terça-feira, 12 de abril de 2011

OPINIÃO


O BENFICA / FCPORTO


Nunca foi tão unânime, a opinião acerca dos acontecimentos ocorridos no jogo de futebol citado em título. Que sim senhor, que o FCPorto foi vencedor com mérito e os do Benfica foram do piorio, é o que diz toda a imprensa, desde Miguel Sousa Tavares até Paulo Pinto, no jornal “a BOLA”. Porque também escrevo para os jornais e porque acompanho o futebol há mais de trinta anos, acho-me no direito de vir aqui também dar a minha opinião sobre o jogo, respectivos incidentes e sobretudo falar dos comentários lidos.


É que desses comentários, não consta nada em desabono do FCPorto, que no dizer dos jornalistas, referem mais ou menos, que o FCPorto é um modelo de perfeição. Mais adiante concretizarei mellhor este aspecto, por tratar-se de uma afirmação impensável e os jornalistas que o dizem, estarão, no mínimo mal documentados. Que eu tivessse lido não vi nenhum jornalista referir que os jogadores do FCPorto recusaram apertar a mão aos putos do Benfica quando da entrada em campo. Pergunto: porque omitiram os jornalistas o facto? Esqueceram-se ou acham bem ? Se acham bem, estão ao lado dos jogadores do FCPorto, revelando a mesma falta de dignidade e deviam pôr a caneta de lado e ir desempenhar outras funções, que não esta, a de jornalista, que não se compadece com inverdades mas com a verdade apenas. Que foi o que os senhores omitiram.


Quanto ao apagão e à água o SLBenfica lá terá as suas razões. Não sei se já se pronunciou sobre isso ou não, espero que o faça. Creio que houve um apagão idêntico nas Antas em 1994. Os senhores jornalistas comentaram esse apagão ? Não vi nada ? E aquela cena no tempo do Presidente João Santos, quando os jogadores tiveram de se equipar no corredor, disseram os senhores jornalistas alguma coisa? Não vi nada. Esqueceram-se ? E o espectáculo do guarda Abel, já foi esquecido ? Estranho, no mínimo.


Por isto tudo que deixo dito, não percebo Daniel de Oliveira, que diz no jornal Record “que qualquer pessoa com dois olhos e a cabeça a funcionar, sabe que o Porto, ache-se o que se achar da sua direcção (vejam bem…) mereceu vencer este campenato. Tem o melhor futebo, a melhor gestão e a melhor equipa. E tinha o direito de festejar a vitória”


Este cavalheiro que se assume como analista político tem a desfaçatez de vir falar de futebol em termos pouco abonatórios, querendo à força impor o que não domina. Efectivamente, este comentário de Daniel de Oliveira é, em minha opinião, um insulto à veradade e ás pessoas, porque eu tenho dois olhos e cabeça e não sou obrigado a pensar como o Daniel e sinto-me insultado por não poder emitir uma opinião dferente. Diz ainda, “ache-se o que se achar da sua direccção” não referindo nada sobre isso, quando podia ter dito que a Direcção é antidemocrática visto há 30 anos ser lista única e aqui o Daniel, jornalista, tinha um grande trabalho a desenvolver. Mas nada. E mereceu vencer o campeonato, só porque DO quer ? As coisas não são assm, amigo. Outro assunto que o Daniel, jornalista, deveria tocar era a homenagem que a AFP prestou a Olegário Benquerença e o que daí resultou. E podia ir mais longe, comparar o comportamento de Loureço Pinto com o de Adriano Pinto.


Isso seria um excelente trabalho jornalístico, mas não foi isso que escreveu.


Daniel Oliveira é um analista político que ousa vir falar de futebol do qual mostrou nada perceber, como não ter noção nenhuma do que é ser jornalista. João Bonzinho no jornal “a BOLA” diz na sua crónica “um surpreendente apagão no início da legítima festa do FCPorto, pela conquista do campeonato, ter envergonhado a sua história, o Benfica …” Exmo senhor JB, diga-me quando é que uma festa se torna legítima? Quando se tem direito a ela, penso eu. E o senhor acha que o comportamento dos jogadores do FCPorto que recusaram levar os putos do Benfica pela mão, como seria legítimo e é normal, o senhor acha que estes indicadores são de gente que quer festejar ou que quer achincalhar ? Cantar “slb, slb, filhos…” é o quê ?


