quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SOLIDARIEDADE


SERÁ O TAL MUNDO NOVO

Os Governos de Espanha e Portugal estudam realizar Conselhos de Ministros conjuntos no futuro, dada a actual intensidade das relações bilaterais, revelou hoje o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos.

O chefe da diplomacia espanhola fez a afirmação no Parlamento, ao ser questionado sobre a XXIV Cimeira Ibérica, que teve lugar em Zamora, a 22 de Janeiro, e que Moratinos qualificou como uma das "mais conseguidas" realizadas até agora, "para não dizer a com mais êxito".

O alargado número de ministros que participaram nela - 12 espanhóis e 13 portugueses - abre caminho a que "muito provavelmente" se realizem Conselhos de Ministros conjuntos no futuro, acrescentou o ministro, que não adiantou mais informação sobre o projecto.

Moratinos destacou, por outro lado, o carácter simbólico da próxima Cimeira Ibérica, a vigésima quinta, que coincidirá com o aniversário da assinatura da acta de adesão da Espanha e Portugal à Comunidade Económica Europeia.

Na opinião de Moratinos, a intensidade dos projectos de cooperação em marcha faz com que a fronteira entre os dois países "desapareça" e se fale mais de uma "política de proximidade" entre vizinhos.

O chefe da diplomacia espanhola reforçou o desejo comum de criar um autêntico "mercado único ibérico" e de Madrid e Lisboa trabalharem juntas na União Europeia (UE), América Latina e outros palcos do mundo. A agência Lusa tentou obter um comentário do Ministério português dos Negócios Estrangeiros mas tal não foi possível uma vez que o ministro Luís Amado se encontra na Austrália.

COMENTÁRIO

Esta poderá ser uma solução a ter em conta mas estranha-se o entendimento da reunião de dois países distintos em que pela primeira vez na História, talvez não nos tenhamos apercebido que cada um puxa a brasa à sua sardinha

Aparentemente os interesses de Portugal e Espanha. Não serão idênticos porquanto a Espanha se trata de um país maior e com outras necessidades devido ao seu avanço tecnológico e económico.

JBS

1 comentário:

  1. De Espanha nem bom vento nem bom casamento...por alguma razao se o diz.
    interesses comuns sim,existem mas, fiquemos por ai' negociemos o melhor que podermos mas nao nos entreguem....respeitem o sangue de quem morreu pela independencia ...e nao foram poucos.
    Deixem o iberismo como uma utopia da esquerda rica
    DIOGO

    ResponderEliminar