segunda-feira, 7 de julho de 2008

IMPRENSA/ O JOGO


OPINIÃO

É de doidos
JOÃO SANCHES

"O mundo é dos doidos" - não sei a quem devo creditar a autoria da expressão, mas parece-me uma óptima frase para sintetizar a forma como decorreu a última - e a que era tida como a mais importante - reunião do Conselho de Justiça (CJ) da FPF em 2007/08. Por excesso de evidências, a bagunça criada entre juízes no seio do órgão máximo da Justiça desportiva nacional é um exemplo de péssimo serviço público e, simultaneamente, um factor de crescimento agudo da desconfiança do cidadão comum relativamente a quem está investido da missão de aplicar o Direito.

O Sporting, já foi prometido pelo seu presidente, vai pedir esclarecimentos, atitude em que deveria ser seguido por todos os emblemas não intervenientes no caso. Por muitas explicações que o líder do CJ dê agora para aclarar o facto detonador da cisão, isto é, a (real) motivação que o levou a decidir-se pela exclusão do juiz João Abreu da apreciação dos processos de recurso do Boavista e de Pinto da Costa (FC Porto), há argumentações que… tresandam a esturro. Gonçalves Pereira enveredou por manobras reservadas que, embora ele as entenda como lícitas, acabaram por ser imprudentes, pondo em xeque tanto o presidente do CJ - por muita boa-fé que tivesse -, como princípios elementares de transparência - mais ainda quando estava em causa um dossiê que exigia ser tratado sem margem para ambiguidades.

Se funcionou, de facto, como força de bloqueio, isso será difícil de determinar, mas o Benfica, parte interessada na resolução do CJ pelos benefícios que poderá colher na UEFA em termos de acesso à Liga dos Campeões - sempre e desde que o FC Porto seja afastado -, não tem dúvidas: há matéria para mover um processo-crime a Gonçalves Pereira por obstrução à justiça. Hoje - dia de sorteio dos campeonatos profissionais -, a Direcção da FPF deverá dar conta do polémico acórdão do CJ à Comissão Disciplinar da Liga.

O documento, espera o Benfica, também deverá seguir para a UEFA - e, assim, a participação dos dragões na Champions entrará, advinha-se, em irreversível marcha-atrás. É de doidos

O MEU COMENTÁRIO

Parabens ao jornal "O JOGO" pela imparcialidade com que tratou o assunto. Concordo que a decisão de Gonçalves Pereira, carece, parece-me, de ética profissional.
Não esquecer que este Senhor Doutor Juíz foi convidado para estas andanças por ADRIANO PINTO, que esteve vinte e tal anos à frente dos destinos da AFP e, segundo dizem os estudiosos, com o olho na arbitragem.


Publicação de
João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Doidos?!

    Doidos, há-os, de facto, por esse mundo fora. Infelizmente! Doentes incuráveis, porque o cérebro humano ainda não permitiu que o Homem lá entrasse e o dominasse. Parece que apenas um terço das suas funções e qualidades é bem conhecido e o resto quase impenetrável.

    Mas, no caso vertente, onde estão os Doidos e onde pára a Loucura?! Talvez em nós, espectadores passivos de atitudes incompreensíveis, menos dignas de quem tem que administrar Justiça.
    À mulher de César, não lhe basta ser séria; tem que mostrar ser séria!
    A um Juiz, não lhe basta administrar boa Justiça; tem que aparentar ser justo e imparcial!
    Um Juiz não pode jogar com os "rodriguinhos" da Lei para fintar a sua imparcial aplicação, mesmo quando está em causa condenar o seu pai â morte!
    É sabido que o amor clubístico é, na maioria das vezes, mais forte que o amor filial. Mas há filhos que, pela sua condição social, têm a obrigação de saber dominar o impulso das suas paixões, sob pena de virem a ser muito maus filhos e, socialmente falando, muito maus concidadãos.

    Não vivemos num mundo de Doidos! Atitudes menos dignas de quem tem a obrigação de parecer digno é que nos conduzem à loucura.

    Arranjemos forças para nos mantermos na nossa sanidade mental!

    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,

    Gostei da sua análise.
    No entanto,e permita-me, eu diria:

    "A um Juiz, não lhe basta administrar boa Justiça; tem que demonstrar ser justo e imparcial!"

    e

    "Não vivemos num mundo de Doidos! Atitudes menos dignas de quem tem a obrigação de ser digno é que nos conduzem à loucura."

    Cumps.

    AGabadinho

    ResponderEliminar