terça-feira, 19 de abril de 2011

OPINIÃO



AMANHÃ HÁ FUTEBOL

É o BENFICA / PORTO.

O Benfica leva vantagem de dois golos, mas terá de fazer um grande jogo para garantir a eliminatória, porque o FCPorto, tem tudo a seu favor para vencer, como ficou demonstrado no jogo com o Sporting, em que podia, em princípio não ter ganho, mas o árbitro não sancionou como devia a grande penalidade que daria, em princípio, o empate.

É assim há quase trinta anos.

Entretanto o treinador do FCPorto, AVB, já deu o mote, se ouvi bem, referindo o grande investimento do Benfica nesta época, face a tão precários resultados. É a imagem de marca do clube, atacar sem nexo e irresponsavelmente, penso eu. Como se em casa deles fosse tudo perfeição. Não, não é. Desculpar-me-á mas o problema é do Benfica, não seu.

Enviei este mail ao jornalista Júlio Magalhães, em que comento um artigo seu no JN. Ainda não tive resposta, mas espero vir a tê-la.

MEU CARO JÚLIO MAGALHAES
Boa noite.

Acabo de ler no blogue souportistacommuitoorgulho as suas crónicas no JN in Alameda das Antas. Impressiona-me o seu desembaraço pela falta de isenção que os seus artigos revelam. Comparativamente a colegas seus tem a vantagem de não colocar lá na crónica que é escritor. Mas é. E é por isso que eu lhe escrevo este mail.

Meu caro amigo, um escritor deve tentar fazer dos seus leitores melhores pessoas como disse Vergílio Ferreira e o senhor faz precisamente ao contrário, elogia quem não deve, fazendo das pessoas seus leiitores piores pessoas. Estou a referir-me ao que diz do senhor Pinto da Costa . E fala mal qb dos outros clubes de futebol, Benfica e Sporting, nomeadamente. O senhor quer convencer as pessoas que o FCPorto é um modelo de organização. Mas não é. Porque em futebol não há disso. O Presidente do ACMilan e primeiro Ministro italiano, senhor Berlusconi, disse: se eu fosse treinador ganhava os jogos todos. O senhor evita abordar os problemas de fundo, como foi a homenagem do Dr. Lourenço Pinto ao árbitro Olegário Benquerença que no domingo seguinte vos ajudou, prejudicando o Benfica em Guimarães, da qual nunca lhe ouvi dizer nada. Pinto da Costa é uma má referência para o FCPorto, conforme relatam as escutas e a sua candidatura em lista única há trinta anos ou quase, tornando o clube uma instituição antidemocrática. Quando Zé Mourinho ganhou, parece-me que PC terá dito: mas não ganhou sozinho. Eu vivo no Porto há cinco anos, admiro o vosso amor à cidade mas ao clube não, como meia cidade também não admira.

Como homem da comunicação social, com provas dadas exigo-lhe que trate os assuntos com verdade, o que me parece não acontecer. O FCPorto é uma equipa protegida pelos árbitros conforme se viu no jogo com o Sporting. Ou o senhor não viu. Lamento que o futebol tenha invadido as mentalidades de homens da comunicação social como o senhor em prejuízo do apoio que a cidade precisa dos seus residentes. Gostava de debater estes pontos com o senhor, se por acaso tivesse tempo. Espero que entenda este meu mail como uma abordagem a um assunto que a todos interessará: a verdade desportiva. E já agora diga-me a morada para onde lhe posso enviar o meu último romance “COMO SE GOSTASSE.”

Espero que encare este mail como um procedimento democrático.
Aceite os cumprimentos do
João Brito Sousa

JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário