terça-feira, 17 de junho de 2008

COISAS DA VIDA DE UM COSTELETA


COISAS DA VIDA DE HOJE

OS FILHOS, OS NETOS, A DESCENDÊNCIA.

Tens mais um amigo cujos filhos não querem casar. Eu, que sou teu amigo de longa data e tenho dois filhos que não querem casar. O mais velho já o assumiu e comunicou à família que casamento, vida profissional e os prazeres da vida são autênticos líquidos não miscíveis. Vai dando as suas "cambalhotas" sem assumir compromissos que lhe possam coartar o que ele apelida de liberdade de movimentos ou ausência de elos que o impeçam de desfrutar de um fim de semana em Londres ou de um qualquer espectáculo em Praga.


E eu, avançado que vou nos meus sessenta, a quem um neto traria indubitavelmente um franco e agradável acrescento ao prazer de viver, vou ficando pela companhia de dois "perritos". Coisas da vida moderna!O outro, mais novo, mas quase a entrar nos trinta, vai andando num " casa/descasa", sempre barafustando que não tem feitio para se deixar prender ou ter que passar pelos incompreendidos momentos das explicações duma entrada tardia em casa ou duma necessidade de passar fora um fim de semana com os amigos que o desafiaram para uma sessão de 'rafting' ou para um show de aeromodelismo!


E vamos, por estas e por outras, ficando com um país envelhecido!E vamos, os da nossa geração, com quase quarenta anos de casamento, pensando nas cambiantes da vida de hoje, no seu evolucionar, e matutando no certo e no errado das diferentes condutas sociais a que a nossa já longa existência permitiu assistir.Certo é que casamento solicita restrições de conduta, impõe que se abdique de certas "libertinagens", que se troquem concessões de vontades e desejos. Isto é sobejamente consabido. Mas...

Mas, que diabo!, o Homem, como qualquer outro animal, tem como função primordial nesta sua passagem por esta vida, a perpetuidade da espécie. Como é entäo possível que os aliciantes da actual sociedade consiga desvirtuar tão basilar funcionalidade?! Será que o maior culpado desta conduta é täo só a 'liberdade', conferida aos jovens de hoje pela perda dos bons - os nossos säo sempre os melhores! - costumes e tradiçöes !?Talvez. Säo as coisas da vida de hoje!


Preocupaçöes de deixar descendência, perpetuando o nome e conceito de família, já väo muito longe Se assim continuar, teremos país, com vida, nos próximos anos?!

Iniciativas políticas, para combater täo caustica tendência, precisam-se! Urgentemente!Para que amanhä também haja quem possa falar das coisas da vida de entäo!

arnaldo silva

felizmente refor mado

Sem comentários:

Enviar um comentário