segunda-feira, 30 de julho de 2007

ESBOÇO DA CRIAÇÃO DE UMA TERTÚLIA.


( tertulia fadista)

Ao Zé Maria Oliveira.

O meu Amigo e homem do Patacão Custódio Justino Nobre Correia é um bom “public relations”. Sempre conheceu muita gente, desde a malta do Liceu que frequentou até à malta do campo e da cidade, de Faro, de Loulé e de todo o lado.

Desta vez, estive com ele no Fórum da cidade e na esplanada do Café Aliança em Faro. Estavam presentes cinco ou seis amigos e uma vez apareceu por lá o Zé Maria Oliveira, aluno do Liceu do meu tempo, que era um rapaz que sabia tudo, desde a Literatura à Filosofia e às Artes.

O Zé Maria Oliveira era, ele próprio, um artista fabuloso em termos de pintura, onde o seu épico com a cara do Manuel Alegre era extraordinário. Mas o Zé não era apenas pintor, era também um contista com grandes possibilidades, uma apaixonado do fado de Coimbra, um exímio tocador de guitarra, um homem da poesia, da História e conhecedor de grandes figuras da cidade, entre outras coisas...

Ouvir falar o Zé Maria de Oliveira é das coisas melhores que pode acontecer a um homem que se interesse pela cultura, porque o Zé é um rapaz extraordinário. Disse-me que me vai enviar uns contos que tem escritos e eu vou aceitar. Disse-lhe que fazia versos, sonetos, nomeadamente e é isso que vou fazer agora para ultimar esta crónica e pedir-lhe que o leia e comente.

A TEORIA DO CONHECIMENTO.

Estava, com outros, na esplanada do café Aliança ...
E chega um de barba de mais ou menos da minha idade
Que não conheci logo nem com ele tinha confiança
Mas no passado tinha feito com ele uma boa amizade.

Era o Zé Maria Oliveira do Liceu, o que pintava
E logo depressa me identifiquei e disse quem era.
Daí para a frente foi fácil falar com o Zé que começava
Já a falar da Teoria do Conhecimento como uma fera...

Velha malta, amigos desse tempo que já passou...
Do tempo do Merdock, o cão por quem a cidade chorou
Criemos uma tertúlia para nosso engrandecimento...

E aí discutamos a Arte, a Filosofia e a Literatura
E as mil maneiras de se vencer nesta vida dura...
Por exemplo, através da Teoria do Conhecimento.

OBS: Espero que escrevas aí qualquer coisa para o blogue.
Até lá, aí vai um abraço do
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário