sábado, 14 de junho de 2008

QUERO FALAR


QUERO FALAR SOBRE COISAS ...

Às vezes acontece-me querer falar sobre coisas que não sei o que são, nem bem nem mal, são apenas coisas. Não quero falar da vida mas vou sempre lá parar. No fim de contas a vida é aquilo que nós somos e nós somos a vida. Às vezes entendemo-nos bem com ela outras nem por isso.

Mas a vida está í e é preciso vivê-la.. Vivê-la e vencê-la.

A melhor maneira de vencer na vida é tentar saborea-la pelo ângulo que ela nos permite ou por aquilo que ela nos dá ou tem para nos dar. Às vezes acontecem coisas que nos põem a pensar, muito ou pouco e outras vezes não pensamos esmo nada. E acontecem coisas... como hoje de manhã..

Eu estava com a minha mulher no café e tendo retirado na farmácia os valores da tensão arterial, valores que considerei muito baixos, quando o Manuel ia a passar chamei-o e disse, olha lá Manuel quais são os teus valores da tensão arterial. E o Manuel disse que não sabia mas que estava mais preocupado com os números do euromilhões..

São situações destas que alternam com os momentos maus ou quase, que nós temos de enfrentar. A vida é vivida dia a dia, semana a semana e ano a ano .e quando damos por nós já passaram tantos anos. E há tanta coisa para resolver na vida. Os nossos problemas e os problemas dos filhos. E são cá cada problema..

Todos os meus amigos têm filhos. E eu também. Mas o mais engraçado é um amigo que eu tenho que tem um filho solteiro e o raio do moço não quer casar. O Pai tem bens mais que suficientes e queria um neto, mas o filho do meu amigo não ouve nada no que respeita a isso.. Não sei se isso é drama mas não será uma situação fácil de gerir nem de digerir. Se for eu a falar com ele de coisas banais ou não, o rapaz é simpático e aceita. Ri-se até. Mas se é o Pai que lhe diz qualquer coisa seja de que teor for o rapaz desaparece, quer dizer, ignora o assunto.

Mas tenho outro amigo que tem um filho muito bem colocado na vida e até é investigador, também não quer casar, penso eu e quando o Pai fala com ele, aceita a brincadeira.
Portanto a vida tem de tudo e é preciso gerir os prós e os contras dessa mesma vida. Nós queremos o melhor para os nossos filhos e deveríamos querer o melhor para a humanidade.

Mas isso aqui é impossível obter.

Escrevi hoje um artigo para o jornal de Olhão sobre futebol e este é um exemplo onde as pessoas têm dificuldades em relacionar-se. E escrevi também sobre História, pois entendo que é uma matéria de grande importância no contexto cultural de um povo, nomeadamente a primeira República

E assim a vida.

João Brito Sousa

1 comentário:

  1. Coisas. Coisas da Vida

    Coisas da vida de hoje.
    Os filhos, os netos, a descendência.
    Tens mais um amigo cujos filhos não querem casar. Eu, que sou teu amigo de longa data e tenho dois filhos que não querem casar. O mais velho já o asumiu e comunicou à família que casamento, vida profissional e os prazeres da vida são autênticos líquidos não miscíveis. Vai dando as suas "cambalhotas" sem assumir compromissos que lhe possam coartar o que ele apelida de liberdade de movimentos ou ausência de elos que o impeçam de disfrutar de um fim de semana em Londres ou de um qualquer espectáculo em Praga. E eu, avançado que vou nos meus sessenta, a quem um neto traria indubitavelmente um franco e agradável acrescento ao prazer de viver, vou ficando pela companhia de dois "perritos". Coisas da vida moderna!
    O outro, mais novo, mas quase a entrar nos trinta, vai andando num " casa/descasa", sempre barafustando que não tem feitio para se deixar prender ou ter que passar pelos incompreendidos momentos das explicações duma entrada tardia em casa ou duma necessidade de passar fora um fim de semana com os amigos que o desafiaram para uma sessão de 'rafting' ou para um show de aeromodelismo!
    E vamos, por estas e por outras, ficando com um país envelhecido!
    E vamos, os da nossa geração, com quase quarenta anos de casamento, pensando nas cambiantes da vida de hoje, no seu evolucionar, e matutando no certo e no errado das diferentes condutas sociais a que a nossa já longa existência permitiu assistir.
    Certo é que casamento solicita restrições de conduta, impõe que se abdique de certas "libertinagens", que se troquem concessões de vontades e desejos. Isto é sobejamente consabido. Mas...
    Mas, que diabo!, o Homem, como qualquer outro animal, tem como funçäo primordial nesta sua passagem por esta vida, a perpectuidade da espécie. Como é entäo possível que os aliciantes da actual sociedade consiga desvirtuar täo basilar funcionalidade?! Será que o maior culpado desta conduta é täo só a 'liberdade', conferida aos jovens de hoje pela perda dos bons - os nossos säo sempre os melhores! - costumes e tradiçöes !?
    Talvez.
    Säo as coisas da vida de hoje! Preocupaçöes de deixar descendência, perpetuando o nome e conceito de família, já väo muito longe!
    Se assim continuar, teremos país, com vida, nos próximos anos?!
    Iniciativas políticas, para combater täo caustica tendência, precisam-se! Urgentemente!

    Para que amanhä também haja quem possa falar das coisas da vida de entäo!

    arnaldo silva
    felizmente refor mado

    ResponderEliminar