Para José Manuel Freitas, o FMI é outra questão. A questão principal, parece-me, é o senhor querer brincar ao jornalismo, quando diz “e agora a sério”. E não tem esse direito.


A crónica de Rui Moreira, no jornal “a BOLA” é um desastre total. A este senhor, com formação académica superior e com elevados desempenhos profissionais na cidade, exijo-lhe maior rigor no que diz e mais respeito pelos adversários do clube de futebol da sua cidade. Porque o Dr. Rui Moreira tem de marcar a diferença através de uma postura de honradez. O que diz na crónica de hoje pouco difere do que diria um indiferenciado. Vejamos. 1 – Não concordo. A homenagem a Olegário Benquerença sujou a vitória no campeonato. Como foi no passado. 2 - - O FCPorto é uma equipa protegida desde há muitos anos. Quem joga melhor são Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Lourenço Pinto e… A consistência vem daqui. 3 – Concordo 4 – No penalty o Falcão atirou-se para a piscina 7 – Espectáculo patético não é expressão que o senhor deva usar. 9 – Paulo Garcia o branqueador. Tal como as escutas a que o senhor chamou de auto de fé e desandou. Pinto da Costa, o homem do leme. Qual leme? Peço-lhes mais rigor e menos desconsideração por um dos maiores emblemas do futebol português.


OUTROS:


Duarte Moral, jurista e sportinguista, está sempre de faca afiada contra o Benfcia. È sempre a andar. Quando o GM, Presidente sportinguista de então foi com uma pistola à cabine do árbitro num jogo com o Atlético, nunca vi o cavalheiro DM se pronunciar. O mesmo se passa com o vergonhoso acto das eleições, aparentemente fraudulentas. A sua preocupação devria estar aqui, porque a falar mal do Benfica vc não tem espaço. Eduardo Barroso, antibenfiquista primário, diz ele, gostava de estar na pele dos adepts do FCPorto porque estes ganharam um campeonato que raramente ganham limpo.


Outro freguês que apareceu a explicar o que é um electricista apagãoes e quejandos foi o Dr. Paulo Teixeira Pinto com uma crónica no jornal “A bola”, que diria estúpida, muito danado com o apagão e a água. Dr. admita que convidava uns amigos, melhor, inimigos, para jogar poker em sua casa e admita também que o senhor perdia os 11 milhões. E admita que eles, os ganhadores, queria festa. O senhor dava ? E água também dava. Estou descnfiado que o senhor abria mas era o gaz da coznha e limpava-lhes o cebo.


Outro cavalheiro que se mostra muito incomodado com a decisão sobre o caso Jorge de Jesus é André Vilas Boas. Mas este cavaalheiro deve estudar em primeiro lugar a história do seu clube para depois se pronunciar, ok


Depois dos túneis, este será o campeonato do apagão", diz AH.

Antero Henrique, director-geral para o futebol, foi o porta-voz da revolta do FC Porto perante aquilo que considera a passividade dos responsáveis da Liga, da Comissão de Arbitragem e do Ministério da Administração Interna, na sequência do que se passou no clássico. Dentro e fora das quatro linhas. Antero Henrique apontou o dedo aos 15 erros cometidos por Duarte Gomes, questionou as habilitações do observador Fernando Mateus, de quem, disse, nunca tinha ouvido falar. Uma semana depois do clássico, não compreende o silêncio sobre o assunto e muito menos por que razão o árbitro voltou a ser nomeado nesta jornada. Antero Henrique também exigiu explicações e ainda foi irónico quanto ao castigo aplicado a Jorge Jesus.

As escutas Antero, as escutas.


JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário