F. C. PORTO REGRESSA AO COMANDO DA LIGA.... AJUDADO PELO ÁRBITRO.


O F. C. Porto regressou, esta noite, ao comando da Liga Sagres de futebol. Ao vencer, por 2-0, em Braga, a equipa portuense ultrapassou os rivais de Lisboa, que empataram, ambos, fora de portas, e termina a primeira volta na liderança do campeonato.

O triunfo do F. C. Porto foi concretizado ainda na primeira parte, com dois golos sul-americanos. Primeiro marcou Rodriguez (19 m), na sequência de uma grnade jogada de Hulk,


que depois beneficiou de uma posição de fora-de-jogo, não assinalada, para assistir o uruguaio. O segundo golo, da autoria de Lisandro, aconteceu na sequência de uma falha da defesa do Braga (30 m), com o avançado argentino a isolar-se e a bater Eduardo.

Depois de ter sido prejudicado na deslocação à Luz, o Braga volta a ter razões de queixa da arbitragem. Além do lance do primeiro golo do F. C. Porto, o árbitro deixou passar em claro uma mão na bola de Guarín na área do F. C. Porto, já perto do final da partida.

Com o triunfo em Braga, o F. C. Porto soma agora 31 pontos, um adiante dos rivais de Lisboa, que seguem emparelhados no segundo posto, com 30 pontos. O Braga mantém-se na sétima posição, com 23 pontos, quatro adiante do oitavo classificado.


jbs


IMPRENSA / Jn


PINTO DA COSTA


Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido
2008-05-09
lusa

Porto, 09 Mai (Lusa) - O FC Porto foi hoje punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.

A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.

Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.
Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.

Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.

O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.

A União de Leiria era acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.
AO/VR
Lusa/fim


Futebol: FC Porto - Pinto da Costa recorre de novo castigo de quatro meses de suspensão
2008-11-04
Porto, 04 Nov (Lusa) - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, vai recorrer para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) do novo castigo de quatro meses de suspensão aplicado pela Liga.

Fonte do clube portista disse hoje à Agência Lusa que o recurso a apresentar por Pinto da Costa tem como base o argumento de que nenhum presidente executivo de uma empresa pode ser castigado por falar.

Pinto da Costa viu o seu castigo de dois anos, no âmbito do processo Apito Final, prolongado em quatro meses e acrecido de uma multa de 1.750 euros, por ter violado a proibição de representar a SAD "azul-e-branca", no entender da Comissão Disciplinar da Liga.

De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), um dirigente suspenso apenas pode administrar e representar a sociedade no âmbito civil e comercial, mas não pode exercer funções no âmbito da competição desportiva.

O presidente do FC Porto estava, assim, impedido de representar a SAD em actos que estivessem ligados a questões eminentemente desportivas, algo que, segundo a Comissão Disciplinar da Liga, fez em diversas ocasiões.

A 09 de Maio, quando soube da decisão da CD, Pinto da Costa deu uma conferência de imprensa no Estádio do Dragão em que afirmou que ia recorrer da sua suspensão, mas não da perda de seis pontos do FC Porto.

"O FC Porto vai ver retirados seis pontos aos muitos que já ganhou este ano. Assim, em vez de 20 ou 21, vamos ficar com apenas 14 ou 15 pontos de avanço sobre os nossos adversários", disse na altura Pinto da Costa.

E continuou: "Temos de ter paciência... Ainda por cima relativos a uma época em que fomos campeões nacionais, Europeus e do Mundo. Nem precisarei de dizer por que é que não vamos recorrer da perda desses seis pontos".

Contudo, o recurso para o Conselho de Justiça da FPF não tinha efeitos retroactivos, pelo que Pinto da Costa estava impedido de prestar declarações à comunicação social sobre matérias desportivas.

Apesar de suspenso, Pinto da Costa deu ainda uma entrevista à SIC, em que afirmou que a possível ausência do FC Porto na Liga dos Campeões, devido ao processo Apito Final, tinha sido "quase uma luta de clubes".
APS.
Lusa/fim


Futebol FC Porto vai segurar todos os jogadores considerados imprescindiveis Pinto da Costa
2007-06-18
lusa
Lisboa, 18 Jun (Lusa) - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que os "dragões" vão manter todos os jogadores considerados imprescindíveis pelo técnico Jesualdo Ferreira, depois da saída do brasileiro Anderson para o Manchester United.

Pinto da Costa garante que ao FC Porto não chegaram propostas para a aquisição de qualquer um dos principais jogadores do FC Porto como Pepe, Quaresma, Lucho Gonzalez e Bosingwa, mas mesmo que isso aconteça eles são considerados pelo clube como inegociáveis.

"Reafirmo que não sairá mais nenhum dos jogadores considerados fundamentais pelo treinador. Agora, há propostas para alguns dos outros", explicou o presidente portista, indicando que "ao FC Porto não chegou mais nenhuma proposta em relação aos seus jogadores de primeiríssimo plano".

Pelo contrário Ibson, Bruno Moraes e Mareque são considerados transferíveis: "Nenhum deles está no lote dos inegociáveis. Se houver alguma proposta e os jogadores manifestarem vontade de a aceitar, poderemos negociar".

Quanto a contratações, Pinto da Costa admitiu que "Edgar e o Kasmierczak são jogadores que foram referenciados pelo treinador como tendo interesse para o plantel".
"As coisas estão bem encaminhadas. Mas já vi notícias, até de primeira página nos três jornais desportivos, que um e outro estavam no Benfica. Afinal, era tudo invenção, era tudo mentira. Provavelmente, os três jornais pensaram que estávamos no 1 de Abril. Os três diziam o mesmo por isso o engano não era a notícia, mas a data...", ironizou.

Segundo o presidente do FC Porto "poderá haver mais dois, três reforços. A defesa é intocável, excelente, e não virá mais ninguém. Poderá vir mais um ou dois jogadores para o meio campo e mais um atacante".

Relativamente à saída de Anderson para Inglaterra, Pinto da Costa revelou que o empresário Jorge Mendes "não recebeu nada porque o negócio foi feito directamente entre o FC Porto e o Manchester United".

Confessando que lhe custou ver Anderson partir, o presidente "azul e branco" recorda que o "FC Porto, como qualquer clube português tem necessidade de realizar mais-valias com os jogadores".

"Há também a impossibilidade de manter um jogador que recebeu uma proposta em que pode ir ganhar, às vezes, dez vezes mais do que ganha no FC Porto", indicou Pinto da Costa, antes de sublinhar "a partir do momento que o jogador sabe que o Manchester o quer é muito mantê-lo no plantel".

Ainda sobre a venda de jogadores, Pinto da Costa reconhece estar arrependido pela saída do internacional brasileiro Diego e do internacional português Hugo Almeida, ambos transferidos para o Werder Bremen pelo facto do treinador Co Adriaanse não contar com eles.

"Muitas vezes o professor Jesualdo lamentou a sua saída. Mas é preciso perceber as coisas. O Diego tinha custado cerca de sete milhões de euros e, quando o treinador (Adriaanse) diz «não conto com ele», a opção era entre ficar com ele encostado e cada vez a desvalorizar-se mais ou tentar recuperar a maior parte do elevado investimento", esclareceu.

"Mas, tal como aconteceu com o Hugo Almeida, no dia em que o Adriaanse se demitiu imediatamente tentei que o Werder Bremen desistisse dos dois. Mas o clube alemão não aceitou voltar a atrás no negócio e perdemo-los", confessou.

Indicando que o FC Porto teve de "cerrar fileiras" para não ser surpreendido quando as contas do campeonato começaram a complicar-se, Pinto da Costa teceu grandes elogios ao trabalho de Jesualdo Ferreira.

"Foi extremamente positivo. Entrou no FC Porto num momento em que nenhum treinador gostaria de entrar, com a pré-época realizada e a poucos dias do início do campeonato, sem ter o conhecimento ideal dos jogadores e vice-versa", disse Pinto da Costa.

"Não tinha participado na definição do plantel: as dispensas e as aquisições tinham sido da responsabilidade de outro treinador. Eram condições extremamente difíceis", prosseguiu o presidente, lembrando que apesar de todas as contrariedades Jesualdo Ferreira fez do FC Porto campeão, conduzindo-o ainda aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Pinto da Costa desmentiu que o lugar de Jesualdo Ferreira tenha alguma vez estado em perigo, revelando que "desde há muito tempo que vínhamos em conjunto preparando esta nova época".
Como objectivos para a próxima temporada, Pinto da Costa pretende a conquista da Liga, da Taça de Portugal e da recém criada Taça da Liga para além de conseguir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
LMP.
Lusa/fim

recolha de

jbs



domingo, 25 de janeiro de 2009

SENHOR PRESIDENTE; É TRISTE...SER SEMPRE O MESMO A SER BENEFICIADO


OPINIÃO

FUTEBOL

BRAGA 0 / FCPORTO 2


1 - A realidade do jogo,

1º Golo do PORTO obtido fora de jogo, dito pela imprensa falada. e escrita

2º Golo do Porto oferecido por Moisés que não correu que não corrreu

Dois penaltys a favor do Braga não marcados.

Nenhum destes acontecimentos incomodou,

João Pereira (deu os parabéns ao Porto, desportivamente o que acho muito bem, mas podia ter dito que o Braga foi prejudicado, de acordo com a imprensa falada e escrita.)
e o treinador Jorge de Jesus, que aceitou o resultado do jogo, mesmo reconhecendo que foi prejudicado.

Texto de
João Brito Sousa
PS- Mais uma vez o FCPORTO não ganhou limpo, como vem sendo hábito, há mais de 25 anos. É obra ...

sábado, 24 de janeiro de 2009

BRAGA/FCPORTO


OPINIÃO


Depois das opiniões de MESQUITA MACHADO, ANTÓNIO SALVADOR e sobretudo de JORGE DE JESUS vindas a lume na imprensa após o jogo com o Benfica, é bom recordar aqui que num jogo em Nov de 2007, um FCPORTO 1/ BELENENSES 1, em que o BELENESES foi prejudicado com a validação de um golo totalmente off side, reconhecido por ele JJ mas que na entrevista à tv disse que o resultado foi justo. Já quanto ao jogo com o BENFICA foi o que foi.


Espera-se que o mesmo não se repita hoje, porque em condições normais o BRAGA tem obrigaçaõ de ganhar o jogo.


Vou esperar para ver se o Presidente do Braga e do Porto têem a coragem de se sentar lado a lado. na bancada do estádio hoje, durante o jogo...


TEXTO DE
JBS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ASSIM... O FCPORTO GANHA E JORGE DE JESUS APLAUDE

OPINIÃO
(texto retirado do bloge

http://cfbelenenses.blogspot.com/ (procurar em 2007.11.02)



A PROPÓSITO AINDA DO BENFICA 1 - BRAGA 0

À atenção do senhor Jorge de Jesus, treinador do S.C.Braga




Antes , durante e depois do jogo com o Benfica, em que perdeu com um golo marcado em fora de jogo mas validado, o senhor Jorge de Jesus disse que em vinte anos de treinador nunca tinha visto nada assim, melhor, arbitragem assim.


Penso não ser verdade o que diz Jorge de Jesus, pois em novembro de 2007, o Belém empatou no Dragão, com o FCPORTO a marcar de forma irregular, com o treinador Jorge de Jesus a reconhecer a ilegalidade do golo e considerar o resultado justo.


Afinal como é senhor Jorge de JESUS?



O texto que egueé retirado Blogue CFBelenenses



"O Belenenses de Jorge Jesus, finalmente conseguiu um resultado positivo fora de portas, no terreno do campeão actual e até então, 100% vitorioso.Este resultado, foi fruto de um posicionamento correcto da equipa sobre o campo de jogo, com todos os jogadores com uma missão bem estruturada e com uma dinâmica de jogo forte, com base no preenchimento dos espaços e encurtamento dos mesmos na zona da bola.

Este Belenenses, que vinha de uma exibição menos conseguida em casa, repetiu desta vez os bons jogos efectuados contra o Bayern, Atalanta e Real Madrid. Nestes encontros, o Belenenses mostra-se com um futebol adulto e muito complicado para o adversário.Podia ser mais ainda complicado para o Porto, se os nossos avançados não fossem tão perdulários. A esta equipa, que Jorge Jesus está a criar, falta-lhe essencialmente mais calma no controlo da bola em zonas de ataque e é por demais evidente que nos falta um homem golo, um finalizador!

Este jogo, aqui realizado na minha Cidade do Porto, foi bastante complicado por dois motivos principais, a equipa do Porto que é fortíssima e está muito moralizada e a juntar a isto e como sempre, tivemos de jogar contra 14, pois estivemos hoje novamente perante uma arbitragem lastimável, vergonhosa, escandalosa!!!

Fora de jogo inacreditável! Impossível não ver!!!

O golo do Porto, foi talvez o golo em fora de jogo, mais escandaloso da história do futebol Português. Um erro incrível, uma falha imperdoável, que nos tirou a hipótese de ganhar o desafio e condicionou o jogo desde então.

O jogo começou com um Belenenses a jogar em todo o campo, respondendo ao jogo da equipa, que por natureza era a que tinha as responsabilidades de assumir o comando das operações. Jogo repartido, com ligeiro ascendente, domínio aparente depois dos 15/20 minutos por parte do Porto, mas sem oportunidades de golo.

Por outro lado, o Belenenses conforme a estatística mostrada ao intervalo, teve mais ataques, mais remates com perigo.Mas a verdade é que fomos para intervalo a perder, devido aquele lance de fora de jogo que deve envergonhar e que vem novamente manchar e cobrir o futebol português, com um manto de suspeição, compadrio insuportável. A protecção aos 3 do costume, é uma vergonha nacional! E toda a comunicação social é responsável por encobrir estes lances, apenas falar deles de uma forma leviana e mas quando se trata de algo em que os "seus 3 clubes" supostamente são penalizados, fazem disso, agora sim, manchetes de 1ª página e assunto para um ano! O jornalismo desportivo, não existe em Portugal.

José Pedro vai marcar, com atitude e classe!

É impossível o fiscal de linha não ter assinalado fora de jogo, no lance que deu origem a este golo falso como o Judas, e foi assim que o nosso adversário chegou à vantagem, mau de mais para ser verdade!

Grande Zé Pedro!

No 2º tempo, o Belém entra determinado, e após algumas jogadas de perigo, mas sem finalização ou com péssima finalização, surge o nosso golo do empate, fruto de uma jogada individual de Roncatto, que puxou do seu orgulho e qualidade futebolista e após jogada brilhante assiste o nosso "mágico" José Pedro, que com classe, ultrapassa um adversário e de pronto com determinação fez um golo à saída de Helton.

Um golo de qualidade, novamente marcado por um médio ofensivo, no entanto com interferência da nossa linha avançada, o que é já uma evolução da equipa.Curiosamente os nossos avançados, até sabem segurar a bola, dominar o esférico, têm velocidade, desmarcam-se bem, mas continuam a mostrar uma capacidade de finalização confrangedora, por vezes desesperante.A equipa está a evoluir em todos os aspectos, tem tudo para continuar sem perder, precisa de manter a concentração e a sua capacidade competitiva ao seu maior nível. Só assim estes jogadores podem levar e chegar às vitórias que tanto ansiámos e merecemos!Voltando ao jogo, naturalmente o Porto de orgulho ferido forçou o andamento do mesmo, a 2ª parte teve um ritmo competitivo forte, mas o perigo para a nossa baliza apenas surgia de livres de canto ou de perdas de bola infantis a meio-campo.

Com a ajuda dos 3 dos costume, as faltas e cartões amarelos surgiram em catadupa contra o Belenenses, com critérios desiguais, ou seja o jogo a ser arbitrado de forma habilidosa, empurrando sem necessidade, uma equipa que tem valor suficiente para nos ganhar e que não precisa de Paulinhos Baptistas, que estão a mais no futebol e que só prejudicam o espectáculo!O jogo foi emotivo até ao final, com os jogadores do Belenenses a lutarem com todas as suas forças, mostrando espírito de sacrifício, qualidade técnica e táctica.

Quando acabou o jogo, senti que devíamos ter ganho, pois fomos a única equipa que marcou um golo limpinho! Como sabemos, no futebol ganha quem marca, a eficácia é que é premiada, e nós marcamos um golo e ao Porto ofereceram-lhe um. Sem jogos viciados a vitória teria sido nossa.

Análise individual da equipa:Costinha – Com pouco trabalho, apenas em cantos teve que fazer, mostrou-se muito irregular, no lance do golo falso do Porto, talvez traído ou por estar incrédulo com o que estava a acontecer, pareceu que não fez tudo. O Belenenses sempre teve guarda-redes de grande categoria, neste momento não tem. Apenas um guarda-redes suficiente.Cândido Costa – Como nos habituou, sempre muito bem posicionado, joga com determinação, experiência e deixou o Quaresma desesperado, levando este a simular penalidades e a cometer faltas para vermelho directo.
Tivemos um grande defesa direito, neste jogo.Rolando – Subiu bem nos cantos, teve dois remates com algum perigo, esteve certo, sem falhas, Mostrou qualidade como sempre nos grandes jogos. Hugo Alcântara – Discreto, mas sempre muito eficiente, limpou a área, boa exibição.Rodrigo Alvim – Mais outra bela actuação, seguro na defesa, fecha bem o seu corredor e sempre que possível ajuda no ataque. Esta época tem estado discreto, nós queremos o Alvim mais rematador!Gavilan – Esteve na origem do lance que originou o golo falso do Porto, com fintas sucessivas na frente da nossa área e depois concluiu a sua jogada, já muito pressionado, com um passe à queima para o Rúben Amorim. No 2º tempo teve outro lance parecido, que provocou um calafrio na nossa defesa.
Julgo que se trata ainda de um choque de culturas, entre o futebol pausado da américa latina e o nosso futebol de velocidade e muita marcação. No resto do jogo, esteve muito lutador, incansável, foi uma peça importante é um bom reforço. Tem tudo para evoluir e tornar-se num jogador de top.Rúben Amorim – Um jogo um pouco abaixo do habitual, já é um jogador de quem esperamos mais qualidade nas suas acções, mas esteve como sempre batalhador, lutou até ao fim com garra e determinação, mas só teve um ou outro apontamento da classe que possui. Para um jogador, que dar um salto na sua carreira (estrangeiro, penso eu de que, só pode!), o futebol apresentado ficou aquém, mas como referi foi importante no colectivo.José Pedro – O Homem mais do nosso jogo, bravo, cheio de determinação, com eficácia na hora de finalizar e como sempre, deixou o seu perfume de classe principalmente no belo golo que marcou! Temos de volta o nosso Zé!Silas –
Fez uma primeira parte de bom nível, com boas arrancadas e esteve seguro quando da posse da bola. Leu bem o jogo e os tempos do jogo, foram bem aproveitados pela sua experiência. Julgo que saiu nos instantes iniciais do 2º tempo, pela mesma lesão que o fez sair no último jogo.Roncatto – Finalmente tivemos um bocadinho da qualidade do verdadeiro Roncatto, rematador, embora ainda com pouco acerto e algo lento na hora de remate, mas teve um lance genial com a assistência para golo do empate. Saiu minutos depois de ter sofrido uma falta grave, lesionado.

Esperemos que seja o arranque para um bom campeonato a exibição de hoje!Weldon – Jogador muito importante no nosso ataque, com boas desmarcações, deu bastante luta à defesa adversária, muitas vezes de forma solitária, algumas jogadas de bom nível, mas com um se não muito grande, a finalização ou último passe que continua desastrado. Certamente, com mais trabalho neste capítulo, terá todas as possibilidades de se tornar um jogador importante na nossa equipa.

Evandro Paulista – Entrou para o lugar do lesionado Silas, é o nosso selvagem como o apelidou o nosso treinador, e eu digo que continua ainda muito selvagem, embora tenha características interessantes, como a velocidade, a capacidade de luta e alguma técnica, mas é atraiçoado nas suas exibições, pela sua inexperiência, ainda muito marcada, chega a ser ingénuo como aborda certos lances. Tem tudo para crescer!Rafael Bastos – Entrou a substituir o lesionado Roncatto. Reconheço que no momento a faltarem 15 minutos para o final, é difícil entrar no jogo, quanto mais um jogador sem experiência na Europa e com falta de ritmo competitivo. Erros naturais de quem ainda não se ambientou, é preciso tolerância e paciência com todos estes jovens do Belenenses.
João Paulo Oliveira – O homem da “cabeleira”, entrou já na fase de descontos para o lugar de Weldon, extenuado. Tratou-se de uma substituição, para quebrar o ritmo do Porto e para perder tempo, e foi assim sem tempo suficiente para mostrar alguma coisa, que actuou até ao final do Jogo. Merece mais, este jovem.

Jorge Jesus – Parabéns pelo resultado, finalmente conseguiu pontuar num campo difícil e com todo o mérito. Existe qualidade no seu trabalho, isso é visível, para isso basta entender o jogo e ver o Belenenses a jogar.Arbitragem – Só posso dizer que teve uma dualidade gritante na amostragem dos cartões amarelos, poupou o Quaresma a uma expulsão directa, apitou sempre no sentido contra o Belém e teve um erro imperdoável, o juiz de linha, que devia estar ainda a olhar para os aviões de papel. Que foi a validação do golo do Porto!Não foi o autor desse recorde do Guiness, mas fica marcado como o autor do maior erro, jamais visto num campo de futebol, no que diz respeito à lei do fora de jogo. A suspeição ao rubro!Mas volto a repetir, o resultado final, empate a uma bola, até podia dizer que foi justo, pelo futebol que ambas equipas produziram, mas futebol não é justiça, é eficácia e nesse aspecto nós marcamos um golo limpo e o Porto não! Logo o resultado justo, devia ser a nossa vitória!

Obrigado rapazes, assim é um orgulho “Ser Belenenses”!!!
Viva "Os Belenenses"!
Etiquetas:
# posted by Miguel Amaral @ 01:24
e-mail
postCount('3410596293141929276');
Golo do Belenenses: (0)


Opinião dos intervenientes:

-"Jorge Jesus: «Com atrevimento talvez chegássemos à vitória, mas o resultado é justo»Jorge Jesus foi elogioso para com a equipa do F.C.Porto, numa prestação dos campeões nacionais que, na sua opinião, só acrescentou valor ao resultado obtido. Jesus afirmou que o Porto é a melhor equipa nacional, mas acredita que se o Belenenses tivesse um pouco mais de atrevimento talvez o resultado tivesse sido diferente. Ainda assim, considerou-o justo e o ponto conquistado soube melhor do que habitualmente.«Claro que é um bom resultado. Um ponto no Dragão é sempre positivo, ainda mais quando o Porto vem a atravessar um momento vitorioso. É, na minha opinião, a melhor equipa nacional, com melhores valores individuais e tacticamente criativa. Mas hoje o Belenenses soube reduzir os passes, uma fase muito importante do jogo de futebol. A lesão do Lucho facilitou-nos o trabalho porque ele é, para mim, um dos melhores números oito do mundo.
Na primeira parte estivemos a perder sem que nada o justificasse. Ao intervalo disse aos meus jogadores que se eles nunca tinham ganho no Porto, eu já o tinha feito como jogador e hoje era uma boa oportunidade para o fazermos. Depois de chegarmos ao empate, se tivéssemos sido mais atrevidos talvez chegássemos à vitória, mas também não era justo. A divisão de pontos é o mais justo. As vitórias têm um sabor especial e embora tenha sido um empate, um ponto aqui é muito mais valorizado do que em outro campo qualquer».-

"Costinha (Belenenses): «Queríamos os três pontos, mas empatar no Dragão já é muito bom»Costinha, guarda-redes do Belenenses, em declarações no final do empate no Dragão, com o F.C. Porto, que significou o primeiro tropeção dos azuis e brancos na Liga:«Empatar no Dragão este ano não tem sido fácil para ninguém. Trabalhámos sempre para conseguir um bom resultado, fizemos um excelente jogo, jogámos com uma grande equipa, mas pela forma como nós próprios nos exibimos, é lógico que ficamos satisfeitos. Queríamos os três pontos, mas conseguir um ponto no Dragão já é muito bom. Cada jogo tem a sua história, o próximo jogo não vai ser igual a este e é claro que no Dragão jogámos de uma maneira diferente. Acho que os próprios adversários já têm maior respeito pelo Belenenses. Como foi o golo que sofri? Não estava à espera daquela bola. Já me disseram que foi em fora-de-jogo, não sei, não vi, sei que a bola passou-me perto, tentei chegar-lhe com o pé, mas não consegui».

- " Zé Pedro: «A equipa vai crescer e vamos fazer uma boa prestação esta época»Zé Pedro, jogador do Belenenses que marcou o golo do Belenenses que deu a igualdade frente ao F.C. Porto, em declarações na «flash-interview» da Sport Tv:«Estivemos bem na primeira parte apesar de sairmos para o intervalo a perder. Entrámos bem na segunda parte e conseguimos a igualdade. Fizemos um grande jogo e estamos de parabéns. Demos uma grande resposta perante uma grande equipa e neste estádio. Ainda estamos no início, há rapaziada nova, jogadores que não são portugueses. Vamos continuar a ajudá-los. A equipa vai crescer e vamos fazer uma boa prestação esta época.»
FC Porto 1-1 Belenenses
Liga B&Win, 9ª jornadaEstádio: do Dragão, no PortoÁrbitro: Paulo Baptista, AF PortalegreF.C.Porto: Helton; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Cech; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho González (leandro Lima aos 11´e Tarik Sektioui aos 60´); Lisandro Lopez, Postiga (Adriano aos 80´) e Quaresma.Suplentes: Nuno, Pedro Emanuel, Lino, Tarik, Bolatti, Leandro Lima e Adriano.Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gomez, Ruben Amorim, Silas(Evandro aos 47´) e Zé Pedro; Roncatto(Rafael Bastos aos 77´) e Weldon (João Paulo aos 90´).Suplentes: Marco, Areias, João Paulo, Hugo Leal, Rafael Bastos, Evandro Paulista, Gonçalo Brandão.Marcha do Marcador: 1-0 aos 21´ por Postiga, 1-1 aos 50´por Zé PedroAmarelos: 26´Rolando; 44´Gavillan; 46´Silas; 57´Rodrigo Alvim; 63´Tarik; 85´Weldon; 89´ Quaresma; 90´Costinha

Etiquetas:

# posted by Luis Lacerda @ 01:00
e-mail
postCount('1757081913461656928');
Golo do Belenenses: (0)

Sexta-feira, Novembro 02, 2007

Jorge Jesus : Derrotar os invencíveis

- " Para Jorge Jesus não há dúvidas que o Belenenses pode ir hoje ao Estádio do Dragão e travar o FC Porto, que soma por vitórias todas as partidas na Liga até ao momento. "Acredito que podemos quebrar a invencibilidade do FC Porto, não há outra maneira de pensar. Acreditamos no nosso valor, que temos uma equipa para chegar lá e jogar a um nível alto, como já fizemos este ano em Munique [com o Bayern] e com o Real Madrid", afirma o técnico.Segundo Jorge Jesus, "o FC Porto atravessa um momento bom, só com vitórias e é uma equipa criativa, tanto no aspecto técnico como no táctico", acrescentando que "há uma grande dinâmica no sistema" dos portistas. Mas o treinador refere que tudo é possível, desde que a lição tenha sido bem estudada pelo Belenenses.
"Estamos preparados e, se fizermos um bom reconhecimento dos aspectos onde o FC Porto é mais forte, podemos dividir o jogo e equilibrá-lo. Temos a sensação que podemos fazer um grande jogo e quebrar a invencibilidade do FC Porto", reforça.Sobre quais as eventuais lacunas do FC Porto, Jorge Jesus admite que esta "não é uma equipa perfeita". No entanto alerta para a importância da fase inicial do jogo. "O FC Porto pressiona nos primeiros 15 minutos e tenta marcar um golo que lhes dê tranquilidade para o resto do jogo. Sabemos que vão fazer pressão alta de início e estamos preparados. O FC Porto tem alguns defeitos, como todas as equipas têm.
Como colocam muitos jogadores à frente da linha da bola, terão de correr riscos e procuraremos esses espaços, explica.- " Hugo Leal de voltaO médio Hugo Leal foi chamado por Jorge Jesus para o jogo com o FC Porto, após longa paragem de mais de dois meses. O atleta que, recorde-se, já representou os portistas, não joga desde a segunda jornada, em casa frente ao Braga. O jogo foi de má memória para os azuis do Restelo visto que, para além da derrota caseira por 0-2, ficaram sem Hugo Leal, que se lesionou a meio da partida contra aquela que também é uma ex-equipa. Nesta altura, e sem ritmo, o médio muito dificilmente entrará no onze mas pode ser opção para a segunda fase do jogo.Mas a lista de 19 convocados ontem revelada trouxe mais um par de novidades.
O lateral-direito Amaral e o extremo Mendonça, que entraram no onze contra a Académica, nem foram incluídos na convocatória e, em campo, deverão ver as suas vagas ser ocupadas pelos habituais titulares Cândido Costa e Rúben Amorim. Recorde-se que as exibições de Amaral e Mendonça frente aos estudantes deixaram muito a desejar e estas opções de Jesus não representam surpresa de maior. Devic e Fernando também ficaram de fora da lista.- " Antes da viagem: Belém à porta fechadaO plantel do Belenenses trabalhou ontem de manhã no Restelo à porta fechada, naquela que foi a derradeira sessão antes da ida para o Porto. O grupo almoçou ainda nas instalações do clube tendo os 19 convocados e equipa técnica rumado ao Norte logo de seguida.-
"Homenagem: Flores para pavãoÉ uma tradição que se cumpre sempre que o Belenenses visita o FC Porto: será depositada uma coroa de flores para homenagear Pavão. Em Lisboa, os portistas costumam retribuir a gentileza, fazendo o mesmo, homenageando Pepe.- " A táctica: Manter o hábito4x4x2 Aparentemente, Jorge Jesus irá mostrar no Dragão um esquema táctico similar ao que tem utilizado nos tempos mais recentes. Ou seja, um 4x4x2 compacto a meio-campo, onde se privilegia a coesão defensiva e o ataque apoiado. Em ocasiões anteriores, o técnico do Belenenses já mostrou um esquema mais cauteloso, com três centrais e dois laterais; mas, desta vez, tudo aponta para que não insista nessa estratégia, menos rotinada que a habitual. Adivinha-se um Belenenses aguerrido e à procura de

um resultado positivo.

recolha de
JBS

COMO É?....


OBRIGADO OBAMA!...

FAMÍLIAS PORTUGUESAS COM MAIS RENDIMENTO em 2009

Isto só pode ser obra do Presidente Obama. Em sessenta e tal anos de vida nunca tinha ouvido tal. Mais grana?... então dizem tanta coisa do homem, afinal como é?. Ele é melhor do que o OBAMA..

Vejam bem, a noticia do JN, é esta:

1 - Os portugueses vão ter mais dinheiro no bolso no fim do mês, em princípio, a partir do final de Janeiro. Ao aumento dos salários e pensões, junta-se a diminuição da taxa retenção na fonte de IRS, anunciada pelo Governo.

2 - O Ministério das Finanças publicou, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte de IRS, que actualizam a tributação de cada escalão em 3%. A alteração das tabelas de retenção para o IRS para 2009 vai favorecer as famílias portuguesas, segundo o Fiscalista Tiago Caiado Guerreiro à Lusa.

3 - As actualizações foram diferenciadas de acordo com o perfil contributivo de cada pessoa e segundo o escalão de IRS..

4 - Os valores dependem da remuneração mensal e do número de dependentes a seu cargo, bem como do facto de ser casado ou solteiro, ou possuir algum grau de deficiência.

5 - Contudo, segundo o Ministério das Finanças, em esclarecimento feito à Lusa,as tabelas de retenção são meramente provisórias, pelo que não influenciam a liquidação final do contribuinte, nem alteraram a sua carga fiscal. 6-

6 - Esclareceu,ainda, que as actualizações foram efectuadas tomando unicamente em consideração factores de natureza técnica.

7 - A propósito, Saldanha Sanches lembrou que o aumento do rendimento disponível das famílias resulta, antes de mais, do crescimento das remunerações e não tanto pela via da maior ou menor retenção na fonte, uma vez que este efeito é diluído no momento da liquidação anual de IRS.

8 - Na mesma linha, Rogério Fernandes Ferreira salientou as actualizações salariais e das taxas de retenção na fonte são "uma ajuda" às famílias, no sentido do "combate à crise por fomento da procura".

9 - "Uma inflação de 1,2 % [nova previsão de inflação do Governo para este ano] vai significar que muitos portugueses vão ter um aumento efectivo do seu rendimento, atendendo que muitos deles tiveram aumentos salariais superiores a esse valor", explicou a KPMG Portugal.

10 - Segundo esta consultora, tendo em consideração a diminuição da retenção na fonte sobre os salários e pensões, "os portugueses vão assim ter mais dinheiro disponível no final de cada mês, permitindo assim que o consumo das famílias portuguesas possa contribuir para o alívio da crise que se faz sentir".

11 - No entanto, como a actualização dos escalões de IRS para apuramento do imposto final foi de cerca 3%, tal situação dará origem, quando forem efectuadas as contas finais em 2010, a uma situação de menor reembolso ou de maior pagamento do imposto, em função da situação particular de cada um.

12 - A única excepção verifica-se no caso dos pensionistas com rendimentos superiores a 2.570 euros por mês. Uma vez que, neste caso não foi efectuada qualquer actualização nos escalões de retenção na fonte.

E esta hein?!...

Recolha de
JBS

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

IMPRENSA / DN


DISCURSOS OCOS OUVIDOS MOUCOS
por Baptista Bastos

Baptista-BastosEscritor e jornalista - b.bastos@netcabo.pt Na semana que passou eles estiveram em congressos, conclaves, magnos encontros. Que nos revelaram? Só estiveram a falar, não disseram rigorosamente nada. Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, em defesa e ilustração de um "sistema" que tem limitado a influência da política na vida das pessoas, estão absolutamente ausentes das numerosas dimensões da realidade.

Ouvimo-los com a complacência e o desgosto de quem deixou de acreditar no poder da palavra. E, também, com a sensação de que as construções teóricas deles obedecem a um pequeno teatro mimético. Quando Manuela Ferreira Gomes acusa Sócrates de "ser o coveiro da pátria" estamos perante uma forma intrinsecamente instável de politicar.

Quando Paulo Portas declama que não fará alianças com ninguém; e quando José Sócrates se recomenda como o principal fautor do "equilíbrio" português - todas estas afirmações são manifestações de fragilidade, degradadas e degradantes. A base, digamos empírica, dos pressupostos contidos nestes discursos está irremediavelmente ultrapassada. O afastamento das pessoas da política e do acto cívico resulta do facto de os dirigentes não se distinguirem uns dos outros - a não ser no modo de vestir.

Acreditou-se, ingenuamente, num código universal de conduta do capitalismo. Ora, o capitalismo, como se está a ver, não está para aí virado. O "mercado" é alérgico ao Estado, o qual, em condições normais, reduz o perímetro do lucro e afecta a ganância. Um pouco por toda a parte o desassossego alastra como endemia. São escassas as diferenças entre as acções praticadas ou propugnadas pelos dirigentes políticos "com vocação de poder", e as que se registam por todo o mundo.

A escandalosa desigualdade de rendimentos, as injustiças generalizadas, o crescente aumento do desemprego, da fome, da miséria, da agitação nas periferias revela-nos que a hierarquia normal de valores foi pulverizada. O poder económico deve subordinar-se à democracia, e não o oposto, como acontece, aliás, de um modo absolutamente desabusado. Os discursos de José Sócrates, Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas nem sequer ao de leve se inclinaram nestes temas - afinal, a razão de ser dos nossos maiores problemas.

As últimas intervenções de D. Manuel Clemente e de D. Carlos Azevedo não só demonstram a preocupação da Igreja Católica como são mais profundas, mais veementes e mais corajosas. Somente as formas em movimento crítico são susceptíveis de reforçar a democracia. Nenhum daqueles três, que desenharam o retrato político da semana, adopta critérios alternativos ao lodaçal em que vivemos - exactamente porque não sabem criar a persistência das diferenças.

Enfim: haja Obama!

Recolha de
JBS

AFINAL SALVADOR É PORTISTA/ IMPRENSA JN


OPINIÃO
retirado do JN

AFINAL ANTÓNIO SALVADOR É PORTISTA

A indignação de António Salvador não tem nada ver com o Braga mas foi desencadeada para beneficiar o PORTO e afundar o BENFICA.

Muito bem grande António Salvador.

Essa ilação retiro eu da crónica do Nuno Amaral, publicada no JN de hoje.

Braga e F. C. Porto: Amigos, amigos...

Equipas jogam no sábado, num momento de especial ligação entre os dois clubes

Nunca, como agora, portistas e bracarenses tiveram relações tão estreitas. A aliança nasceu a sério no Verão, numa resposta rápida ao convénio Benfica/V. Guimarães. No sábado à noite, estarão frente a frente dois amigos.

Braga e F. C. Porto protagonizarão o jogo de maior cartaz da 15.ª jornada da Liga, a última da primeira volta, que terá o ingrediente extra de colocar em confronto dois clubes que nos últimos
meses passaram a estar do mesmo lado da barricada nas "guerras" do futebol português.

Nos últimos meses, a boa relação pessoal que António Salvador, presidente da SAD minhota, sempre teve com Pinto da Costa estendeu-se aos gabinetes e aos relvados, de forma mais vincada do que no passado, a ponto de se poder falar, sem perigo de exagero, numa aliança capaz de responder à relação mais do que especial que passou a existir entre Benfica e Guimarães, a partir do momento em que os dois emblemas concertaram estratégias para ganharem ao F. C. Porto, nos tribunais da UEFA, a complicada disputa por um lugar na presente edição da Liga dos Campeões.

Exemplos concretos? Jogadores sem lugar no plantel dos dragões, que estavam a caminho de Guimarães, rumaram para Braga (ver peça à parte), o torneio de Verão na cidade-berço passou a contar com a participação do Benfica, e não do F. C. Porto, que preferiu estar presente numa prova do mesmo género na cidade dos arcebispos... Nos últimos meses, Pinto da Costa tornou-se visita habitual do Estádio AXA em jogos do Braga, o mesmo acontecendo com Salvador no Estádio do Dragão, como na recepção dos portistas ao Guimarães.

Para completar este óptimo relacionamento, faltará apenas a realização de uma grande transferência de um jogador da equipa arsenalista para o F. C. Porto, depois de, nos últimos anos, vários negócios terem chegado a parecer possíveis (o caso mais flagrante foi o do médio Andrés Madrid), sem nunca se transformarem em factos consumados. Até agora, os minhotos têm resistido às investidas portistas, sendo também possível que no Dragão não haja disposição para pagar os milhões que o Braga tem pedido...

No sábado à noite, António Salvador e Pinto da Costa estarão lado a lado no Minho, numa altura quente da temporada, em que o Braga passou a estar nas bocas do mundo futebolístico nacional pela enorme contestação à arbitragem. Por coincidência, ou talvez não, as críticas bracarenses tiveram origem no trabalho realizado pelo árbitro Paulo Baptista no jogo da Luz com o Benfica, ganho pelas águias graças a um golo em fora-de-jogo de David Luiz e no qual os minhotos se queixam de dois penáltis por assinalar a seu favor.

O presidente da SAD bracarense pediu, anteontem, à Liga para considerar a hipótese de serem nomeados árbitros estrangeiros para apitar os jogos dos três grandes no campeonato, não fazendo, neste caso, qualquer distinção entre F. C. Porto, Benfica e Sporting, mas será sempre curioso verificar o que acontecerá depois da partida de sábado em Braga, no caso de suceder uma má arbitragem de Paulo Costa.

Recorde-se que, na semana passada, o F. C. Porto também protestou com as arbitragens, pela voz do adjunto José Gomes, referindo-se aos prejuízos dos dragões no jogo da jornada anterior com o Trofense e aos benefícios concedidos nos últimos jogos aos rivais de Lisboa.

Um treinador em comum e meia equipa titular no Minho

Alan e Rentería são os exemplos perfeitos da excelente relação que existe entre F. C. Porto e Braga. Os dois atletas eram pretendidos pelo Guimarães no início da época, mas acabaram por seguir para a Cidade dos Arcebispos.

O extremo brasileiro, que até tinha brilhado no Berço em 2007/08, e o avançado colombiano são agora habituais titulares na equipa de Jorge Jesus, que conta, ainda, com mais quatro jogadores com um passado ligado aos dragões.

Evaldo chegou muito jovem à Invicta, cresceu na equipa B, e fez apenas um jogo oficial pela equipa principal do F. C. Porto, o suficiente para ser campeão nacional em 2003/04. Agora, é um dos totalistas da formação minhota, onde também costumam figurar os nomes de César Peixoto e Luís Aguiar. O esquerdino venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões pelo F. C. Porto, enquanto o uruguaio nunca teve oportunidade de brilhar no Dragão, fazendo-o agora no Minho. Jorginho é o sexto elemento desta ligação Porto-Braga e o único que ainda não tem o estatuto de titular no arsenal.

No sentido inverso, Jesualdo Ferreira tem excelentes memórias dos dois clubes: conduziu o Braga à Europa nas tres épocas completas em que treinou os minhotos, conseguindo dois quartos e um quinto lugares entre 2003 e 2006, antes de se sagrar bicampeão no F. C. Porto, onde trabalha também o enfermeiro José Mário, antigo funcionário do Braga.
Miguel Pataco

MEU COMENTÁRIO

Não, não posso mais. E é este clube sem ética que o REININHO diz estar na galáxia do Milan. Boa galáxia.

Recolha de
João Brito Sousa

O PRESIDENTE OBAMA


O PRESIDENTE OBAMA
Por João Brito Sousa

O mundo está confiante que o Presidente Obama continue a sorrir. Seria bom sinal. Vi no Presidente um homem sabedor quando disse:- “A economia americana está enfraquecida, por culpa de alguns abusos e por culpa nossa também” (mais ou menos isto).

Esta tirada do Presidente Obama está, na minha opinião, correctíssima, porquanto o Presidente, não excluiu da responsabilidade da situação apenas os que pouco contribuíram para a solidez dela, mas também os Governos em que a economia se afundou e não apontou as culpas exclusivamente aos outros. E isto é uma atitude de um homem inteligente, que estudou no duro e que está actualizado, que leu e lê muito.

No resto não sei se Obama esteve bem ... só o futuro o dirá.

Gostei igualmente daquela frase de Bush, que invocando Thomas Jefferson disse: “Gosto mais dos sonhos do futuro do que a história do passado”.. O nosso poeta Teixeira de Pascoaes é que disse: “tenho saudades do futuro”. Mas política e poesia não sei bem se coincidem. É bem verdade que quer uma quer outra actividade têm a sua particularidade própria mas o curioso é que o sonho pode pertencer às duas.

Todavia o sonho em poesia é perfeitamente natural e necessário, talvez. Em política o sonho existe até chegar o grande dia em que temos o poder na mão. Em política, o sonho equivale a ambição. Viu-se isso na implementação da Republica quando aquele punhado de homens bons, pensaram que a humanidade poderia ser solidária.

Enganaram-se porque houve alguém que não deixou

A implantação da Republica foi um sonho realizado mas simultaneamente um sonho desfeito. Com diz o sociólogo francês Paul Valery, “a política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem” ou ainda “a política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível”

Na poesia é que somos todos muito bons, a começar por mim...

De qualquer maneira GOOD BLESS AMERICA

Texto de
João Brito Sousa

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PLEASE COMENT!...


“HÁ MUITAS RELIGIÕES MAS O ESPÍRITO É ÚNICO...”
O texto que se apresenta de seguida é de Leon Tolstoi, in "Ressurreição.

- Que religião é a tua? - perguntou um homem de certa idade, que estava num extremo da balsa, junto do seu carro. - Não tenho nenhuma religião. Porque não creio em ninguém mais do que em mim mesmo - replicou o velho com ar resoluto. - Como pode uma pessoa crer em si mesma ?


Pode enganar-se - objectou Nekliudov, intervindo na conversa. - Nunca! - exclamou o velho abanando a cabeça. - Porque há então diferentes religiões ?- interrogou Nekliudov. - Porque as pessoas crêem precisamente nessas religiões e não crêem em si mesmas. Também eu acreditei nos outros e perdi-me como numa floresta. Estava tão confuso que julguei não poder mais encontrar o caminho.


Conheci múltiplas religiões diferentes. Todas se louvam a si mesmas. Todas se foram propagando, tal como uns carneiros cegos arrastam outros consigo. Há muitas religiões, mas o espírito é único. É o mesmo em ti, em vós e em mim. Assim, pois, cada um de nós tem de acreditar no seu espírito, e deste modo todos estamos unidos. Leon Tolstoi, in "Ressurreição"

2- O PRAZER E O TRABALHO

O texto é de Charles Baudelaire, in "Diário Íntimo

“Em cada minuto somos esmagados pela ideia e a sensação do tempo. E apenas existem dois meios para escapar a tal pesadelo, para esquecê-lo: o prazer e o trabalho. O prazer gasta-nos. O trabalho fortifica-nos. Escolhamos. Quanto mais nos servimos de um destes meios, mais o outro nos inspira repugnância. ::”

COMENTÁRIO.

É verdade que o tempo nos esmaga, sobretudo quando sentimos que nos começa a escassear. Se não temos ocupação alguma, essa realidade é mais acentuada. É claro que temos aqui um dilema a resolver:- se sentimos o tempo passar, derivado da falta de ocupação, esse facto retira-nos o equilíbrio e a boa disposição, que convém não perder. Se estamos ocupados, o tempo esgota-se e passa rápido e cada vez há menos tempo par viver, pois estamos a consumi-lo.


Falta aqui um meio termo que parece não existir, porque, qualquer uma das soluções que arranjemos, não evita que se continue a consumir-se do tempo ainda disponível. A melhor solução será aquela que, apesar de se consumir esse tempo ainda disponível, nos dê prazer em usufruir dele. EU OPTO PELO TRABALHO.
Será que é a melhor solução?

João Brito Sousa

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

OBAMA; O NOVO PRESIDENTE


CRONICA DE WASHINGTON
Por Diogo Costa e Sousa

As palavras pesam, valem o que valem mas sempre com peso.No merceeiro, no nosso mecânico, no dia a dia a palavra tem peso! As pessoas avaliam os seus semelhantes pelas palavras primeiro.

Os actos vem depois, precisam de tempo;- a palavra não, ela e' pesada instantaneamente por quem a ouve...vale o que vale, tem o efeito desejado por quem a prenunciou. Se for na execução de um negócio, ela e' selada com um aperto de mão de cavalheiros, passada ao papel e, tem o seu peso!...se for proferida por um médico, ela tem o condão de aliviar tem o peso do alivio quase instantâneo do sofrimento.

Porque não pesam as palavras dos políticos? Ou porque pesam pouco? São desguarnecidas de conteúdo? Eu diria que sim, são ocas, principalmente se forem proferidas em campanha eleitoral...e, um político esta sempre em campanha!.....

O meceãnico Obama ,o desejado, ainda não tomou posse e já entrou em campanha para as próximas presidenciais que só são daqui a quatro anos...senão vejamos o seu discurso de ontem....Já prevê que não vai poder fazer tudo o prometido num só' mandato ! ! ! mas quem não viu isso? Só quem não quiser ver!.. Não só num só' mandato como a maior parte do seu programa eleitoral e' utopia pura...palavras sem peso.

Com um abraço para ti.
DCS

MEU COMENTÁRIO

Um bom texto e estou totalmente de acordo. Já disse o mesmo qaundo referi que OBAMA disse que ia fechar GUANTANAMO e agora já não pode.

ab.
JBS

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

UNIDOS SEMPRE


RETIRADO COM A DEVIDA VÉNIA DO BLOGUE GERAÇÃO BENFICA

GeraçãoBenfica - A Mística
Convite aos queques do Lumiar

O Blog GeraçãoBenfica convida os queques do Lumiar, os mesmos indignados com o fora de jogo do David Luiz no jogo com o Braga a comentar o golo de hoje do Sporting em Vila do Conde frente ao Rio Ave, onde ganhou 1-0 precisamente com este golo acima.Melhor do que um fora de jogo difícil de ajuizar, como o da Luz, conseguiram DOIS (2) foras de jogo no mesmo lance. Primeiro no passe para Postiga e depois na posição do Vukcevic no momento do passe do Postiga.E AGORA?

O outro foi um roubo de catedral e este é o quê?Também vão fazer queixa à Liga Corrupta de Futebol Profissional?Rogério Alves, Paulo Abreu, Filipe Soares Franco e todos os demais cocós do Lumiar, aguardamos os vossos comentários neste espaço que sempre vos acolhe.ATENTEM TAMBÉM AOS DOIS TÓPICOS ABAIXO:

Estão a "bater no fundo"

Fiz hoje um exercício muito interessantemente estupidificante! Optei por ir ver o jogo do Benfica a um espaço com o canal SistemaPortoTV e com um tradicional rádio sintonizado na TratamosdoSistemaFuncionar para ter uma 2a opinião sobre o que ia sendo dito na TV.Fiquei a saber, curiosamente, que não se passa nada quando um jogador adversário entra a pés juntos ao joelho de um atleta do Benfica... algo que no límite, quanto muito, é relevante que dê um cartanito amarelo a quem vê a sua integridade física em causa.

Portanto nada de vermelhos! Isso nem pensar... não vá isso ajudar o Benfica!Deu igualmente para compreender que um jogador do Benfica quando salta com um adversário de braço no ar e na descida atinge-o sem qualquer intencionalidade, mas provocando uma ferida no dito... É AGRESSÃO EVIDENTE! Noutros casos (não sei se sabem quem é o Brutus Alves) trata-se de jogadores correctíssimos e nada de agressões! Nada disso... Mas no caso dos jogadores do Benfica... carrega-se de vermelhos!Deu para saber que mão na área que não dá penalty pelo árbitro é porque... o árbitro não viu claro! Devia estar, quem sabe, a jogar tetris ou saudar Maradona... AH! E deu também para perceber que quando um jogador advesário mete a dita mão na bola... é duvidoso e de dificil análise! Mas de resto, tudo normal.Percebi ainda que quando um jogador faz falta, não sei se na esperança que o árbitro oiça (ou se calhar é apenas para achincalhar, não!?), os belos comentadores fazem-nos o favor de reforçar afirmando "falta... E CARTÃO AMARELO!" (mesmo que não faça o mínimo sentido).Terminamos com três pérolas:A um golo MAGISTRAL do DiMaria, responde-se com um comentário leviano de "um belo lance individual do jogador PARA MARADONA VER".

Ou seja, o jogador não é elogiado... é achincalhado e deixa-se entender de não trabalha em prol da equipa, mas para o seleccionador ver. Valeu DiMaria mostrar ao avençado na FlashInterview que jogou não para Maradona, mas para o Benfica.Depois, pergunta-se a um treinador de uma equipa GOLEADA: A excelente exibição da equipa (especialmente na primeira parte) dá alento para blá blá blá e estar à altura deste embates no próximo ano na Luz blá blá blá blá!!!!! QUAL FOI A PARTE DO 4-1 QUE NÃO ENTENDERAM?Por fim, a Quique Flores reserva-se uma pergunta deliciosa: "Então mas com o Maradona na bancada porque não foi DiMaria titular?" WHAAAAAT???? Repete lá? Obviamente que Quique Flores explicou a esse "allien" que a definição da equipa do Benfica respeita o planeamente da equipa técnica e não quem é que está na bancada a ver.

Isto não é propriamente uma montra...!Nem vou comentar a inércia do ex-jogador do Benfica, Carlos Manuel, perante estas situações. É degradante ver uma glória do Benfica alinhar nisso para ter tacho...****************************Parabéns aos nossos rapazes pela vitória na Taça da Treta. Uma palavra para as exibições de Jorge Ribeiro, Reyes, Nuno Gomes e C. Martins... e claro para o golo magistral do DiMagia!

GeraçãoBenfica "à lá Cavaco Silva"

Se há coisa que nos dá gosto é quando os factos comprovam as nossas "denúncias".Ainda ontem o Blog GeracaçãoBenfica vos falava do Projecto Roquette e dos seus fundamentos. Fizemos hoje uma pesquisa breve (nada mais que 5 minutos de google) para encontrar o que os sportinguistas chamaram do início do fim do Sporting: O projecto Roquette.Blog Leão Tatuado - Manifesto Anti-Projecto RoqueteForumSCP - João Rocha: «Projecto Roquette liquidou o Sporting»Blog Leao de Verdade - O Projecto Roquette as denúnciasPerguntam vocês, mas a que propósito vem o Blog GeraçãoBenfica discutir o Sporting? Pois bem, não estamos a discutir o Sporting, meus caros.

O que estamos a fazer é a denunciar as alianças de poder que se efectuam no futebolzeco corrupto nacional e que têm como objectivo posicionar os clubes que gravitam em torno do Sistema e assim assegurar a sua subsistência financeira em prol da defesa dos interesses do Sistema e dos seus patrões, a saber:- Facilitar a hegemonia desportiva do FCP;- Garantir o acesso do FCP aos jogadores que mais se destaquem em Portugal (focando os outros clubes na formação);- Assegurar a presença do Sporting na Champions regularmente para garantir a injecção de capital anualmente - tão necessária para ocultar problemas graves de gestão;-

Permitir rotativamente a "entrada em cena" de um terceiro clube (sempre que necessário) para manter o Sport Lisboa e Benfica fora do acesso aos dinheiros da Champions;- Colocar jogadores excendentários e contratados nesse propósito para "alimentar" clubes pequenos e controlar a sua suberviência sobre os interesses do Sistema;- Não colocar em causa a subserviência ao lobby dos media e das transmissões televisivas;- Controlar, por via de união, as decisões nas AG da Liga e FPF, assim como assegurar as arbitragens mais "inteligentes".Desta forma, José Roquette ia conseguir apresentar todos os anos numeros muito bonitos nos resultados da SAD (receitas de vendas de jogadores + receitas da presença na Champions), ia ganhando umas tacitas e um campeonato de largos em largos anos e assim mantendo os interesses instalados e os sócios e adeptos sportinguistas alegres e enganados.Não foi de estranhar que Dias da Cunha, ao subir ao poder, fosse tão rapidamente traído e corrido do Sporting pelos actuais (e anteriores) directores do clube.

Dias da Cunha veio romper com esse projecto ruinoso para o clube e apareceu a denúnciar o Sistema de forma evidente... Voltou a apostar no futebol e teve equipas mutíssimo competitivas... foi campeão, inclusivé.Quando Soares Franco avançou então para esta recente manobra de diversão que mais não visava do que avançar para o controlo do clube, sem ter de dar cavaco aos sócios, abriu-se uma janela de oportunidade para nova disrupção com o Projecto Roquette e para que tal não aconteça, sai hoje a terreiro o próprio Roquette (há quanto tempo não o ouviamos) para soltar esta atoarda:

“É fundamental que quem o vá suceder seja realmente capaz de completar o trabalho de estabilidade e estruturação financeira que Soares Franco começou. Existe dentro do Sporting um potencial indiscutível para gerar um bom presidente” in Record.Meus caros, Roquette e Damásio foram o Jackpot que saiu ao Sistema...... O primeiro fez do clube de Alvalade o maior aliado controlado da história do FCP. Ajudou à criação da Liga a norte e sob o controlo da AFPorto. Não chateia e ainda ajuda (alguma vez Dias da Cunha deixava, por exemplo, Diogo Viana ir para o FCP a troco do Postiga?);.... O segundo, manteve-se aliado enquanto interessou fazer barulho e ajudar a salvar o Bras&Bras na ruptura financeira. Ajudou também a implantação do poder no norte e afastou definitivamente Lisboa e os clubes de Lisboa da rota de decisão. Recordo que este até apoiou uma candidatura de Pinto da Costa à presidencia da Liga e colocou na Luz, a treinador, um dos maiores e melhores amigos de Pinto da Costa - Artur Jorge.Enquanto os benfiquistas não entenderem o nosso futebol de aleatório, equitativo e desportivo tem muito pouco ou nada, nunca vão entender as opções de gestão da nossa direcção e administração da SAD.Somos apenas marionetas nas mãos dos altos poderes financeiros e que contribuimos fortemente para o alimentar dos vícios desses "patrões" ao frequentar os estádios fora da Luz, ao subscrever a Sporttv, ao ser clientes ZON, ao calar as arbitragens contra o Benfica, ao não denunciar os favorecimentos dos clubes pequenos os clubes "alinhados", etc.É fundamental não baixar a guarda... mas igualmente perceber a conjuntura socio-economico-política que faz rolar o Sistema. Meus caros, não é tudo uma questão de arbitragem, ou sequer de falar do FCP! É preciso CONTINUAR a ir mais longe e ser o braço armado do Sport Lisboa e Benfica na luta pela normalização do futebol português e pela irraiação dos "patrões" do Sistema.

RECOLHA DE
João Brito Sousa

ERA BONITO SE....


OPINIÃO

HONRA ... PRECISA-SE.

Espero que o Dr. Rogério Alves e o analista desportivo, na minha opinião, sem categoria e sem postura telivisiva que é o senhor Rui Oliveira e Costa, que está no programa de futebol com o Dr. Rui Moreira e o António Pedro Vasconcelos, tenham a coragem de vir à TV dizer alto e bom som:

GANHÁMOS CO UM GOLO IRREGULAR

Porque foi isso que aconteceu hoje no jogo do Sporting / Rio Ave. O Sporting ganhou com um golo fora de jogo, irregular, logo é legítimo, se houver honradez, que o senhor Rui Oliveira e Costa que tão exuberantemente acusou o Benfica de ganhar ao Braga, com um golo irregular e que tão exuberantemente se colocou ao lado do Dr. Rui Moreira venha agora dizer que o Sporting ganhou com um golo oferecido pelo árbitro.

E que o Dr. Rui Moreira venha dizer a mesma coisa.

As actuações do Dr Rogério Alves e do senhor Rui Oliveira e Costa, ao longo da semana em que quiseram cruxificar o Benfica, não foram atitudes de pessoas de bem.

Fico a aguardar.

João brito SOUSA

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BENFIQUISTAS DE TODO O MUNDO... UNAMO-NOS


OPINIÃO
(retirado do GERAÇÃOBENFICA)

OS MOREIRAS E OS OLIVEIRAS NÃO PASSARÃO

por JOÃO BRITO SOUSA



Nos últimos dias temos assistido às declarações de determinados elementos deste futebolzinho tuga que mais faz lembrar o Zimbabwe de Mugabe.Vamos lá "desconstruir" esses autênticos discursos de ofendidos que aparecem de figurinhas como Jesus da Reboleira, Salbador da Sé, Gérinho de Alvalade.Comecemos pelo último, se bem se recordam, recentemente viemos dar a conhecer o novo RJFD (link 1; link 2) e explicámos na altura o impacto transversal que isso ia ter ao nível da estrutura de poder do futebol português.


Ora, desenganem-se os que consideram que o Sporting não está envolvido nessa estrutura de poder, onde beneficia das relações estabelecidas com o "patrões" do Sistema em Portugal.Para recordarmos o Gérinho, temos questões como acusações de instrumentalização de poder na Ordem; envolvimentos promíscos da ordem no caso Maddie; ligações aos nada polémicos Maccan; mandatos trágicos na OA; enfim... um rol de coisinhas boas que abonam muito a favor do Gérinho que curiosamente NUNCA se lembrou de falar em casos como a inscrição do Hulk, as arbitragens onde o Benfica foi prejudicado em 8 (OOOOOITO) pontos, etc.E será que este senhor, que tão ardilosamente se junta a poderes e influências (vide os Maccan), mais não é que o desbocado que defende a estratégia do Projecto Roquette, que como já recordámos várias vezes, tem como objectivo unir-se ao Sistema que controla o poder e, por via de apoio ao mesmo, assegurar umas tacitas de Portugal, uns resultados positivos quando o campeonato estava decidido e (ACIMA DE TUDO) uma classificação que permita sempre mamar da têta da Champions... e assim garantir os indispensáveis milhões para o BES recuperar do buraco dos empréstimos do clube de Alvalade.... Não é por acaso que, com um Apito Dourado na ordem do dia, FSF tenha vindo falar apenas... do Estoril x Benfica (onde ainda hoje espero encontrar matéria que justifique tamanho alarido).... Não é igualmente por acaso que o clube de Alvalade está hipotecado até 2018 com o Oliveirinha que tem trazido pela mão o BES e o Millennium para o futebol... e que são curiosamente os maiores credores do clube de Alvalade, como assumiu FSF.
HÁ COINCIDÊNCIAS GIRAS, NÃO HÁ?Chegando ao clube dos arcebispos... se acham que todos sairam em defesa do clube, não podem estar mais errados. É conhecido por todos que o Sistema previligia todos os anos alguns clubes... mas há sempre um que é especialmente levado ao colo. Esse clube como que ocupa o lugar do Boavista... Se bem se recordam, esse clube que até campeão foi, desde que estalou o apito, caiu na rua da amargura financeira, directiva e classificativa.


Pergunto: Já pararam para pensar porque houve ligação entre o aparecimento do apito e a queda do Boavista?Assim, no ano passado, o Vitória de Guimarães andou autenticamente ao colo. Eram golos fora de jogo, eram expulsões "interessantes", eram arbitragens manhosas... era um "fartar vilanagem" que os levou à Champions. Ficou, portanto, feito o pleno: Clube protegido (onde estavam os atletas do FCP) na Champions, juntamente com o aliado (Sporting) e Benfica fora da Champions.Sejamos claros, esse "outro" clube só existe no Sistema, para deixar o Benfica fora da Champions.


A ideia é simples, alimentar financeiramente esse clube (por via da participação na Champions) e alimentar desportivamente (com empréstimos que se valorizam por via das classificações obtidas) e em troca comprar o silêncio deles. Com o Sporting aplica-se o mesmo, garatindo-lhes umas tacitas de vez em quando. OBJECTIVO ÚNICO: Afastar o Benfica do acesso a recursos financeiros.Chegamos então ao clube do Salbador! Clube onde há muitos anos milita o Mosquito Machado, mais conhecido por ser uma voz da AFPorto na FPF por via da Presidencia da AG. Já todos sabemos de como o antigo RJFD facilitava que as decisões e poderes eram geridos via FPF...Assim, tornou-se natural que a Bragalandia viesse a ser beneficiada nesta rotatividade do clube apoiado contra o Benfica.


De realçar que a rotatividade só garante ao Sistema que assim todos ficam com dívidas com o Sistema, mesmo quando deixarem de ser beneficiados.Quanto ao Mosquito Machado, o nosso Dir. Comunicação João Gabriel já lhe deu o devido chá... O Sr. que acumula o poder autarquico e desportivo na FPF (OH QUE CONVENIENTE!) e que é o mesmo que foi recentemente acusado de violar os estatuto da FPF, veio a terreiro falar de uma alegada troca de árbitro para o jogo com o intuito de beneficiar o Benfica.


Pois bem, já hoje João Gabriel afirmou e muito bem que “Estranha-se a insinuação ontem lançada por Mesquita Machado, essa sim merecedora de intervenção da Procuradoria-Geral da República porque, das duas uma, ou tem acesso a informação que não devia ter ou, pior, alguém já contava - por antecipação - com um determinado árbitro para o jogo Benfica-Braga. Como as responsabilidades do sr. Mesquita Machado não se esgotam enquanto presidente da Assembleia Geral da FPF, convém perguntar-lhe enquanto autarca, se, por acaso, ainda se lembra de qual foi o desvio orçamental na construção do Estádio de Braga. É muito interessante verificar a atitude tão diligente do presidente da Assembleia Geral da FPF, em contraste com o veto de gaveta a que condenou as denúncias dos vários membros do antigo Conselho de Justiça da Federação. Foi esta displicência que contribuiu para que a UEFA não tivesse, em tempo útil, acesso à deliberação do Conselho de Justiça”.Já ontem o Salbador tinha levado com o mesmo chá de João Gabriel que, de forma muitíssimo atenta afirmou “Como toda a gente sabe, Jorge Jesus é um homem de palavra fácil e um coração muito perto da boca. Em relação a António Salvador, não sei se as declarações foram realizadas enquanto presidente do Sp. Braga ou na condição de sócio do FC Porto".É muito giro falar de pedidos de nomeações de árbitros, mas deixem-me recordar-vos um texto retirado de uma justificação de Pinto de Sousa sobre os pedidos de Pinto da Costa para um jogo: "Sobre a possibilidade de que o Porto teria escolhido o árbitro para a sua própria meia-final, Pinto de Sousa desmentiu-o. E explicou: "Foi um pedido do Salvador (presidente do Braga). Não indicar nem o Olegário, nem o António Costa". in O Publico.Enfim... palavras para quê! Vem agora o Mosquito falar de pedidos de árbitros?Terminamos o ramalhete com o Jesus Cristo da Reboleira. Recordamos com saudade as reclamações do Cristo da Reboleira quando foi roubado frente ao FCP, então sob o comando do Belenenses! AI NÃO RECLAMOU? Ah pensava que sim... que distraído sou. E acho que sobre isto estamos conversados!Enfim... nada acontece por acaso e enquanto o Salbador e Mosquito tudo fazem para manter a Bracalandia no grupinho de três que mama da têta da Champions e/ou da UEFA (onde todos sabemos o que que se passou para beneficiar o FCP em sede justiça desportiva), FSF vai fazendo o mesmo para garantir o total controlo do BESporting/BCPTrapalhada sobre a estratégia do Zbording.Enfim... nos momentos certos, concertados saem todos em defesa dos respectivos interesses e que, coincidentemente (ou talvez não) são os interesses de um tal clube que não durou mais que uma jornada líder do campeonato.