terça-feira, 24 de julho de 2007

UM COLEGA E AMIGO.

FAUSTO DO CARMO XAVIER, um grande costeleta.


À filha Médica e ao filho Arquitecto, que não tenho o prazer de conhecer.


Quando eu cheguei à Escola Comercial e Industrial de Faro em 52, o Xavier era um rapaz muito badalado, sobretudo pelos seus dotes futebolísticos. Nunca tive ocasião de falar com ele nesse tempo, mas agora em férias por aqui, no espaço de quinze dias falei com ele duas vezes. E que agradável surpresa; descobri que o Xavier é um homem feliz e saber isso faz-me bem ao ego.

A causa próxima da felicidade que irradia, deriva do facto da boa posição que os filhos ocupam na vida, o que lhe dá força para viver com alegria, Costuma dizer: tenho uma filha que cura doentes e um filho que faz casas para pobres. Aproveito aqui a oportunidade para dizer ao Xavier que eu próprio me sinto feliz por ele ter conseguido colocar os filhos no lugar em que estão. É bom ver os amigos bem na vida e o Xavier está bem e eu fico feliz por isso. E já agora, endereçar aos filhos do Xavier uma palavra de simpatia, pelo esforço e dedicação que colocaram no estudo das matérias enquanto alunos, o que proporcionou ao Pai Xavier o bom momento que atravessa na vida e que ele merece.

Encontrei-o hoje na esplanada de um café na Avenida do Liceu e tinha consigo um livro que abordava o tema da velhice, de como evitar chegar lá ou coisa parecida. Falámos do livro mas optámos por falar do passado em termos de recordações e a conversa recaiu no futebol onde foi grande e da alcunha de Puskas que lhe atribuíram. Foi muito interessante falar como Fausto Xavier que me pareceu um homem são em alma sã. Mas uma coisa que nem os amigos mais chegados sabem é que o Xavier é poeta. São dele estes versos.

OCASIONALMENTE


Sentado neste sofá
Com um copo de wisky na mão
Olho para trás e recordo
Os tempos que já lá vão...

Fui vizinho do Zé Maria
E também do Alex João.
E recordo jogar todo o dia
Ao berlindo e ao pião.

Só queria ser feliz
Que é o desejo de toda a gente.
Mas tenho tudo o que quis
E mais um colega Presidente.

Hoje passeio na avenida
E vejo que valeu a pena
E do trabalho que tive na vida;
Consegui felicidade plena.
OBS: Os versos do Fausto são melhores do que estes.
Apanhei isto por alto.
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário