segunda-feira, 30 de julho de 2007

A FRASE DE HOJE.

(Arnaldo Jabor)


“Porquê dar conhecimento das nossas opiniões?
Amanhã, podemos ter outras.”
Paul Léautaud França, [1872-1956], Escritor



O MEU COMENTÁRIO.

As nossas opiniões devem ser conhecidas. È importante que a cultura saiba o que os seus representantes pensam deste ou daquele assunto. Está em jogo a evolução do Homem. O Homem tem muita coisa a descobrir ainda e não pode reduzir-se à sua insignificância. O Homem terá de assumir que é o centro do Mundo. O Mundo que temos ai , bom ou mau, é o resultado do seu trabalho.

Estranho o comportamento do Paul, escritor francês (da cidade luz, suponho) que vem agora com essa tanga de que as nossas opiniões não devem ser conhecidas hoje, pelo simples facto de que amanhã poderão vir a ser outras Nada disso; as opiniões de hoje deverão ser conhecidas hoje, porque só assim se poderá constatar que amanhã as opiniões serão diferentes.

Aliás esta cena faz lembrar aquela história do cirurgião que, num dia de chuva, disse ao empregado para lhe engraxar os sapatos, não tendo este feito tal. Às tantas, o cirurgião pediu os sapatos e reparou que não estavam limpos. Face a isto perguntou:- Manuel, porque não engraxaste os meus sapatos? E o empregado disse:- não limpei os sapatos porque daqui a duas horas estariam tão sujos como agora.

Eu entendo que os sapatos são para se limpar quando estiverem sujos, independentemente de chover ou não. E as frase são para se dizer... hoje. .

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário