quinta-feira, 21 de abril de 2011

OPINIÃO



A TRAPALHADA
Por João Brito Sousa

O que se está a passar actualmente Portugal é considerado na imprensa internacional como uma “Trapalhada”. Efectivamente, penso não ser caso para menos. Não foi para chegar à precária situação económica / financeira em que o País se encontra actualmente, que os militares de Abril fizeram a revolução dos cravos, como também não foi para chegar a este ponto, que D. Afonso Henriques brigou com a mãe em S. Mamede em 1128 e também não foi para aqui chegar que D. Afonso Henriques desrespeitou o Rei de Castela, que levantou o cerco a Guimarães no pressuposto de que D. Afonso cumpriria a sua palavra de não agressão, digamos assim.

E não cumpriu. E foi Egas Moniz que deu a cara e se apresentou ao Rei de Castela, com a corda branca ao pescoço a pedir perdão.

Era a palavra dada que estava em causa. Havia honra.

No Portugal de hoje, parece que a honradez não conta para nada. Os políticos fazem, num certo sentido, o que querem, sem dar cavaco a ninguém e deveriam ser auditados, porque não nos prestaram contas das, direi “vigarices”, que andaram por aí a fazer. Como o Dr. Portas que aceitou pagar 30 milhões a mais naquela trapalhada dos submarinos, conforme passou hoje no telejornal das treze. Mas, este pagamento a mais, acho eu, que deve ser do conhecimento do Primeiro Ministro, do Ministro das Finanças e inclusivamente do Presidente da Republica, deveria ser explicado a nós, simples pagantes, qual o motivo que levou a esse pagamento em excesso.

E não foi.

O caso do BPN, a quem o Banco de Portugal deveria ter fiscalizado e não o fez, é outro caso que carece de explicação em termos dessa ausência de fiscalização, até porque o Governador, Dr. Victor Constâncio se ausentou para Bruxelas onde foi colocado. A crise pode ter começado aqui. e as razões parecem-me óbvias. Mas não sabemos onde está o dinheiro.

Dr. Portas, os trinta milhões pagos a mais, porquê essa atitude e onde estão ? Mas pagos a mais porquê ‘?

Precisamos de saber.

Dr. Armando Vara, oitocentos e vinte e dois mil euros, a que propósito ?

Estes comportamentos são trapalhada sim. É a minha opinião.

jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário