sexta-feira, 6 de julho de 2007

DE WASHINGTON

JUNTA DE FREGUESIA do MONTENEGRO aos 6 de Julho de 2007

RECUERDOS DE SU PATRIA.

Texto de
DigoTareta

O pouco que me lembro do Márinho Guerreirao
O Márinho Guerreirao- o mais novo dos Guerreiroes emigrou para a Austrália e...perdi a pista dele. Era um pouco mais velho do que nós, mas muito empreededor tinha nos seus verdes anos de adulto uma vacaria- o que era normalmente mais usual para um homem mais velho! Era muito meu amigo nesses tempos que antecederam a sua partida.
Nas minhas férias grandes além de armar aos passaros e cacar à fisga (funda) quem se lembra? eu tinha a incumbencia de ir à Cooperativa buscar o leite desnatado para os bezerros. (Isto e assunto para retomar quando voltar ao tema das nossas hortas e agricultura.)
E lá encontrava o Márinho! Moco com um rir franco, dado para o forte e eu adorava falar com ele. Muito apreciado pelo sexo "fraco."
Mas falando do Márinho veio-me à memória o irmao dele mais velho o Tonica! Lembram-se dele? Era comerciante de gado. Também emigrou! Veio para os Estados Unidos por mal de amores!
Faleceu há pouco tempo! Deixou um filho que eu nao conheco mas que sei que ingressou na policia. Um dia vou procura-lo. Ainda é meu primo embora afastado.
Vi o Tónica umas quantas vezes, mudou pouco com os anos, quando sobe do seu falecimento ja tinha sido enterrado de modo que falhei ao último adeus a um homem que foi meu amigo e amigo do meu pai.
E os amigos da Australia nao dizem nada? Que digam se sabem do Márinho Guerreirao.. Que nos digam o que feito do Ze Luis Baeta! Quando estive na Autralia tentei localiza-lo mas nao consegui.
Meu comentário:- o seu a seu dono! Já era tempo que o meu primo Carlos Alberto tivesse o orgulho que merece e assinar Eng. C.C D. Posso-vos a dizer que pela sua modéstia aqui na colónia há pouca gente a saber que é engenheiro.
E a Menina que continui escrevendo, que escreva,, que escreva mais, se nao fosse ela nao tinha revivido as Charolas e o Clementino Baeta.
Afinal eu creio que o Arnaldo é o Arnaldo que me lembro só que estava enganado no curso- enfim coisas do tempo que passa, e falhas da memória.
Um abraco
Diogo
MEU COMENTÁRIO.
Diogo, esqueceste-te de um grande amigo que andou conosco na escola em Mar e Guerra, que foi
o Tomé Cristina.
É importante não esquecer este grande homem.
Gostei deste teu artigo, estou de férias e em Agosto voltaremos. Vou comentar melhor este teu texto. O Zé Luís Baeta, grandeponta de lança.
Um abraço e obrigado pela tua presença aqui.
João

1 comentário:

  1. Hello da terra dos Kangaroos, pergunta o Diogo o que e feito do Ze Luis baeta pois aqui na Australia os Portugueses nao sabem muito dele porque ele deixou de acompanhar com os que falam a lingua dele, ele vive em Camberra e eu vou muitas vezes a Camberra porque e la que vive a minha filha e tambem gosto de visitar o meu amigo Ze Lucio e mesmo o Ze Lucio que era grande amigo do Baeta e ainda eram de e sao de familia nao sabe nada dele a muitos anos.
    Ai vai um grande abraco para o Diogo de quem tenho uma pequena idea, pois ele e um pouco mais velho do que eu para o o campeao que e o Joao que passes umas boas ferias no Algarve e diz ao tio Eusebio que eu logo apareco qualquer dia.

    Victor Mestre

    ResponderEliminar